Principais pontos do projeto estrutural residencial

Se você está pretendendo construir sua casa própria, e está a procura de um engenheiro civil porto seguro para te auxiliar e desenvolver o projeto estrutural da sua residência, aqui você encontrará informações sobre projeto estrutural de residência para facilitar a entender as informações que o profissional irá te apresentar.

O que é o projeto estrutural residencial?

O projeto estrutural residencial é o que garante a construção de residências com alto nível de qualidade e detalhamento, evitando que ocorram erros e riscos à segurança dos moradores.

Feito por um engenheiro civil porto seguro, de forma detalhada e precisa, o projeto estrutural residencial possibilita a maior adequação das necessidades e demandas dos clientes para que o resultado final seja exatamente igual ao que foi planejado inicialmente.

Garantindo que todos os pontos sejam  levados em consideração, o projeto estrutural residencial facilita também a adequação de mudanças, o que garante que todos os sistemas locais da residência estejam de acordo com o sistema global.

Os principais pontos do projeto estrutural residencial devem ser feitos com a análise de um engenheiro civil porto seguro, com custo e cronograma.

 

Etapas de um projeto estrutural

O projeto estrutural é a documentação realizada pelo engenheiro civil, composta por todas as informações necessárias para execução da estrutura da obra.

A Concepção estrutural é o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto estrutural, já com o projeto arquitetonico residencial em mãos, o engenheiro inicia a etapa de concepção. Esta etapa envolve a definição do sistema estrutural, que pode ser:

  • concreto armado convencional,
  • estrutura metálica,
  •  concreto pré-moldado e etc.

Apesar de ser uma das responsabilidades do engenheiro civil, muitas vezes essa decisão é tomada por outros envolvidos no projeto, como a construtora do empreendimento.

Na etapa da concepção estrutural também é realizada a locação e o pré-dimensionamento dos elementos estruturais como:

  • Vigas,
  • Lajes,
  • Pilares, etc.

Concepção da estrutura

Essa etapa serve para que se tenha uma ideia inicial da estrutura, que pode ser utilizada inclusive para um orçamento inicial da obra.

Definições para lajes e fundações, devido a grande variedade de soluções estruturais para lajes como

  •  Lajes maciças,
  • Lajes nervuradas em uma direção,
  •  Lajes nervuradas em duas direções.

Para os casos de lajes nervuradas ainda é possível variar o material de enchimento (lajotas cerâmicas, EPS ou isopor, concreto leve, etc.).

O engenheiro civil quando for definir esses itens, deve levar em consideração a grande variação:

  1. No comportamento da estrutura;
  2.  Nos custos do empreendimento;
  3. E também na disponibilidade da região da obra.

Ações e combinações

É necessário definir e mensurar as ações que a estrutura está submetida. A norma brasileira ABNT NBR 8681:2003 classifica as ações em:

  • Ações permanentes,
  • Ações variáveis,
  • Ações excepcionais.

Na maioria das situações, uma ação não trabalha sozinha na estrutura, é necessário combinar essas ações de modo adequado. Um conjunto de ações podem gerar uma grande quantidade de combinações.

Análise estrutura

Com a concepção estrutural já realizada, esse é o momento de mensurar os efeitos gerados pelas combinações. Podemos descrever esses efeitos como esforços (momentos fletores e torsores, esforços cortantes e axiais) e deslocamentos apresentados pela estrutura para cada combinação aplicada.

Modelos numéricos

No intuito de realizar a análise da estrutura o engenheiro porto seguro, utiliza modelos estruturais, que basicamente são modelos numéricos para que possa idealizar o comportamento da estrutura real.

A escolha de um modelo estrutural adequado nem sempre é fácil mas alguns fatores auxiliam na escolha, entre elas são:

  • Representação satisfatória da estrutura real;
  • Custo computacional;
  • Facilidade de aplicação;
  • Interpretação dos resultados.

 

Modelo de vigas contínuas e isoladas

Um dos modelos mais utilizados pelo engenheiro civil em Porto Seguro BA é o de vigas contínuas e isoladas. O motivo da preferência pela utilização deste modelo é que o mesmo pode ser desenvolvido manualmente, além de ser facilmente aplicável e interpretável. Esse modelo é mais em conta do que os outros.

Dimensionamento e detalhamento

Mesmo com o enorme ganho de produtividade das etapas de dimensionamento e detalhamento gerado pelo surgimento de softwares de cálculo estrutural, as futuras edições e verificações são imprescindíveis mesmo com a utilização de softwares, a responsabilidade sempre é do engenheiro estrutural.

 

Projeto estrutural de piscina

  1. Avaliação do terreno onde a piscina deve ser instalada.
    O primeiro passo na elaboração de um projeto de piscina é fazer um estudo do terreno, considerando o tamanho e o relevo dele. A área disponível é o que vai determinar o melhor tamanho, formato e posição para sua piscina.
  2. O tipo de piscina a ser construído.
    Depois que o terreno for devidamente analisado, é o momento de optar por um tipo de piscina. Existem materiais mais adequados para as características de cada solo e, além disso, é preciso levar em conta o melhor custo-benefício para você.
  3. O sistema de filtração
    O sistema de filtração e a casa de máquinas são essenciais para planejar o sistema de filtração para que a construção do tanque já seja definido os ralos e canos que devem levar a água até o filtro e trazê-la de volta para a piscina.
  4. A área ao redor da piscina.
    Para que sua área com piscina fique bonita e funcional, é importante considerar o projeto como um todo, ou seja, a área ao redor dela também deve ser planejada. E isso inclui o lugar para tomar banho de sol e o jardim. Esse planejamento é o que garante que a área seja bem distribuída e haja o espaço necessário para cada
  5. Iluminação.
    Iluminação é um elemento que também precisa ser pensado no início do projeto de uma piscina. Isso porque o tanque já deve considerar a instalação elétrica logo durante a construção para que a iluminação seja segura e tenha os materiais apropriados para as piscinas (que sejam impermeáveis e resistentes à umidade).

Emissão da documentação

Com toda a estrutura já detalhada, com o  produto do projeto estrutural e um conjunto de pranchas que contém todas as informações necessárias para execução da estrutura da obra.

O engenheiro porto seguro em posse do projeto arquitetônico residencial, já pode solicitar o alvará de construção para dar início a obra.

Quanto vai custar um projeto estrutural de residência?

O preço por metro quadrado pode  variar muito, dependendo da sua região e até mesmo da experiência do engenheiro civil porto seguro, e do projeto arquitetônico residencial Em média ele varia entre R $14 e R $50 o metro quadrado.

Quanto maior for a estrutura que você deseja construir, mais caro será o orçamento final. Desejamos que tenha ótimos resultados em seus empreendimentos e projetos.

Deixe um comentário