A Finlândia é um país das maravilhas do inverno que tende a ser negligenciado como destino turístico. Aqui estão alguns fatos fascinantes sobre o país.
Lar do Círculo Polar Ártico, o país nórdico da Finlândia está fora do radar de muitos viajantes. Aqueles que visitam este país das maravilhas do inverno aproveitam as vistas mágicas da capital Helsinque e exploram o deserto conhecido como Lapônia. Com sua própria cultura e paisagem únicas, a Finlândia é a joia escondida do norte da Europa que deveria estar na lista de desejos de todos!
Existem muitos equívocos sobre a Finlândia, geralmente relacionados ao idioma, cultura e geografia locais. Então, esclarecemos algumas coisas! Continue lendo para descobrir 10 coisas interessantes sobre a Finlândia.
Contents
- 1 10 Não faz parte da Escandinávia
- 2 9 A língua finlandesa é bem diferente das línguas escandinavas
- 3 8 Papai Noel vive na Finlândia
- 4 7 homens finlandeses gostam de carregar suas esposas
- 5 6 finlandeses têm orgulho de seu meio ambiente
- 6 5 Na Finlândia, sua renda é de conhecimento público
- 7 4 A temporada de esqui é muito longa
- 8 3 É um ótimo lugar para ser mãe
- 9 2 finlandeses amam seu heavy metal
- 10 1 Os finlandeses amam seu leite e café
O equívoco mais comum sobre a Finlândia, compartilhado entre a maioria dos estrangeiros, é que ela faz parte da Escandinávia. Este é definitivamente um erro fácil de cometer graças à sua localização geográfica. A Finlândia está localizada bem perto dos países escandinavos da Dinamarca, Noruega e Suécia. Mas não é um deles.
Confusamente, a Finlândia é um país nórdico, junto com os três países escandinavos e a Suécia. A Finlândia não compartilha a Península Escandinava e, portanto, não é considerada parte da Escandinávia. Existem outras diferenças culturais também, como o idioma na Finlândia.
A língua finlandesa é uma das principais diferenças entre este país nórdico e os países escandinavos da Dinamarca, Noruega e Suécia. Embora tenham suas próprias línguas, eles são bastante semelhantes. Por outro lado, o finlandês soa completamente diferente.
O sueco Nomad aponta que o finlandês não é uma língua indo-européia. Na verdade, faz parte do grupo linguístico fino-úgrico. Isso significa que ele compartilha mais semelhanças com o estoniano do que com o dinamarquês, norueguês ou sueco. A maioria das línguas europeias é indo-européia, o que torna o finlandês único.
8 Papai Noel vive na Finlândia
Papai Noel, conhecido em finlandês como Joulupukki, mora na Finlândia. Enquanto estiver no país, você pode visitar a Aldeia do Papai Noel na província do norte da Lapônia. Tem até uma agência dos Correios do Papai Noel que recebe cerca de 700 mil cartas por ano.
Inaugurado em 1985, o vilarejo está localizado no topo do Círculo Polar Ártico, perto da cidade de Rovaniemi. O escritório do Papai Noel também fica na vila, e você pode entrar e conversar com ele (se ele estiver almoçando e não fora). A vila também possui seu próprio museu dedicado a motos de neve.
7 homens finlandeses gostam de carregar suas esposas
Bem, os homens finlandeses criaram um esporte oficial de carregar suas esposas de forma competitiva! Este esporte é chamado eukonkanto. Apresenta homens correndo por uma pista de obstáculos enquanto carregam uma companheira de equipe. Tradicionalmente, a companheira de equipe é a esposa.
Sonkajärvi, na região de Savonia, na Finlândia, é onde acontecem os Campeonatos Mundiais de Carregamento de Esposas. Há um grande prêmio para o vencedor: o peso da esposa em cerveja. São competidores de todos os países e milhares de espectadores para impressionar.
6 finlandeses têm orgulho de seu meio ambiente
Os finlandeses respeitam muito seu país e a natureza em geral. Isso significa que, quando você visita, deve ter cuidado extra para não jogar lixo. Você notará que tanto as cidades quanto os países são livres de lixo, e os moradores querem mantê-lo assim. Se você deixar uma bagunça para trás, espere ser repreendido!
Quando você olha para a beleza da paisagem finlandesa, não é difícil entender por que os habitantes locais têm tanto orgulho de seu ambiente.
5 Na Finlândia, sua renda é de conhecimento público
Isso é algo que é um choque total para a maioria dos estrangeiros. Embora quanto dinheiro você ganha seja um segredo bem guardado em muitas culturas, toda essa informação está disponível ao público na Finlândia. De acordo com Her Finland, é legal ligar para a Receita Federal e simplesmente perguntar quanto alguém ganha em um ano.
A receita anual também é usada para estabelecer o preço das multas de infração de trânsito. Se você receber uma multa por excesso de velocidade, ela será calculada de acordo com o que você ganha por ano. Para alguns, isso pode acabar sendo muito caro.
4 A temporada de esqui é muito longa
A principal razão pela qual muitos viajantes visitam a Finlândia é fazer uso dos espetaculares campos de esqui. A boa notícia para os amantes do esqui é que a temporada de esqui na Finlândia é muito longa. Pode até durar mais de meio ano. Geralmente, qualquer mês entre o final de outubro e maio é ótimo para viajar se você estiver interessado em esquiar.
Os dias de inverno na Finlândia são muito escuros, então as pistas de esqui precisam ser iluminadas artificialmente. Mas quando você esquia durante a primavera, descobre que o sol parece brilhar perpetuamente.
3 É um ótimo lugar para ser mãe
Curiosamente, a Finlândia é um dos melhores lugares do mundo para ser uma nova mãe. É política que todas as novas mães recebam uma caixa de bebê em nome do estado. Essas caixas duráveis contêm fraldas, lençóis, brinquedos, roupas e um colchão, tornando-as camas aconchegantes para os recém-nascidos dormirem.
De acordo com o Visit Finland, todas as mães podem ficar em casa com seus bebês por um ano enquanto recebem o salário integral ou benefícios. Também é gratuito usar o transporte público na maioria das cidades finlandesas se você estiver viajando com um carrinho e uma criança.
2 finlandeses amam seu heavy metal
A vida noturna na Finlândia será a sua cara se você for um fã de heavy metal. O país é conhecido em todo o mundo por suas grandes contribuições para a cena do heavy metal. Várias das bandas mais famosas do gênero vêm da Finlândia.
Edunation explica que para cada 100.000 habitantes na Finlândia, existem 53,2 bandas de heavy metal. Algumas das bandas mais famosas são Am I Blood, Before the Dawn, Throes of Dawn e Cain’s Offers. Se você estiver interessado em ver heavy metal ao vivo, haverá muitas oportunidades em todo o país!
1 Os finlandeses amam seu leite e café
Quando se trata da dieta finlandesa, há duas coisas que os finlandeses adoram: leite e café. Das 10 maiores nações consumidoras de café do mundo, a Finlândia ocupa o primeiro lugar. Além de ser uma bebida do dia a dia, o café é uma bebida festiva que também é consumida em ocasiões especiais. Sempre que houver algum tipo de comemoração na Finlândia, pode confiar que lá vai ter café.
Da mesma forma, o leite é um alimento básico na Finlândia desde os tempos antigos. Muitas vezes é servido como uma bebida junto com as refeições principais.