10 coisas que todo americano deve saber antes de planejar uma viagem à Rússia

Com um pouco de informação antes do voo, os americanos podem fazer a viagem de suas vidas no maior país do mundo: a Rússia.

10 coisas que todo americano deve saber antes de planejar

A Rússia é um país vibrante e emocionante com uma história longa e variada e, apesar do que você pode ouvir, é um excelente destino de viagem. Todos os viajantes entusiastas devem ter a Rússia em sua lista de desejos. O maior país do mundo, que se estende desde o Mar Báltico até o Mar de Bering, tem algo para interessar a todos.

Dito isso, se você é da América, provavelmente já viu muitos retratos negativos da Rússia nos noticiários e, com décadas de tensão política entre os dois países, as relações diplomáticas poderiam ser melhores. No entanto, depois de anos fechada para turistas durante a União Soviética, a indústria do turismo da Rússia está prosperando e, com um pouco de pesquisa pré-viagem, você certamente terá a viagem de sua vida.

10/10 Você precisará de um visto

Todos os turistas americanos precisarão solicitar um visto antes de entrar na Rússia. A maioria dos turistas se qualifica para o visto de turista russo padrão, que geralmente é relativamente fácil de solicitar, mas você precisará de uma carta de uma agência de turismo russa ou de um convite de um cidadão russo.

O visto de turismo mais comum solicitado pelos cidadãos americanos é um visto de entradas múltiplas de três anos, que concede ao titular quantas visitas ele desejar ao longo do período de três anos. A taxa para o visto de turista é de US$ 160.

9/10 Pratique algumas frases básicas

Claro, em Moscou e São Petersburgo haverá falantes de inglês na maioria dos lugares, mas fora das grandes cidades, você terá dificuldade em encontrar alguém que fale uma palavra do idioma. Nas áreas rurais, a maioria das pessoas não aprende inglês porque poucos falantes de inglês passam por lá.

Por outro lado, muitos russos têm um bom domínio da língua inglesa, mas não confiam nela. Pratique algumas frases necessárias — os russos apreciarão que você esteja tentando. E não se esqueça de um livro de frases!

8/10 As temperaturas nem sempre estão congelando

Costumamos ter a ideia de que o clima russo sempre se assemelha ao da Sibéria no inverno, de que os russos passam o dia envoltos em peles da cabeça aos pés, mas isso não é verdade. O verão na Rússia tende a ser lindo, e São Petersburgo é famosa por seus verões quentes. Consulte a previsão do tempo local antes de sua viagem e faça as malas de acordo.

Se você estiver viajando no verão, lembre-se de se vestir adequadamente. Em muitas igrejas ortodoxas, as mulheres devem cobrir a cabeça e usar saias ou vestidos longos, e os homens não devem usar chapéus. As sandálias também estão terrivelmente fora de moda na Rússia, então use sapatos leves e fechados.

7/10 Não beba água da torneira

A água da torneira russa é notoriamente ruim para beber, não apenas porque a qualidade pode ser questionável na melhor das hipóteses, mas também porque tem um gosto pesado e metálico. Embora seja comum pedir água da torneira em um restaurante nos EUA, os restaurantes russos servem água engarrafada.

O cão de guarda russo dos direitos do consumidor, Rospotrebnadzor, testa a água da torneira e diz que é segura para beber, mas ainda não é a melhor. Minerais em fontes de água e encanamentos em prédios antigos podem diminuir a qualidade da água da torneira, por isso é recomendável comprar água engarrafada ou uma garrafa filtrada reutilizável.

6/10 Leve algum dinheiro (mas mantenha-o guardado)

Como o resto do mundo, a Rússia está mudando de dinheiro para cartão, mas é um processo lento que levará anos. Familiarize-se com o rublo, a moeda da Rússia, e leve pelo menos um pouco com você quando for passear.

Grandes empresas aceitarão cartão, mas pequenas lojas talvez não. Também pode haver taxas associadas ao uso do seu cartão, especialmente em caixas eletrônicos, portanto, troque algumas moedas antes de viajar. Como em qualquer destino, lembre-se de não carregar grandes quantias de dinheiro com você.

5/10 Não fale de política

Este é especialmente importante – não entre em discussões políticas com os russos. Eles adoram discutir política e ficarão muito ansiosos para ouvir sua opinião sobre o presidente Putin e as eleições russas, mas mesmo que você tenha uma, não a dê.

A Rússia é um país politicamente carregado com cidadãos muito patrióticos e pode causar tensão se você expressar uma opinião desfavorável. Dizer coisas negativas sobre o governo russo pode causar muitos problemas, e a última coisa que você quer é que seus anfitriões pensem que você é rude e incompetente.

4/10 Definitivamente vale a pena visitar a Sibéria

Há muito mais neste país enorme do que Moscou e São Petersburgo, e embora muitas vezes brinquemos sobre a Sibéria estar em isolamento absoluto, na verdade ela é repleta de cidades urbanas e extensas paisagens naturais.

Pegue a famosa Ferrovia Transiberiana, uma aventura em si, e pare na colorida cidade de Irkutsk, no leste da Sibéria, que parece uma enorme vila de gengibre. De lá você pode visitar o Lago Baikal, um antigo lago de água doce e o mais profundo do mundo, e fugir da agitação da cidade grande.

3/10 Pegue o metrô

Em todas as grandes cidades da Rússia, o transporte público é a melhor maneira de se locomover. Trens e ônibus são baratos e eficientes e, embora os táxis às vezes sejam mais rápidos, eles podem ser uma alternativa mais cara ao sistema de transporte público.

Em Moscou, no entanto, o metrô é um museu de arte, um pedaço vivo da história e uma ótima maneira de ir do ponto A ao ponto B. Primeiro sistema subterrâneo da União Soviética, foi inaugurado em 1935 e rapidamente se tornou famoso por tendo algumas das mais belas estações. E tudo o que custa ver essas estações antigas é de cerca de US$ 1 por viagem só de ida.

2/10 Russos podem ser bruscos

Na América, as pessoas com quem você interage no dia-a-dia costumam ser excessivamente amigáveis, sempre com um sorriso no rosto, seja no atendimento ao cliente, em um restaurante ou mesmo no pedágio da rodovia. Simpatia é algo inerente aos americanos, seja ela necessária ou não.

Na Rússia, no entanto, você descobrirá que é o oposto. Os russos não se sentem obrigados a sorrir toda vez que se aproximam de você quando você está sentado em sua seção de um restaurante, nem o vendedor de ingressos do museu fala em tons anormalmente alegres. Os russos são conhecidos por serem francos e diretos, então não entenda isso como grosseria, mas sim como uma diferença de cultura.

1/10 A Rússia é totalmente segura

Desde a Guerra Fria, os americanos estão cheios de propaganda anti-soviética e, depois de décadas da União Soviética se fechando para o mundo, os ocidentais podem ter algumas reservas sobre o poderoso país. Mas o que você ouve na mídia tende a ser exagerado, e a vida cotidiana na Rússia é muito mais tranquila do que você acredita.

Não há nada de assustador na Rússia; na verdade, é um país lindo e os locais recebem bem os turistas. Não é mais perigoso do que visitar qualquer outro país europeu, e pequenos crimes como furtos são os piores com os quais você terá que se preocupar. Então relaxe, chegue preparado e aproveite sua viagem à Rússia.