10 coisas que você não sabia sobre a grande pirâmide de Gizé

A Grande Pirâmide está na lista de desejos de todos os viajantes – mas você conhecia essas curiosidades sobre o monumento?

10 coisas que voce nao sabia sobre a grande piramide

A última maravilha remanescente do mundo antigo, a Grande Pirâmide de Gizé ainda está encantando viajantes de todo o mundo até o século XXI. Embora não seja mais o espetáculo reluzente que já foi, a estrutura colossal ainda é poderosa o suficiente para humilhar até mesmo o mais mundano dos visitantes.

A Grande Pirâmide de Gizé é um ícone do Egito hoje e do Mundo Antigo, mas ainda permanece um enigma. Existem alguns fatos apoiados por evidências que sabemos sobre o monumento, mas muito disso permanece um mistério.

Confira estas 10 coisas que você não sabia sobre a Grande Pirâmide de Gizé.

10/10 Era uma vez uma cor diferente

Conhecemos a Pirâmide de Gizé pela cor do deserto que a rodeia. Mas nem sempre foi assim. De fato, de acordo com a On the Go Tours, todas as Pirâmides de Gizé, incluindo a Grande Pirâmide, já foram brancas.

Eles não eram apenas brancos, mas brilhavam e reluziam devido ao calcário com o qual estavam envolvidos. Este calcário era tão polido que as pirâmides realmente refletiam os raios do sol. Teria sido uma visão incrível! Com o tempo, o calcário foi aproveitado para construir outras estruturas.

9/10 As câmaras foram roubadas por muitos anos

Não foi apenas o calcário fora da Grande Pirâmide que foi roubado. Os historiadores acreditam que os humanos saquearam os tesouros das câmaras dentro da Grande Pirâmide ao longo dos anos. Mental Floss aponta que as evidências revelam que restos humanos estavam presentes na Câmara do Rei por volta do século IX dC, mas devido ao roubo, o interior foi deixado quase vazio.

O que foi encontrado dentro da Câmara do Rei na Grande Pirâmide foi o sarcófago de granito vermelho, ou caixão de pedra, do faraó Khufu, para quem a estrutura foi construída.

8/10 Foi preciso muita gente para construir

Ainda é debatido como a Grande Pirâmide foi construída, considerando que dois milhões de blocos de pedra tiveram que ser transportados para o local do monumento. Os blocos de pedra variam entre duas toneladas e mais de cinquenta toneladas, por isso não teria sido uma tarefa fácil.

Segundo os historiadores, foram necessárias 100.000 pessoas para construir todas as Pirâmides de Gizé. Ainda não há uma explicação confirmada de como eles conseguiram transportar a pedra, mas é claro que muitas mãos tiveram que ajudar na tarefa.

7/10 Mas essas pessoas provavelmente não eram escravas

A lenda diz que os escravos construíram as Pirâmides de Gizé. Mas essa teoria já foi contestada por vários historiadores, que acreditam que aqueles que construíram os monumentos eram na verdade trabalhadores qualificados que foram pagos. O trabalho exigia as habilidades de pedreiros, engenheiros, agrimensores, construtores, arquitetos e outros artesãos, e esses trabalhadores podem ter sido recrutados, mas eram pagos por seu esforço.

Alguns egiptólogos acreditam que havia uma equipe permanente que trabalhava em tempo integral nas pirâmides, enquanto o restante da força de trabalho trabalhava apenas durante os meses de verão.

6/10 Os historiadores não sabem exatamente como a pedra foi transportada

Houve uma série de teorias sobre como os trabalhadores foram capazes de transportar grandes quantidades de pedras pesadas para construir a Grande Pirâmide. Uma das teorias mais populares – que ainda não é apoiada por nenhuma evidência clara – é que havia um sistema de rampas no local.

Em outros locais de pirâmides, há evidências que sugerem que havia vários tipos de rampas que elevavam a pedra e a guiavam para construir as pirâmides. Os historiadores também acreditam que, além das rampas, os egípcios usavam alavancas para posicionar os blocos.

5/10 A grande pirâmide foi construída em torno de um cofre de granito

A maioria das pessoas reconhece o exterior da Grande Pirâmide sem qualquer dificuldade, mas o interior é menos icônico. Dentro da câmara principal da pirâmide encontra-se um cofre de granito que os arqueólogos acreditam ter sido feito de uma única peça de granito. O que é interessante sobre isso é que o pedaço sólido de granito é enorme – muito maior do que as passagens estreitas da Grande Pirâmide permitiriam.

Considerando isso, muitos historiadores acreditam que a Grande Pirâmide foi realmente construída em torno do cofre, em vez de trazer o cofre para dentro depois que a pirâmide foi construída.

4/10 Durante séculos, foi a estrutura mais alta feita pelo homem

Ver a Grande Pirâmide de Gizé ao vivo é uma experiência de tirar o fôlego. O marco icônico tem 481 pés de altura e, por muitos anos, foi a estrutura mais alta que existe. Perdeu sua posição como a estrutura mais alta feita pelo homem em 1311, quando a Catedral de Lincoln foi concluída.

A Grande Pirâmide de Gizé é também a maior de todas as tumbas construídas no mundo antigo. Dentro havia túmulos para as esposas de Khufu, além do próprio faraó, bem como um templo mortuário, fossos para barcos, uma ponte e um templo no vale.

3/10 A Grande Pirâmide é a última maravilha remanescente do mundo antigo

Um fato que ainda atrai milhares de turistas para a Grande Pirâmide de Gizé é que ela é a última maravilha remanescente do mundo antigo. Ao contrário das outras seis maravilhas do mundo antigo, a pirâmide conseguiu sobreviver por milhares de anos, até a era moderna.

Embora existam evidências sugerindo que algumas das outras Maravilhas do Mundo Antigo realmente existiram, os historiadores acreditam que as outras eram puramente mitológicas. O Colosso de Rodes, os Jardins Suspensos da Babilônia e a Estátua de Zeus em Olímpia, por exemplo, ainda não foram certificados como tendo realmente existido.

2/10 Foi construído para um faraó chamado Khufu

A Grande Pirâmide não foi construída para uma das figuras mais conhecidas do Antigo Egito, mas sim para um faraó chamado Khufu. Temos informações limitadas sobre o faraó, cujo nome foi helenizado como Quéops, mas acredita-se que ele começou a governar aos 20 anos. Existe uma estátua dele conhecida, mas com uma altura de três polegadas, não tem a mesma grandeza que a pirâmide do faraó!

Khufu foi o segundo Faraó da 4ª Dinastia e, de acordo com Mental Floss, era filho de Sneferu e Hetepheres I.

1/10 O navio intacto mais antigo do mundo foi encontrado na pirâmide

Muitos dos tesouros dentro da Grande Pirâmide podem ter sido saqueados ao longo dos anos, mas um que permaneceu foi o Navio Khufu. O navio intacto mais antigo já descoberto, o navio Khufu tem 153 pés de comprimento e foi encontrado dentro de um poço fechado ao pé da pirâmide.

De acordo com o Real M of History, o navio estava cheio de mercadorias que seriam úteis na jornada para a vida após a morte e acreditava-se que carregava o espírito do faraó após sua morte. Você pode conferir o navio no museu de barcos Giza Solar.