10 das viagens de trem mais bonitas da Europa

Viajar de trem parece mais espaçoso e relaxante do que viajar de avião. Damos uma olhada nas rotas de trem mais incríveis e pitorescas da Europa.

10 das viagens de trem mais bonitas da Europa

Voar ao redor do mundo a 37.000 pés pode ser eficiente em termos de tempo, mas não há nada pior do que ser espremido no assento do meio de um avião e não conseguir esticar as pernas com cãibras. Você poderá presenciar paisagens incríveis, porém, será através de um tablet de 10 polegadas, encaixado no encosto da cadeirinha de criança que chora à sua frente. Passar.

O que é infinitamente mais pitoresco, oferece maior flexibilidade (sem falar na comida de melhor qualidade) e é uma atração turística por si só? Viagens de comboio. Embora existam rotas impressionantes espalhadas por todo o mundo, a Europa, sem dúvida, possui algumas das melhores do mundo. Então, vamos dar uma olhada neles!

10/10 Glacier Express – Zermatt para St. Moritz (Suíça)

Começaremos nossa lista diversificada de impressionantes aventuras em locomotivas com uma viagem de oito horas a bordo do Glacier Express. Com uma rota que percorre incríveis 91 túneis e atravessa 291 pontes, o Glacier Express é, sem sombra de dúvida, não apenas uma das rotas de trem mais atraentes da Europa, mas uma das do mundo.

Enquanto saboreiam um lanche a bordo ou um copo de vinho tinto, os passageiros podem encher seus rolos de câmera com fotos do deslumbrante Desfiladeiro do Reno (é como o Grand Canyon, apenas suíço), o Matterhorn, os viadutos Solis e Landwasser e o Oberalp Passe, que fica a uma altura vertiginosa de mais de 2.000 metros.

9/10 The Inlandsbanan, Kristinehamn para Gällivare (Suécia)

Noctívagos, desviem o olhar agora, porque o trem interior sueco leva os passageiros até as partes mais setentrionais, frias e abomináveis ​​da Suécia – lar, é claro, do círculo polar e do Sol da meia-noite (essencialmente , sol que dura quase uma eternidade).

A jornada é bastante lenta e bastante longa, no entanto, isso simplesmente equivale a mais tempo para apreciar as vistas infinitas de tirar o fôlego. Os passageiros têm a oportunidade de explorar todas as aldeias ao longo do caminho, ou seja, a chance de esticar as pernas, alugar uma bicicleta ou até pular de canoa. Junho, julho e agosto são apontados como os melhores meses para fazer a viagem, que dura de dois a dez dias, dependendo do pacote escolhido.

8/10 Comboio Histórico do Douro – Régua a Pinhão (Portugal)

Deixamos para trás os cenários escandinavos e seguimos para sul, para um local com ambientes, temperaturas e destaques totalmente diferentes – Portugal. Os passageiros que embarcarem no Comboio Histórico do Douro passarão por inúmeras montanhas imponentes e poderão tirar fotos dignas de Insta das videiras espalhadas por elas.

A viagem a bordo é linda, sem dúvida. Mas não é uma atração unidimensional de forma alguma, o trem em si é uma locomotiva a vapor histórica de cinco vagões, e as estações ao longo do caminho ainda não foram modernizadas, o que significa que o charme tradicional português é abundante.

7/10 The Flam Railway, Myrdal para Flam (Noruega)

Se a Noruega está firmemente na lista de desejos de qualquer viajante, então deve haver duas atividades obrigatórias antes de marcar: ver a aurora boreal (aurora boreal) e fazer uma viagem no Flam. Com vistas impressionantes de montanhas cobertas de neve, cachoeiras e fazendas nas montanhas, sem mencionar o fiorde mais longo do mundo (Aurlandsfjord), a jornada é, compreensivelmente, considerada uma das principais atividades da Noruega.

O grande (ou perturbador, dependendo de como você olha para isso) fator é que a viagem é curta – entra e sai facilmente no espaço de uma hora. Está aberto todo o ano, no entanto, os meses de verão são considerados horário nobre.

6/10 O Expresso do Oriente – Paris para Veneza

Uma jornada curta e doce foi adorável, mas queremos mais. Em vez de uma aventura de uma hora em Norgweigen, vamos de vários dias e cross-country! Os passageiros se sentem como se tivessem voltado no tempo a bordo do Venice Simplon-Orient-Express (ou, simplesmente, o Expresso do Oriente), e considerando que ele recebe viajantes desde 1883, é fácil entender o porquê.

O trem se aventura de Londres a Veneza, porém, o trecho mais famoso é o que liga Paris à cidade flutuante. Se você está procurando um toque extra de motivação para subir a bordo, pegue um pouco de pipoca, admire as vistas idílicas e assista Hercule Poirot resolver um mistério em Murder on the Orient Express.

5/10 West Highland Line – Fort William para Mallaig (Escócia)

Com uma vegetação luxuriante, a Escócia oferece algumas das paisagens mais dignas de cartão postal, não apenas na Europa, mas em todo o nosso belo planeta. Se você está pensando que já o viu em algum lugar antes, você estaria certo … a menos que esteja hibernando sob uma rocha por 20 anos. O Viaduto Glenfinnan (foto) fez algumas aparições mágicas como parte da rota do Expresso de Hogwarts na série de filmes Harry Potter.

Glenfinnan é apenas um dos destaques desta jornada deslumbrante, que transporta passageiros de Glasgow a Fort William, atravessando o deserto de Rannoch Moor, passando por lagos cintilantes e por vales profundos.

4/10 Trem do Chocolate – Montreux para Broc (Suíça)

Se provar alguns sapos de chocolate a bordo do Expresso de Hogwarts não esmagou o desejo por doces, então esta próxima viagem de trem pela Europa certamente resolverá o problema. Na Suíça intocada, os passageiros a bordo do Trem do Chocolate com destino a Broc não apenas experimentam vistas de cartão postal das grandes janelas, mas também se enchem de alguns dos melhores chocolates e queijos da Suíça até que seus corações estejam satisfeitos.

É salgado antes do doce nesta jornada, com a primeira parada sendo a Maison du Gruyère (fábrica de queijo). Após uma rápida visita à cidade medieval de Gruyères, os passageiros encerram o dia na renomada chocolateria suíça, Maison Cailler.

3/10 Linha Vale do Reno – Mainz para Koblenz (Alemanha)

A Alemanha (e toda a Europa, aliás) possui uma rede ferroviária tão bonita quanto complexa e eficiente. Constantemente classificada entre as mais belas de todas as rotas de locomotivas do país está a Rhine Valley Line, que leva passageiros pela pitoresca região central da Alemanha. O trem atravessa o adorável condado do vinho e passa por castelos antigos e, é claro, pelo rio Reno, parando em cada pequena vila pitoresca ao longo do caminho.

O trem funciona o ano todo e, embora o verão ofereça passeios a pé e oportunidades para caminhadas, não há nada tão mágico quanto as florestas alemãs cobertas por um lençol de branco puro.

2/10 Harz Steam Railway System (Alemanha)

Da deslumbrante região do Reno, estamos indo um pouco mais ao norte para um lugar que parece ter sido roubado de um conto de fadas – as montanhas Harz. Não importa a estação, pode-se esperar que as vistas sejam nada menos que sublimes. Escolha entre branco infinito (inverno), vegetação exuberante (verão) ou padrões de cores deslumbrantes (outono) e não se esqueça da câmera enquanto estiver fazendo isso.

O trem a vapor percorre todos os dias seus 86 quilômetros de trilhos, que param em 48 estações ao longo do caminho, incluindo algumas pequenas aldeias que são fofas demais para serem reais. Também não é apenas um farol turístico – o Harz é um meio de transporte necessário para inúmeros habitantes locais.

1/10 Bergensbanen Oslo para Bergen (Noruega)

Todos a bordo para a última etapa da nossa viagem de locomotiva europeia, e vamos novamente para a Escandinávia para embarcar no Bergensbanen. Ao longo da linha férrea de 310 milhas, o Bergensbanen transporta passageiros da capital do país, no leste, até Bergen, no Mar do Norte, no oeste. Com uma rota que atravessa paisagens montanhosas de 4.000 pés de altura, não é de surpreender que este trem reivindique o título de principal rota ferroviária mais alta do norte da Europa.

As vistas ao longo do caminho são, sem dúvida, algumas das mais serenas que o transporte por locomotiva pode oferecer, com fiordes cintilantes e montanhas contornando acenando para serem apresentados em sua mídia social.