10 erros que os novatos cometem em sua primeira vez em uma vinícola

Passeios de vinho e vinhedos podem ser uma experiência incrível – mas não cometa esses erros de novato.

10 erros que os novatos cometem em sua primeira vez

Há algo maravilhoso na ideia de um tour de vinhos – reúna um grupo de amigos, vá para um belo vinhedo (não se esqueça das ótimas fotos do Instagram!), Fique um pouco bêbado e desfrute de ótimos vinhos. Parece um dia perfeito… mas onde há álcool envolvido, há muitas oportunidades para cometer erros!

Os passeios de vinho podem ser uma ótima maneira de aprender mais sobre o vinho da região que você está visitando, obter excelentes vistas do campo e explorar a comida e a bebida locais – mas esteja preparado e certifique-se de obter a melhor experiência possível ao não cometer nenhum desses erros de novato na primeira vez.

10 Fingindo saber tudo sobre vinho

A menos que você seja realmente um sommelier treinado, é provável que você não saiba mais sobre vinho do que as pessoas que literalmente o fazem (e gastam seu tempo ensinando outras pessoas sobre isso). Mesmo que você seja um esnobe do vinho, provavelmente ainda não sabe mais do que as pessoas da vinícola sobre seus vinhos específicos. Ninguém gosta do desagradável sabe tudo no grupo de turismo, então tente e aproveite a chance de aprender algo novo… e resista ao impulso de se exibir sobre tudo o que você já sabe. Afinal, você não paga para vir a uma vinícola só para ficar bem, não é?

9 Destruindo

Especialmente quando o vinho é delicioso e você está recebendo apenas uma pequena quantidade, pode ser tentador jogá-lo de volta … mas essa não é a ideia geral. A ideia é saborear o vinho, apreciar o aroma, passar lentamente pela língua e saborear as camadas de sabor, e aproveitar ao máximo todas as notas que conseguir provar. Claro, se você se sentir pretensioso ou bobo (ou não tiver ideia de como sorvê-lo para poder realmente provar todos esses sabores), isso nos leva ao próximo ponto…

8 Ser tímido demais para fazer perguntas

Se não sabe nada sobre vinhos, esta é a oportunidade perfeita para aprender! Você também não precisa se preocupar em fazer perguntas bobas – em uma vinícola, você estará cercado por pessoas que amam vinho e mal podem esperar para compartilhar seus conhecimentos com você. Quer saber por que as pessoas giram seus copos?

É para olhar as pernas, e seu guia ficará mais do que feliz em explicar o que são as pernas e o que isso significa para o paladar. Quer perguntar se existe algo mais doce, ou por que um vinho tem esse nome, ou por que você não consegue sentir o cheiro de ‘nuances de torrada’? Faça isso. Basta ser educado e pronto para aprender, e a equipe apreciará sua curiosidade.

7 Segurando a Tigela

Girar a taça não é a única razão pela qual você deve sempre segurar sua taça de vinho pela haste (e por que você provavelmente não encontrará vinícolas com taças sem haste da moda). Segurar a taça junto ao bojo afetará a temperatura do vinho, graças ao calor de suas mãos, e isso afetará o sabor. Em vez de segurar sua taça de vinho, segure-a suavemente pela haste enquanto bebe – e não se preocupe se você não estiver acostumado a isso no começo. A pratica leva à perfeição!

6 Não fazer anotações

Não, não queremos dizer trazer um bloco de notas e lápis e tratar o passeio como uma palestra universitária – a menos que você queira, é claro! Mas quando você vai degustar vários vinhos ao longo do dia, pode achar difícil lembrar exatamente qual deles você realmente amou na hora de comprar. Se você realmente gosta de um vinho durante a degustação, anote qual é, e então você pode levar para casa seus favoritos.

5 Não fazer uma reserva

Embora muitas vinícolas façam passeios regulares e não exijam reservas para pequenos grupos, algumas preferem reservas para todos, e a maioria preferirá se você tiver um grande grupo de pessoas com você. Ligue com antecedência e certifique-se de que você pode ser acomodado – mesmo que uma vinícola possa acomodar um grupo maior no último minuto, se eles souberem quantas pessoas estão chegando, poderão oferecer a melhor experiência possível.

4 sendo pressionado a comprar vinho

Embora seja bastante normal pegar pelo menos uma ou duas garrafas para levar para casa no final de um passeio, isso não é obrigatório – especialmente se você não for um grande fã de nenhum dos vinhos! Se você quer apenas uma garrafa do seu favorito, não se sinta pressionado a comprar uma grande quantidade – especialmente se você não puder levá-lo para casa na mala.

Algumas vinícolas também oferecem clubes de vinho – o que pode ser uma ótima maneira de estocar se você oferece muitas festas ou tem uma adega, mas se não é isso que você está procurando, não sinta que precisa assinar acima.

3 Comportando-se como se estivesse no bar

Sim, vai ter vinho, mas não, aqui não é um bar – e embora você queira passar um tempo com os amigos, isso não significa que você deva tratar os guias de vinícolas como bartenders. Nas vinícolas, a equipe estará presente para orientá-lo durante uma degustação, conversar com você sobre os vinhos, as uvas e o processo, e é educado garantir que você ouça – e permita que os outros também ouçam.

2 ficando bêbado

Isso anda de mãos dadas com a lembrança de que uma vinícola não é um bar! Embora a maioria das pessoas goste de ficar um pouco embriagada em um tour de vinhos, a ideia não deve ser desperdiçada. Cuspa alguns copos no balde fornecido e certifique-se de comer algo antes do tempo. Não é apenas desagradável ser a pessoa bêbada na vinícola, mas ficar muito bêbado e você nem se lembrará da experiência maravilhosa – apenas da ressaca no dia seguinte!

1 Não ter um motorista designado

Finalmente, certifique-se de que você pode voltar ao hotel com segurança. Isso deve ser um acéfalo, é claro. Algumas vinícolas contam com ônibus circulares, que são uma ótima opção. No entanto, se não houver serviço, verifique se há táxis disponíveis ou se você tem um motorista designado.