10 fatos que você não sabia sobre a Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade é um dos marcos mais famosos e icônicos da cidade de Nova York, mas muitas pessoas podem não conhecer esses fatos interessantes.

10 fatos que voce nao sabia sobre a Estatua da

O principal marco que a maioria dos turistas deseja ver quando chega à cidade de Nova York é a Estátua da Liberdade. Com mais de 45 metros de altura, a estátua foi um presente da França após a Guerra Civil Americana e incorpora a ideia de liberdade. Repleto de simbolismo, o monumento é visitado por milhares de pessoas todos os dias, todos indo para Liberty Island para dar uma olhada no que é sem dúvida a estátua mais famosa do mundo.

Embora Lady Liberty não seja a maior estátua do mundo, ela é um ícone da cultura americana e tem uma história interessante por trás dela. Confira estes 10 principais fatos que você não sabia sobre a Estátua da Liberdade.

10/10 Ela é modelada em uma pessoa real

É uma surpresa para a maioria das pessoas que Lady Liberty foi modelada em uma pessoa real. Mental Floss aponta que ela foi inspirada na mãe de Frederic Bartholdi, o designer da estátua.

O designer disse ao senador francês Jules Bozerian que a estátua era baseada em sua mãe, Charlotte, em 1876. Ele convidou o senador para seu camarote na ópera, onde havia uma versão de bolso da estátua esperando por ele. Foi aqui que ele revelou a inspiração por trás da estátua.

O raio de 9/10 já a atingiu antes

É difícil acreditar que a Estátua da Liberdade já tenha sido atingida por um raio antes. Ainda mais chocante é o fato de que os especialistas acreditam que ela foi atingida mais de uma vez. Muito mais de uma vez. Alguns estimam que o número seja de cerca de 600 relâmpagos por ano.

O clima selvagem realmente afeta a estátua, mesmo que ela pareça forte o suficiente para resistir a um furacão. De acordo com o blog da EF, Lady Liberty balança ao vento. Quando os ventos atingem 50 mph, ela pode balançar até seis polegadas para a esquerda e para a direita.

8/10 Lady Liberty é profundamente simbólica

Claro, a estátua é impressionante de se ver, atraindo milhões de turistas. Mas ela também é profundamente simbólica. A auréola de sua coroa, por exemplo, contém sete raios. Estes se assemelham aos sete continentes do mundo e aos sete mares.

Famosamente, os pés da estátua também estão acorrentados com algemas que foram quebradas. O tablet que ela segura apresenta a escrita JULHO IV MDCCLXXVI, que é a data da Independência Americana. My Modern Met explica que a estátua está voltada para o sudeste para receber navios de imigrantes nos Estados Unidos.

7/10 Ninguém tem permissão para subir na tocha

Houve um tempo em que os turistas podiam subir até o topo da tocha da Estátua da Liberdade. Mas hoje em dia ninguém tem permissão para subir na tocha, pois isso traz muitos riscos. A regra é aplicada desde 1916, quando houve uma explosão na ilha portuária de Black Tom.

A explosão danificou a infraestrutura ao redor, incluindo a tocha da Estátua da Liberdade. Mas o terrorismo é a principal preocupação que sustenta a decisão de proibir as pessoas de subir ao topo da tocha.

6/10 A estátua é uma exportação francesa

Poucos marcos são tão essencialmente americanos quanto a Estátua da Liberdade. A estátua é quase sinônimo da cidade de Nova York. Na verdade, porém, Lady Liberty foi projetada e esculpida na França e dada aos Estados Unidos como um presente. Na verdade, foi um gesto de amizade necessário após a Guerra Civil.

Pedaços da estátua foram exibidos na Feira Mundial de Paris antes de serem transportados pelo Oceano Atlântico. Você ainda pode ver relíquias do marco em Paris hoje.

5/10 O Egito teria sua própria Estátua da Liberdade

A cidade de Nova York é a única cidade do mundo a ostentar sua própria Estátua da Liberdade em tamanho real. Mas houve um tempo em que o Egito receberia sua própria estátua do mesmo designer. Bartholdi propôs construir uma escultura para colocar na entrada do Canal de Suez.

Embora a estátua parecesse diferente de Lady Liberty em alguns aspectos, haveria algumas semelhanças. A estátua teria sido chamada de Egito Carregando Luz para a Ásia e consistiria em uma camponesa egípcia usando um véu e segurando uma lanterna.

4/10 Ela nem sempre foi verde

A tonalidade verde da Estátua da Liberdade é o que a torna tão instantaneamente reconhecível em todo o mundo. Também a ajuda a se destacar de outras estátuas famosas. Curiosamente, a estátua nem sempre foi verde. Originalmente, ela era na verdade uma cor avermelhada, semelhante à moeda de um centavo na moeda americana.

Então, como ela ficou tão verde? Especialistas revelaram que a cor vem da reação do cobre que reveste a superfície da estátua ao ar. Um folheado verde foi formado como resultado nas próximas duas décadas.

3/10 A estátua quase não chegou à América

É realmente difícil imaginar Nova York sem Lady Liberty, que é um de seus marcos mais emblemáticos. Essa pode ter sido a realidade se a estátua nunca tivesse chegado à América, o que já foi uma possibilidade muito real.

A estátua foi enviada em 214 caixotes e enviada da França para os Estados Unidos em 1885. A viagem demorou uma semana inteira a mais do que o esperado por causa de uma tempestade que quase fez o navio afundar. Imagine como seria devastador perder o monumento de uma tonelada ao Oceano Atlântico!

2/10 Algumas pessoas realmente viveram na Ilha da Liberdade

A maioria das pessoas pensa em Liberty Island como um destino turístico, e hoje é. Mas, de acordo com o Mental Floss, já serviu de lar para os americanos no passado. O superintendente da Estátua da Liberdade, David Luchsinger, viveu na ilha com sua esposa até 2012, quando o furacão Sandy atingiu.

Luchsinger recebeu sua própria pequena casa de tijolos do outro lado da ilha, para que pudesse estar perto da estátua o tempo todo. O furacão causou danos irreparáveis ​​à casa, obrigando o superintendente e sua esposa a se mudarem da ilha.

1/10 A Estátua da Liberdade é o nome abreviado

O principal fato que a maioria das pessoas acha surpreendente sobre a Estátua da Liberdade é que ela não é realmente chamada de Estátua da Liberdade. Não oficialmente, de qualquer maneira. Este apelido popular é um apelido bem conhecido e nada mais. Oficialmente, a estátua se chama Liberty Enlightening the World. Em francês, chama-se La Liberté Éclairant le Monde.

Embora os nomes sejam diferentes, ambos giram em torno da ideia de liberdade. A liberdade é na verdade uma tradução do nome latino Libertas, que era uma deusa romana que simbolizava a liberdade e é capturada através da estátua.