Split é uma das cidades mais bonitas da Croácia, mas esses passeios de um dia mostram as melhores e mais belas partes do país sem nem tentar.
Esqueça Game Of Thrones e Dubrovnik apenas por um momento. Como a segunda maior cidade da Croácia e a capital da costa da Dalmácia, Split é uma linda joia croata que também merece atenção. No centro da cidade fica um antigo palácio romano hipnotizante, atribuído à sua sensação histórica do velho mundo que encanta os visitantes uma e outra vez. Mas enquanto o centro da cidade é um lugar bonito para passar um dia ou dois, os arredores são principalmente subúrbios com pouca coisa acontecendo.
Mas o que muitos turistas não sabem é que Split é, na verdade, uma base perfeita para viagens às ilhas vizinhas e aos parques nacionais. Lar de um dos portos mais movimentados da Europa, a cidade desempenha um papel central que conecta toda a Croácia – um papel que permite passeios incríveis de um dia a outras partes incríveis da costa sul da Croácia. Com dezenas de ilhas para visitar, parques nacionais deslumbrantes para explorar e muitas vilas e cidades históricas e divertidas para descobrir em Split, é realmente um destino para viajantes com destino à Croácia que procuram as melhores e mais famosas atrações do país.
Contents
10/10 Ilha de Hvar
Hvar é um dos passeios de um dia mais recomendados saindo de Split. Com apenas cerca de uma hora e meia de barco, é possível se aventurar e passar o dia inteiro e voltar no final da tarde ou à noite. A Ilha de Hvar é verdadeiramente um lugar esplêndido e luxuoso; há a cidade principal juntamente com algumas outras pequenas cidades pitorescas à beira-mar espalhadas ao longo da costa – todas tão bonitas quanto divertidas. Além disso, há também algumas pequenas ilhas paradisíacas ao redor, perfeitas para passeios de barco e natação.
Em geral, além de sua beleza, Hvar é especialmente conhecida por sua incrível vida noturna. É um dos melhores lugares da região para a despedida, graças à sua variedade de bares de cocktails à beira-mar e à sua fantástica discoteca. No geral, existem muitos passeios disponíveis para a ilha, mas, naturalmente, para uma experiência mais privada e controlável, pode-se alugar um catamarã por um dia e desfrutar de uma viagem de lazer sem limites de tempo rígidos.
9/10 Parque Nacional dos Lagos de Plitvice
Plitvice é um enorme parque de cachoeiras com hectares e hectares de água azul em cascata e cachoeiras. Os famosos destaques do parque estão espalhados pelas revistas de viagens da Croácia e pelas férias croatas de todos os influenciadores, e não é surpresa por quê. É uma das partes mais famosas e visitadas da Croácia, graças à sua beleza fantasiosa, que se traduz em multidões de turistas ao longo das estações – especialmente no verão.
Mesmo assim, quando a multidão aumenta demais, é possível tirar o dia e passar o dia todo caminhando de uma ponta à outra do parque em busca de cachoeiras mais tranquilas e longe das multidões. É realmente grande, com muito espaço para caminhadas em trilhas repletas de cachoeiras, mergulho em águas azul-turquesa e passeios por belos calçadões.
8/10 Parque Nacional de Krka
Este é o mais próximo dos dois famosos parques de cachoeiras da Croácia e promete um dia maravilhoso nadando, caminhando, comendo e bebendo. Krka é um parque nacional verdadeiramente impressionante que abriga cachoeiras com piscinas naturais convidativas, perfeitas para um mergulho refrescante. Existem também algumas trilhas para passear para absorver mais paisagens, bem como muitos locais adoráveis para banhos de sol quando precisar de uma pausa. Além disso, há muitos bons restaurantes e lojas de presentes.
7/10 Caverna Azul
A Caverna Azul na Ilha Biševo adquiriu seu nome devido ao deslumbrante brilho azul que ocorre quando a luz do sol brilha através da água cristalina, iluminando toda a caverna com um tom tranquilo de oceano. A caverna foi descoberta pela primeira vez há várias centenas de anos por um intrépido explorador que encontrou uma pequena rachadura na parede da caverna e se aventurou por ela.
Uma entrada maior foi criada para permitir a entrada de pequenos barcos, e agora os passeios levam os visitantes até a caverna para tirar fotos e se maravilhar com seu esplendor natural. Por causa de sua popularidade, muitas vezes há uma fila de barcos esperando e o tempo gasto lá dentro é de apenas alguns minutos. Mas definitivamente vale a pena ver e obter lindas fotos dignas de Insta para o álbum de fotos de uma viagem à Croácia, no entanto.
Uma das melhores maneiras de ver a caverna, juntamente com muitos outros locais de viagem de um dia nesta lista, é optar pelo popular e altamente cotado Five Islands Tour. Esta excursão particular leva os hóspedes de Split a vários locais turísticos, incluindo a Caverna Azul, a Ilha Vis, a Enseada Stiniva, a Caverna Verde e a Ilha Hvar, tudo em um dia.
6/10 Šibenik
Šibenik é uma cidade costeira de tirar o fôlego, apenas algumas horas ao norte de Split. É o complemento perfeito para uma visita ao Parque Nacional de Krka, pois fica muito perto. Ele oferece uma encantadora cidade velha construída em pedra branca muito parecida com outras cidades históricas da Croácia, aumentando sua charmosa vibração centenária. A principal atração da cidade, no entanto, é a famosa Catedral de St. James, que é um magnífico Patrimônio Mundial da UNESCO com um exterior extraordinário contendo cabeças humanas esculpidas de habitantes desconhecidos de Šibenik dos séculos XV e XVI.
A cidade também abriga a Fortaleza de São Miguel – outro fascinante monumento histórico que foi construído na Idade Média em uma colina próxima, de onde podem ser apreciadas vistas excepcionais sobre toda a cidade e arredores. No verão, a fortaleza também recebe shows e festivais sensacionais de música ao vivo.
5/10 Omiš
Inegavelmente, vale a pena visitar a pitoresca e histórica cidade de Omiš, apenas por estar perto de Split (assim como por sua beleza digna de Insta). A menos de uma hora ao sul de Split, Omiš é famoso por ser o ponto de aventura da costa sul da Croácia, onde o rio Cetina atravessa os picos das montanhas e desemboca no Mar Adriático. A enorme altura das montanhas combinada com o rio proporciona incríveis aventuras ao ar livre, como caminhadas, ciclismo, escalada, rafting, canyoning e uma das mais divertidas de todas: tirolesa.
4/10 Bósnia e Herzegovina
Pule a fronteira e faça uma visita à vizinha Bósnia e Herzegovina, onde ainda mais beleza e história o aguardam. As áreas de Mostar, Kravica e Medjugorje na Bósnia e Herzegovina ficam ao lado da Croácia e podem ser visitadas como parte de uma longa viagem de um dia saindo de Split. É predominantemente um país islâmico cuja bela cultura, arquitetura, cidades e ambiente natural se parecem muito mais com a Turquia do que com o Mediterrâneo, o que faz com que uma viagem de um dia pareça ter ido a um continente exótico totalmente novo.
Em uma viagem de um dia pela fronteira, pode-se descobrir as diferenças únicas entre as duas nações enquanto aprecia a majestade e admiração das cidades. Das cidades de interesse particular, há Mostar – lar da impressionante “ponte velha”, bem como Medugorje, que é um lugar bonito com cultura e história altamente religiosas. Existem vários outros locais para visitar na área também, incluindo as incríveis Cataratas de Kravica, Blagaj Springs e o fotogênico Castelo de Počitelj.
3/10 Mergulho
Surpreendentemente, a Croácia é um destino de mergulho incrível. Embora não seja a atividade mais popular do país, definitivamente vale a pena tentar – especialmente quando estiver em Split. A água é cristalina, o que proporciona excelentes condições de mergulho com muito para ver.
Além disso, como a cena de mergulho da Croácia ainda é muito subestimada, a maioria de seus locais de mergulho são silenciosos e raramente sofrem multidões. Isso significa que, em qualquer local de mergulho, é muito provável que os mergulhadores tenham todo o mundo subaquático só para eles. Como o mergulho na área ainda está crescendo e se desenvolvendo, os centros de mergulho em Split são poucos e distantes entre si. Mas eles existem – e um dos mais conceituados é o Split Diving.
2/10 Ilha Vis
Visite uma linda ilha com duas pequenas cidades divertidas, muitos locais encantadores para nadar, fortalezas históricas do velho mundo e comida de ponta. É também o lar da famosa e impressionante Baía de Stiniva, que é imperdível para qualquer viajante exigente na área. A ilha também possui uma rica história militar e quilômetros de túneis que os hóspedes podem ver e aprender tudo sobre em passeios militares guiados, que estão disponíveis através de operadores turísticos locais.
1/10 Ilha de Brač
Como uma das maiores ilhas do Adriático e também a mais próxima de Split, é natural que Brač seja um destino de viagem de um dia sempre popular. Na verdade, é tão grande que é visível de qualquer lugar em Split. Não por seu tamanho, porém, Brač é realmente conhecida por suas pedreiras de pedra branca, que vilas e cidades em toda a Croácia usam para seus edifícios. Quase todas as cidades antigas do país são construídas com pedra de Brač, tornando-se um local de extrema importância em termos de história e construção em todo o país.
No entanto, não é só por isso que a ilha é famosa. De suas várias praias de areia branca com águas azul-turquesa brilhantes que parecem ter sido teletransportadas da Tailândia, a icônica praia triangular de Brač é um dos pontos mais impressionantes dignos de uma câmera. É realmente um dos lugares mais idílicos da ilha para relaxar, dar um mergulho e tirar algumas fotos para o feed do Instagram. Por outro lado, a maior cidade de Brač – Supetar – aguarda com seus restaurantes tentadores e lojas divertidas. Brač também possui muitas pequenas enseadas isoladas, pequenas cidades peculiares e muitos vinhedos também para aventuras ainda mais dignas de fotografia.