10 perguntas bizarras que podem ser feitas no controle de passaporte (e por quê)

Já foi feito uma pergunta seriamente estranha no Controle de Passaporte? Isso acontece o tempo todo, e é por isso.

10 perguntas bizarras que podem ser feitas no controle de

O controle de passaporte pode ser uma experiência bastante estranha, mas todos que visitam um país estrangeiro passarão por isso. Você caminha até o estande, responde a algumas perguntas e carimba seu passaporte.

Mas alguns países podem fazer mais perguntas do que outros – especialmente países que são rígidos com suas políticas turísticas, como os Estados Unidos da América e o Reino Unido. Os visitantes que chegam à fronteira desses países podem se deparar com algumas perguntas que os fazem dar um passo para trás e dizer: “hein?”

Há sempre uma razão para as perguntas serem feitas, mesmo que pareçam totalmente bizarras para você.

10/10 “O que você faz no trabalho?”

Ao visitar os EUA, o Reino Unido ou qualquer outro país com visto de turista, a regra geral é que você não tem permissão para trabalhar com esse visto. Portanto, ao perguntar o que você faz em casa, o oficial de controle de fronteira garante que você não está entrando no país para trabalhar ilegalmente. Parece uma pergunta estranha e você pode ficar tentado a dizer a eles que não é da conta deles, mas você se tornará uma ameaça muito menor se tiver um emprego em casa e não estiver procurando ativamente por um agora.

9/10 “Como você conseguiu folga no trabalho?”

Eles também podem perguntar como você conseguiu folga no trabalho, para garantir que você não desistiu para procurar outro emprego.

Isso é particularmente comum nos EUA, que têm folgas limitadas ao longo do ano e muitas vezes não entendem como alguém pode tirar férias de três semanas na Flórida sem ser demitido.

8/10 “Quanto dinheiro há no seu banco?”

Esta é uma das perguntas mais invasivas, e talvez aquela que mais o tente a dizer à pessoa que está perguntando que não é da conta dela. Não, porém – apenas responda à pergunta. Eles estão verificando se você tem dinheiro suficiente para visitar, e essa pergunta é mais comum em estadias longas. Alguém que entra em seu país por três meses pode ficar sem dinheiro depois de quatro semanas e ser tentado a fazer uma punheta por baixo da mesa. É sempre aconselhável garantir que você tenha dinheiro para durar a viagem, para que possa satisfazer o oficial de controle de fronteira.

7/10 “Você é casado? Você tem filhos?”

Este pode parecer um bate-papo amigável, mas não é, na verdade. O oficial está essencialmente perguntando se você tem uma vida em casa. É mais improvável que alguém que tenha cônjuge, filhos ou qualquer outra coisa que ame em seu país de origem abandone tudo por um capricho da imigração ilegal do que alguém que não tem muito pelo que ficar em seu país de origem.

6/10 “Quando foi a última vez que você esteve aqui?”

Algo que é um grande não-não é passar muito tempo em um país.

Veja o Reino Unido, por exemplo. Um cidadão americano pode passar legalmente até seis meses no Reino Unido por vez – não há lei contra isso ou várias viagens. Mas há uma lei vaga contra morar lá, e alguém que passa seis meses por ano no Reino Unido vai começar a receber muitas perguntas extras do que alguém que passa duas semanas.

Também não adianta mentir – eles podem ver sua última viagem no computador, estão apenas verificando.

5/10 “Você aluga ou possui uma casa?”

Quem possui uma casa nesta economia? O aluguel pode ser mais comum entre os jovens, especialmente, mas você é visto como um risco maior se alugar, porque é improvável que alguém abandone uma propriedade completa em casa.

4/10 “Posso ver seu voo de volta?”

Você deve sempre, sempre, levar uma versão impressa do seu voo de volta. Hoje em dia, tudo pode ser feito eletronicamente, mas os oficiais de controle de fronteira geralmente pedem para ver o voo de volta para verificar se você está voltando para casa e os telefones geralmente não são permitidos nessa área. Esta é uma das perguntas mais comuns que podem ser feitas no controle de fronteira, por mais estranho que pareça, então esteja sempre preparado ou você levantará uma bandeira vermelha se nem mesmo tiver um voo de volta.

Na melhor das hipóteses, faça um voo para fora do país.

3/10 “Quantas pessoas você conhece aqui?”

Se toda a sua família está no país que você está visitando, seu cônjuge, todos os seus amigos, seu amado gato de estimação e você tem um voo só de ida… é melhor ter um visto de imigrante em mãos ou o controle de fronteira vai ser muito suspeito. Frequentemente, eles perguntarão sobre suas conexões no país que você está visitando, bem como suas conexões em casa.

2/10 “Você está hospedado em um hotel ou em uma casa?”

Vale a pena ter cuidado com este. Estar num hotel implica uma visita temporária e curta; ficar em uma casa pode levantar outras bandeiras vermelhas. Muitas vezes não vai, mas se você já está ganhando alguma suspeita ao responder perguntas e o endereço que você colocou como seu destino é um endereço residencial, esteja preparado para isso para atrair algumas perguntas extras.

Se você estiver hospedado em um hotel ou Airbnb, pode valer a pena imprimir essa confirmação junto com seus voos. Coisas como essa ajudarão a convencer o oficial de que você é um visitante temporário de boa-fé e não pretende ficar para sempre contra todas as leis de imigração.

1/10 “Você gosta de visitar este país?”

É uma faca de dois gumes. Você não quer parecer que odeia visitar o país deles, mas também não quer soar como se o amasse demais e ficaria tentado a ficar. É outra pergunta que pode soar como um bate-papo inofensivo… mas não há nada aqui.

Em suma, o controle de passaporte pode essencialmente perguntar o que quiser e você meio que tem que responder se quiser entrar no país. Noventa e nove por cento das vezes, as perguntas serão diretas, mas se elas começarem a ser feitas, esteja preparado com suas respostas para garantir uma viagem tranquila!