Algumas pessoas podem estar preocupadas em visitar o Vietnã durante a estação das monções, mas aqui estão 10 razões pelas quais você definitivamente deveria!
Uma trilha de ciclistas passa pelo barraco, bicicletas carregadas com tudo e qualquer coisa; seda azul, cachos de banana amarrados com barbante marrom, caixotes de peixe seco e carne de porco. Há uma sensação de urgência crescente à medida que o mercado se dilui na paisagem que escurece rapidamente, com plantações de arroz ainda visíveis em ambos os lados da estrada. Manchas marrons – anteriormente distinguíveis como búfalos, agora se misturam aos campos. Ouve-se uma buzina ao longe, que é considerada um aviso. Chuva, e muita, está chegando.
É junho em Sa Pa, região montanhosa do Vietnã, e a estação chuvosa das monções acaba de chegar. Embora chuvas dramáticas possam normalmente fazer você correr para se proteger, aqui estão 10 razões pelas quais você deve visitar o Vietnã durante a estação chuvosa, pluviófila ou não:
Contents
- 1 10/10 Você pode planejar seus dias com precisão
- 2 9/10 Viajar de trem é mais barato – e mais legal
- 3 8/10 Você vencerá as multidões
- 4 7/10 Chegou a tempo para os melhores pratos outonais
- 5 6/10 Cidades baseadas na água tornam-se conflitos com a vida
- 6 5/10 O animal nacional está no seu elemento
- 7 4/10 Cace o rei de todos os cogumelos e delicie-se com Funghi
- 8 3/10 Mais horas de luz do dia para aproveitar
- 9 2/10 Os arrozais estão no seu auge
- 10 1/10 A própria chuva
10/10 Você pode planejar seus dias com precisão
Não há como enfrentar a chuva no Vietnã, para os locais ela se torna parte da vida cotidiana. Embora as chuvas sejam garantidas, elas não acontecem 24 horas por dia, 7 dias por semana. Na verdade, só cai de forma constante por uma ou duas horas.
Na verdade, é muito fácil de rastrear, graças ao seu horário preciso. Muitas vezes, há trechos longos e secos pela manhã, momentos nos quais você pode explorar o campo, as praias, as cidades e os pontos de referência (e ainda absorver a vitamina D), enquanto à tarde, quando é mais provável que chova, você pode ir a museus, restaurantes e templos para se manter seco. Caracterizado por temperaturas quentes e abafadas com chuvas frescas e frescas que servem como pausas refrescantes, você pode se ver usando galochas de qualquer maneira.
9/10 Viajar de trem é mais barato – e mais legal
Pegue qualquer meio de transporte alternativo por mais de algumas horas e o desconforto se instalará como um vírus sequestrando suas células. Não demora muito para os sintomas se manifestarem. Náusea suada em ônibus barulhentos, pânico induzido pela multidão depois de ser empurrado para dentro de aviões, a sufocação doentia causada por pinho artificial que permeia os aluguéis de carros. Eles são todos igualmente terríveis, mas facilmente evitáveis.
Os trens marcam a diferença entre viagem e transferência. Visite o Vietnã na entressafra e garanta tarifas mais baratas e descontos especiais. De trechos de mar azul deslumbrante a fragmentos de vegetação brilhante, você terá muitas paisagens espetaculares para contemplar. Além disso, os trens noturnos levam você de um lado ao outro do país, o que significa que você percorre toda a extensão da costa eclética do Vietnã, no conforto de um beliche.
8/10 Você vencerá as multidões
O que é que odiamos tanto em ser um turista?
Mais turistas. Quando você visita o Vietnã durante a estação chuvosa, não há tantos viajantes monopolizando a praia para aproveitar o pôr do sol perfeito. Com menos turistas lotando seus pontos turísticos e cidades, a estação das monções torna o Vietnã menos frustrante e mais navegável.
7/10 Chegou a tempo para os melhores pratos outonais
Uma mistura maravilhosa de fragrância, sabor e cor, a comida vietnamita deve ser experimentada com todos os cinco sentidos – é realmente muito bom. Em qualquer restaurante, as mesas gemem sob o peso de pratos como carne de porco apimentada, sopas perfumadas e panelas escaldantes. Seu paladar estará cantando da infinidade de variedades. E não há absolutamente nada como cavar arroz doce e pegajoso enquanto a chuva cai lá fora.
6/10 Cidades baseadas na água tornam-se conflitos com a vida
Há cidades no Vietnã que sobrevivem e prosperam na água. Pegue as aldeias no topo do lago construídas ao longo do rio Mekong, oscilando sobre palafitas. Para muitos locais, a estação chuvosa é a época do ano favorita, pois as fortes chuvas fazem o rio (seu meio de subsistência) encher e se tornar um conflito com a vida marinha – nele, eles pescam até 100 peixes por dia, que depois secam e vender para moradores e turistas com lucro.
5/10 O animal nacional está no seu elemento
O búfalo d’água é usado pelos agricultores para arar os campos e transportar mercadorias de um lado para o outro nos campos de lama pegajosa. As plantas aquáticas constituem a maior parte de sua dieta, então, quando chove, elas estão em seu elemento. Eles podem ser vistos amadurecendo em pântanos, pântanos e se arrastando por plantações de arroz quando a chuva cai.
Esses gigantes gentis não são para todos, porque o tamanho deles pode assustar os turistas – em média, eles pesam até 1.200 quilos. (Isso é quase tanto quanto um carro de tamanho médio.) Então, entendemos. Coletivamente bom como um todo, inofensivo à distância, mas pegue um separado da multidão, de perto, e você se depara com uma massa de pelo e músculo que é francamente aterrorizante. Mas são animais dóceis, muito mais interessados na chuva do que em você, garantimos.
4/10 Cace o rei de todos os cogumelos e delicie-se com Funghi
O cogumelo Nam Moi é uma iguaria rara que cresce uma vez por ano nas províncias do sul, embora seja particularmente comum no Delta do Mekong. Conhecido carinhosamente como o ‘cogumelo cupim’ por causa de seu principal predador, os vietnamitas o servem em sopas cremosas de frango, cozinham em caldos premna do riacho e fritam com pimenta. Sua popularidade vem de sua carne saborosa, que, quando bem cozida, tem gosto de frango.
Há uma ciência nessa arte de colher cogumelos e é preciso coragem para acertar. Os cupins são encontrados em condições quentes, mas úmidas, crescendo nos tapetes da floresta quando a umidade da estação chuvosa ainda está presente. Elas crescem à noite e morrem em um dia, por isso é importante colhê-las ao amanhecer. É quando você verá os aldeões cortando campos e indo para a floresta, equipados com tochas, facas serrilhadas e sacolas plásticas – uma multidão louca por cogumelos.
3/10 Mais horas de luz do dia para aproveitar
O sol nasce às 5h30 e não se põe até as 19h30, o que significa que você pode aproveitar bastante os passeios turísticos nessa janela de oportunidade.
Isso também significa que os fazendeiros acordam às 3h30 para cuidar de seus animais e colheitas; portanto, se você estiver hospedado em escavações tradicionais no campo, espere ser acordado por cockadoodles.
2/10 Os arrozais estão no seu auge
Se você já visitou o Vietnã durante a alta temporada, provavelmente ficou muito desapontado com as colheitas já colhidas, desbotadas de um marrom escuro de cascas de arroz secas e ervas daninhas secas. A estação chuvosa é a época mais movimentada para os agricultores locais. O plantio de arroz ocorre de maio a julho – e graças à umidade e às chuvas diárias, os campos de arroz brotam caules verdes e refletem o sol por muitos quilômetros de vegetação deslumbrante.
1/10 A própria chuva
A chuva tem um efeito calmante natural – e, no Vietnã, ajuda a tranquilizá-lo nos momentos mais sombrios. Mesmo que você tenha ido ao Vietnã em busca de suas famosas praias, os banhos da tarde são perfeitos para quem busca uma pausa do sol escaldante (e das queimaduras de terceiro grau).