10 trens mais rápidos do mundo

Dê uma olhada nos 10 trens mais rápidos do mundo, classificados por velocidade.

O Shinkansen, Fukushima, Japão Shutterstock

Os trens existem há gerações e não parece que isso vá mudar tão cedo. Os trens, por outro lado, evoluíram junto com os avanços tecnológicos. Alguns trens podem viajar a velocidades de até 400 milhas por hora (600 quilômetros por hora) hoje em dia! Este artigo examinará os dez trens mais rápidos do mundo.

Esses trens ultrarrápidos são originários de todo o mundo, incluindo países como Japão, França e China, entre outros. Continue lendo para saber mais sobre essas incríveis maravilhas da engenharia, bem como onde as pessoas podem montá-las por conta própria em viagens de trem ao redor do mundo.

10 O Shinkansen – Japão

Shinkansen é o nome comumente dado ao trem-bala do Japão, que é um sistema ferroviário de alta velocidade capaz de atingir velocidades de até 320 quilômetros por hora (200 mph). É a viagem de trem mais longa do Japão. 1964 foi o ano em que foi inaugurada a primeira linha Shinkansen e, desde então, a rede cresceu para abranger 12 linhas e 2.731 quilômetros (1.699 milhas) de trilhos. O Shinkansen é um trem-bala que viaja pelo Japão e transporta mais de 400 milhões de pessoas por ano. É famosa por sua confiabilidade, pontualidade e segurança. Um fato que vale a pena saber – é rude falar nos trens do Japão.

9 O Talgo 350 – Espanha

O Talgo 350 é um trem de alta velocidade que opera na Espanha. É capaz de atingir velocidades de até 350 km/h (217 mph). O trem foi introduzido em 2005 e atualmente é operado pela operadora ferroviária nacional espanhola, Renfe. O Talgo 350 foi usado em várias rotas na Espanha, incluindo a linha ferroviária de alta velocidade Madri-Barcelona. Em 2012, o Talgo 350 estabeleceu um novo recorde mundial para a viagem ferroviária de alta velocidade sem escalas mais longa ao percorrer 1.638 km (1.016 milhas) entre Madri e Málaga sem parar.

8 O ICE 3 – Alemanha

O ICE 3 pode viajar até 320 km/h (200 mph). O ICE 3 foi introduzido em 1999 e está em serviço regular desde 2000. O ICE 3 é uma unidade múltipla elétrica de alta velocidade operada pela Deutsche Bahn. Pode atingir até 320 km/h (200 mph). O trem começou a operar em 1999 e está em serviço regular desde 2000. O trem usa um sistema de pantógrafos e o terceiro trilho para fornecimento de energia. O trem tem internet sem fio, ar condicionado e poltronas reclináveis ​​para viagens de trem confortáveis ​​na Europa.

7 O AVE – Espanha

O AVE é um trem de alta velocidade que opera na Espanha. É capaz de atingir velocidades de até 350 km/h (217 mph). O AVE foi introduzido em 1992 e tem sido operado pela estatal ferroviária Renfe desde então. A rede AVE consiste em mais de 3.000 km (1.864 milhas) de trilhos, tornando-se a maior rede ferroviária de alta velocidade da Europa. O AVE conecta as principais cidades espanholas como Madri, Barcelona, ​​Valência e Sevilha. Também oferece serviços internacionais para França e Portugal.

6 O AGV Italo – Itália

O AGV Italo é um trem de alta velocidade que opera na Itália. O trem foi projetado pela Alstom e atualmente é operado pela NTV. Está em operação desde abril de 2012 e detém o título de trem operacional mais rápido da Itália. O AGV Italo pode atingir velocidades de até 360 km/h (224 mph), tornando-o um dos trens mais rápidos do mundo. O conjunto ferroviário é composto por oito vagões, sendo quatro vagões movidos a motores elétricos. O AGV Italo usa uma via de bitola ibérica, que é mais larga que a via de bitola padrão.

5 Frecciarossa 1000 – Itália

O Frecciarossa 1000 é um trem de alta velocidade que opera na rede ferroviária italiana de alta velocidade. O trem é operado pela Trenitalia e pode atingir velocidades de até 400 km/h (250 mph). O Frecciarossa 1000 entrou em serviço em 2015 e é o sucessor dos trens Frecciarossa mais antigos. O Frecciarossa 1000 oferece melhorias significativas em relação aos trens Frecciarossa mais antigos. O novo trem é capaz de atingir velocidades mais altas e tem um interior mais confortável. O exterior do trem também foi atualizado e agora apresenta um design elegante e moderno.

4 Trem Shanghai Maglev – China

A China opera uma ferrovia de levitação magnética de alta velocidade conhecida como Shanghai Maglev Train. O Shanghai Maglev Train é o trem mais rápido do mundo. O trem tem uma velocidade máxima de 430 km/h e pode cobrir a distância de 30 km entre o Aeroporto Internacional de Pudong de Xangai e a estação Longyang Road em apenas 8 minutos. O Shanghai Maglev Train é alimentado por ímãs que o levitam acima da pista, eliminando o atrito e permitindo altas velocidades. O trem usa um motor linear para avançar, o que significa que não há partes móveis em contato com a via. Isso torna a condução muito suave e silenciosa.

3 O CRH380A – China

O CRH380A é um trem elétrico de unidade múltipla (EMU) de alta velocidade desenvolvido pela CSR Corporation Limited e operado na China. Com uma velocidade máxima de 380 km/h (236 mph), é atualmente a EMU operacional mais rápida do mundo. O primeiro lote de trens CRH380A foi entregue à Ferrovia de Alta Velocidade Pequim-Xangai em 2011 e entrou em operação na linha em 2011. Em 2019, um total de 577 conjuntos de trens CRH380A foram construídos e colocados em operação em várias estações de alta -linhas de alta velocidade na China.

2 O TGV – França

O TGV é um trem de alta velocidade que opera na França. É o trem mais rápido do mundo, atingindo velocidades de até 320 km/h (200 mph). O TGV está em operação desde 1981 e já transportou mais de 1 bilhão de passageiros. O TGV é operado pela companhia ferroviária nacional francesa, SNCF. Funciona em linhas dedicadas de alta velocidade e também em linhas convencionais. A rede TGV compreende mais de 2.000 km (1.243 milhas) de trilhos. Além de sua velocidade, o TGV também é conhecido por seu conforto e confiabilidade. Tem um bom histórico de segurança e é considerado um dos meios de transporte mais seguros.

1 Siemens Velaro E/AVs 103 – Espanha

O Siemens Velaro é um trem de alta velocidade que opera em várias linhas ferroviárias de alta velocidade ao redor do mundo. O trem é fabricado pela Siemens AG e foi introduzido pela primeira vez em 2004. O Velaro pode atingir velocidades de até 350 km/h (217 mph), tornando-o um dos trens mais rápidos em operação atualmente. O Velaro tem sido usado em várias linhas ferroviárias de alta velocidade, incluindo o AVE na Espanha, o ICE na Alemanha e o TGV na França. Além de sua alta velocidade, o Velaro também oferece alto nível de conforto e segurança, tornando-o uma escolha popular para passageiros que viajam em viagens de longa distância.