Essas piscinas podem até ajudar você a se apaixonar
Nas icônicas fontes termais azuis da Turquia, há muito mais a fazer do que apenas dar um mergulho.
As colinas de Pamukkale brilham como uma impressionante miragem de turquesa e branco, enquanto a água do subsolo sobe e desce em dezenas de piscinas naturais, formando uma maravilha natural conhecidos como os ‘Castelos de Algodão’ na língua turca.
Ao longo de milhões de anos, as nascentes minerais depositaram calcário, criando os terraços de travertino branco únicos que parecem uma cachoeira congelada. Com mais de 2 milhões de visitantes por ano, é agora uma das principais atrações turísticas da Turquia.
Embora as piscinas sejam sem dúvida a estrela do espetáculo, existem muitas razões para visitar esta zona, com um ecoturismo fantástico e uma fantástica história antiga que a tornou Património Mundial da UNESCO. Se você adora fontes termais, leia estas 20 razões pelas quais você precisa pegar seu maiô e câmera e fazer uma viagem o mais rápido possível para este local único.
Contents
- 1 20/20 Deixe que as águas mornas o curem
- 2 19/20 Você pode até encontrar o amor
- 3 18/20 Quente para ferver um ovo! (Mas não se preocupe, você vai ficar bem)
- 4 17/20 Então, o que o torna branco?
- 5 16/20 Lindo de cima a baixo
- 6 15/20 Mergulhe os dedos dos pés
- 7 14/20 Impressionante valor histórico
- 8 13/20 Um banho digno de uma Cleópatra
- 9 20/12 Não deixe de ir ao teatro
- 10 20/11 Andar nas pegadas dos santos
- 11 10/20 Não é um lugar ruim para se aposentar
- 12 20/09 Caminhando em um país das maravilhas do inverno
- 13 20/08 Falando sobre multidões…
- 14 20/07 Mime-se como os antigos romanos
- 15 6/20 Tenha uma visão panorâmica
- 16 5/20 Ou satisfaça o caçador de emoções em você
- 17 4/20 Aprecie o incrível vinho local
- 18 3/20 Encontre o Pamukkale subterrâneo
- 19 2/20 Eles não são chamados de Castelos de Algodão à toa
- 20 1/20 Mas espere, tem mais!
20/20 Deixe que as águas mornas o curem
Pamukkale é uma das fontes de água termal mais ricas do mundo, e é um fato histórico que as pessoas mergulharam nessas fontes minerais por milhares de anos.
Essas piscinas leitosas têm sido usadas para tratar tudo, desde doenças cardíacas a distúrbios nervosos e problemas de pele.. E mesmo que você não tenha nenhuma doença, é quase certo que você sairá dessas fontes minerais sentindo-se, e possivelmente parecendo, melhor do que nunca.
19/20 Você pode até encontrar o amor
A antiga lenda diz que era uma vez uma jovem que não era atraente e, como resultado, era solteira. Como ninguém queria se casar com ela, ela decidiu deixar essa vida se jogando de uma piscina de travertino. Ela caiu na água e não se afogou – em vez disso, as águas curativas a tornaram bonita. Naquele momento, o Senhor de Denizli estava passando e viu a bela garota, apaixonando-se instantaneamente por ela e pedindo sua mão em casamento.
Embora não tenha sido comprovado que melhora a beleza, vale a pena tentar. Só não pule de uma das piscinas!
18/20 Quente para ferver um ovo! (Mas não se preocupe, você vai ficar bem)
Se você quer saber como essas incríveis piscinas de travertino se formaram, de acordo com JustFunFacts, aproximadamente 400.000 anos atrás, esta região da Ásia Menor teve uma série de grandes terremotos, fortes o suficiente para deslocar rios e vales. Isso empurrou as águas termais para a superfície a uma velocidade incrível e as enviou pelas colinas abaixo. Com o tempo, o calcário nas fontes termais formou as piscinas de travertino que vemos hoje – ‘travertino’ sendo um tipo de rocha.
As águas nesta área variam em temperatura de 36’C a incríveis 240’Cembora é claro que o último não pode ser inserido.
17/20 Então, o que o torna branco?
Tudo tem a ver com os terremotos. Em algum lugar nas profundezas da terra abaixo de Pamukkale, encontra-se uma enorme quantidade de água sendo aquecida por lava vulcânica, de acordo com o Turkey Travel Planner. A água dissolve o cálcio branco puro e o carrega para a superfície. Uma vez que esfria ao ar livre, o cálcio branco solidifica lentamente para criar os terraços.
Foi relatado que, algumas décadas atrás, os lojistas locais costumavam colocar garrafas de vinho nos canais de água quente e, em poucos dias, o vidro estaria completamente coberto com cálcio endurecido. Agora, isso certamente daria uma lembrança única.
16/20 Lindo de cima a baixo
As piscinas de travertino têm incríveis 200 metros de altura – tão alto que podem ser vistos da cidade de Denizli. Existem diferentes entradas para as piscinas – se você usar a entrada sul, terá que subir os 200 metros completos se quiser ver a vista de cima. Muitos guias turísticos aconselham começar pela entrada norte e levar o seu tempo para descer de piscina em piscina, apreciando a vista (e sem perder o fôlego de tanto subir!).
Seja qual for a entrada que você usar, você ainda ficará maravilhado com este site imenso e incrível.
15/20 Mergulhe os dedos dos pés
Você pode nadar em certas piscinas, mas se por algum motivo não quiser nadar, pode pelo menos molhar os pés e caminhar na água mineral quente. Observe que não é permitido usar sapatos em nenhum lugar das piscinas para evitar danos aos terraços, portanto, leve uma sacola para colocar os sapatos. Depois de andar na ponta dos pés pela água, seus pés devem estar pelo menos um pouco mais macios e limpos do que quando você entrou! Roupa de banho é necessária para realmente mergulhar.
14/20 Impressionante valor histórico
Esta área tem sido usada como uma ‘cidade termal’ por mais de 2.000 anos e tem uma história incrível que viu a ascensão e queda de impérios. A antiga cidade de Hierápolis foi construída ao lado das nascentes por volta do século II aC e se tornou um centro de cura.
Sob o domínio romano, a cidade cresceu, com templos, teatros, fontes de pedra e mármore, portões da cidade e uma necrópole de túmulos. O Templo de Apolo (acima) é particularmente impressionante. Se estiver visitando Pamukkale pelas piscinas termais, Hierápolis é imperdível para voltar no tempo. Em 1988, Pamukkale-Hierápolis foi designada como Patrimônio Mundial da UNESCO.
13/20 Um banho digno de uma Cleópatra
A própria Cleópatra teria nadado na Piscina Antiga em Pamukkale, razão pela qual é apelidada de ‘Piscina de Cleópatra’. Esta piscina particular não está localizada no terraço travertino e requer uma taxa de entrada separada.
O que é único nesta piscina – além de sua fama – é que ela já fez parte de um templo romano, mas depois de um violento terremoto a estrutura caiu na água, o que significa você pode realmente nadar e até mesmo sentar em colunas romanas de 2.000 anos e artefatos da estrutura original.
Existem poucos lugares no mundo onde você pode se orgulhar de ter nadado na mesma piscina que um dos nomes mais famosos do mundo, além de antigas ruínas romanas.
20/12 Não deixe de ir ao teatro
Mesmo que você não goste muito de história, as ruínas do antigo anfiteatro são imperdíveis. Feito principalmente de mármore, com colunas elaboradas e arcos de pedra, o enorme teatro de Hierápolis tem algumas das características decorativas mais bem preservadas de qualquer teatro da Turquia.
É uma sensação inspiradora sentar nas ruínas de um teatro genuíno que já abrigou shows e até escolas de gladiadores.
20/11 Andar nas pegadas dos santos
Por toda a Turquia existem locais históricos incríveis que remontam ao início da propagação do cristianismo e, incrivelmente, em Pammukale-Hierápolis, os arqueólogos encontraram a tumba do Apóstolo São Filipe, que foi um dos Doze Apóstolos de Jesus.
O apóstolo Filipe foi executado pelos romanos em Hierápolis cerca de 2.000 anos atrás, de acordo com Hierapolis Info, e os arqueólogos procuraram por seu túmulo por décadas antes de encontrá-lo em 2011. O túmulo ainda não foi aberto e o trabalho de campo continua neste local.
10/20 Não é um lugar ruim para se aposentar
Nos tempos da Roma Antiga, Pamukkale era usada como uma espécie de refúgio de aposentadoria, com aristocratas idosos passando o resto de seus dias nos banhos ricos em minerais curativos, até falecerem. É por isso que esta área remota tem tantas necrópoles (cemitérios) e túmulos ao redor das fontes termais.
Um dos locais secretos mais dignos de alfinetes em Pamukkale é a antiga tumba que está sendo lentamente engolfada por travertino à medida que os depósitos se acumulam. Embora existam muitos túmulos e necrópoles nesta área, e este em particular pinta um cenário misterioso e serve como um lembrete de que o tempo não pára nem para o homem nem para a natureza.
20/09 Caminhando em um país das maravilhas do inverno
As multidões de verão são um fato da vida quando se trata de viajar, e Pamukkale não é exceção. Embora esta parte da Turquia tenha um clima ameno, o verão é extremamente quente e úmido – não é a melhor época para mergulhar em uma fonte termal.
Então, por que não tentar uma viagem no inverno, quando as multidões se foram e você realmente aprecia as nascentes? Certamente não há sensação melhor do que sentar em uma fonte termal enquanto o ar fresco corre por seu cabelo.
20/08 Falando sobre multidões…
Você pode esperar muitos deles. Devido à fama de Pamukkale, ela, como tantas outras maravilhas naturais, se tornou uma grande atração cheia de gente nas últimas décadas. No entanto, existem maneiras de escapar das multidões enlouquecedoras.
Muitas pessoas visitam como uma viagem de um dia, o que significa que chegam no final do dia, fazendo com que as tardes sejam o horário de pico. Se tiver tempo, pernoite em Pammukale em um dos hotéis ou pousadas, e acorde cedo para visitar as piscinas quando há poucas pessoas por perto. Em seguida, saia antes que os ônibus de turismo cheguem lá ou visite Hierápolis.
20/07 Mime-se como os antigos romanos
A vila de Pammukale cresceu com o fluxo do turismo e você tem muitas opções de escolha quando se trata de acomodação. Muitos hotéis têm suas próprias fontes termais e um spa. , e banhos turcos chamados hammam. Prova de que você não precisa estar doente ou velho para se rejuvenescer em Pammukale!
6/20 Tenha uma visão panorâmica
Uma maneira única de apreciar a beleza natural de Pamukkale é vê-la do céu. Os passeios de balão de ar quente estão se tornando cada vez mais populares, pois você pode apreciar a vista incrível dos travertinos e das antigas ruínas de Hierápolis.
Se você deseja um encontro romântico, reserve um voo particular na hora do pôr do sol e testemunhe a beleza da área enquanto as cores do crepúsculo pintam a paisagem branca abaixo.
5/20 Ou satisfaça o caçador de emoções em você
Embora o balão de ar quente seja uma bela experiência, o parapente também se tornou recentemente uma atração para viajantes aventureiros que preferem velocidades mais rápidas e alturas mais altas.
Na vila de Pamukkale, você pode encontrar vários operadores turísticos que o levarão a um passeio de parapente duplo sobre as piscinas de travertino e as ruínas de Hierápolis. Se você for madrugador, reserve o primeiro passeio do dia e veja o nascer do sol sobre as piscinas antes que todos cheguem.
4/20 Aprecie o incrível vinho local
Nada o ajudará a relaxar depois de um longo dia de imersão nas fontes como um bom copo de vinho local. A Pamukkale Winery é a terceira maior da Turquia e uma das vinícolas que você pode visitar para uma sessão de degustação de vinhos. De acordo com a Wines of Turkey, as uvas são cultivadas para produção de vinho na região da Anatólia há mais de 7.000 anos e se espalharam para países vizinhos, incluindo Grécia e Itália.
Não perca a oportunidade de provar vinhos de uma das regiões vinícolas mais antigas do planeta.
3/20 Encontre o Pamukkale subterrâneo
Descrito pelos viajantes como uma ‘jóia escondida’ e ‘fora do caminho comum’, a Caverna Kaklik é outra maneira de experimentar as piscinas de travertino. Alguns a chamam de ‘Pamukkale underground’ e a cor azul é deslumbrante.
Fica a cerca de uma hora de carro da vila de Pamukkale, portanto, é uma boa viagem secundária se você tiver tempo extra ou passar a noite na área. Alguns disseram que a caverna tem um leve cheiro de enxofre, mas não deixe que isso o afaste das maravilhas que estão lá dentro.
Uma passarela de madeira e iluminação foram instaladas para tornar a caverna acessível ao público.
2/20 Eles não são chamados de Castelos de Algodão à toa
Pamukkale pode ser apelidado de ‘Castelos de algodão’ por causa de suas texturas brancas únicas, mas o nome também vem do fato de que nesta região da Turquia, o algodão é uma das principais culturas. Como resultado, produtos de algodão feitos à mão fantásticos e de alta qualidade são uma ótima lembrança. Eles também não ocuparão muito espaço na sua bagagem, e mamãe e tia Jenny vão agradecer por isso.
Visite o mercado local para encontrar os tecidos especiais desta região e leve para casa algo que nunca esquecerá.
1/20 Mas espere, tem mais!
Não se cansa de fontes termais? Você quer sentar em um o dia todo como um macaco da neve japonês? A cinco minutos de Pamukkale fica uma fonte termal totalmente diferente – a Fonte Vermelha. Não tão famoso quanto seu primo incrivelmente branco, o Red Spring mantém uma temperatura constante de 56°C e obtém sua cor única de óxidos metálicos como magnésio e enxofre na água. Algumas partes dessas fontes naturais têm uma estranha tonalidade vermelha, dourada e até verde. Além disso, existem banhos termais de lama que dizem ser ótimos para a pele.
Referências: Denizli Culture and Tourism Board, Pamukkale.net, The Telegraph, Wikipedia