9 vinhedos para visitar na França para os amantes do vinho

Dê um passeio pelas lindas vinhas da França.

Vista da vila de Aiguines e do castelo em estilo renascentista na França Shutterstock

Além de ser o país mais visitado do mundo devido às suas vistas elegantes e surpreendentes, como a Torre Eiffel, a Notre Dame, a Catedral de São Francisco Xavier de Sales e similares, a França também abriga muitos dos melhores e mais vinhos premium do mundo.

Através de hectares de terras pertencentes à geração de famílias e seitas cristãs, os vinhedos do país são vastos e ricos em castas que produzem vinhos de primeira linha. Estas vinhas são reconhecidas como monumentos nacionais e/ou classificadas como Património Mundial pela UNESCO. Portanto, ao planejar uma visita ao país, é melhor esperar que os visitantes aprendam história, cultura e até a língua francesa.

9/9 Chateau de l’Engarran, Laverune

Localizado no coração de Montpellier, construído em 1632, o Chateau de I’Engarran, Laverune se estende por cerca de 60 hectares de largura e abriga muitos dos vinhos elegantes vendidos no país. A bela propriedade mostra o charme e a beleza da França. Preservado por cerca de quatro gerações por mulheres francesas, desde a paisagem até a produção de frutas, o Chateau de I’Engarran, Laverune é simplesmente de tirar o fôlego. Aberto para visitação quase o ano todo. É um dos lugares imperdíveis quando se visita o país.

8/9 Cos d’Estournel, Bordéus

Localizada no coração da região de Bordeaux, encontra-se a magnífica e surpreendente vinícola Cos d’Estournel, onde hóspedes e viajantes de todo o mundo têm a experiência de suas vidas. Desde testemunhar o processo de produção de vinhos até as técnicas de produção de Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot até a foto do Instragrammable nos 91 hectares de terra. O local foi construído em 1800 e posteriormente reformado em 2008.

7/9 Château Lafite-Rothschild, Bordéus

De fato, a região de Bordeaux abriga muitas das vinícolas mais importantes e inspiradoras. O Chateau Lafite-Rothschild foi construído pela família Rothschild, conhecida por todos os amantes do vinho e famílias ricas em todo o mundo. Os vinhos produzidos foram apresentados em leilões e superaram vários recordes de vendas em diferentes eventos de leilão. A vinícola do castelo segue o tema renascentista. Abrange cerca de 112 hectares, com Sauvignon como uma de suas uvas comuns.

6/9 Maison Ruinart, Champanhe

Localizada na parte norte do país está a famosa região de Champagne. O Ruinart é a vinícola que os viajantes não gostariam de perder. Sendo uma das mais antigas casas de champanhe do mundo e guardando os segredos mais profundos da fabricação de champanhe, é a Maison Ruinart. Também é famosa por ter uma adega subterrânea, atraindo todos os amantes do vinho e aspirantes a esta atração. As caves de Ruinart foram identificadas como monumento nacional em 1931 e foram consideradas Património da Humanidade recentemente reconhecidas em 2015.

5/9 Chateau du Clos de Vougeot, Borgonha

Localizado na região da Borgonha, o Chateau du Clos de Vougeot é famoso por seus vinhedos. É o local perfeito para festas, eventos e até casamentos. Os monges construíram a vinha no século XII. Mais tarde, um castelo foi adicionado no meio, tornando-se um dos mais belos emblemas da região. Mesmo sem produzir e comercializar mais vinhos, a propriedade ainda recebe turistas.

4/9 Château Sainte-Roseline, Provença

Lar dos vinhos claros e crocantes da região da Provença, o Chateau Sainte-Roseline foi construído no século XI. A sua vinha estende-se por 272 hectares e produz oito castas. É bem conhecida por seus vinhos rosés, tintos e brancos. Uma das garrafas favoritas que eles produzem é a Roseline Prestige, a garrafa de vinho para todas as ocasiões, que já conquistou alguns prêmios. Os hóspedes podem fazer um passeio imersivo, bem como degustação de vinhos; assim, tem sido uma das principais vinícolas visitadas na região.

3/9 Château Pape Clement, Bordéus

Localizado na rica e frutífera região de Bordeaux, encontra-se o castelo de inspiração neogótica, construído há quase 700 anos no século XIII. As vinhas foram passadas ao arcebispo da área pelo Papa Clemente V no ano de 1299. Ao longo dos anos, o castelo foi muito bem mantido e bem preservado. Chegou ao ranking 100/100 do famoso crítico de vinhos Robert Parker em 2009, considerado um dos vinhos mais excepcionais do século.

2/9 Château Roubine, Provença

Como o nome indica, “Roubine”, uma palavra francesa é traduzida como “stream” em inglês. Considerado como seu nome, o castelo está localizado no centro do mar e do rio em Verdon, e um riacho natural se forma no meio. Popular entre os entusiastas do vinho pela prática da arte e da vanguarda, os hóspedes optam por uma oportunidade de experimentar e testemunhar o processo de vinificação através de uma caminhada em suas adegas. O passeio termina com uma degustação de vinhos de suas famosas Crus Classes, AOC Cotes de Provence.

1/9 Domaine de La Vallongue, Provença

Conhecido por produzir vinhos tintos, brancos e rosés, o vinhedo foi construído para criar as primeiras uvas de base orgânica ao longo de seus 300 hectares de vinho da fazenda. Hóspedes e viajantes podem desfrutar de um dia na área com degustação de vinhos e frutas. O site também atende a eventos específicos como workshops de culinária e eventos de moda. Localizado no coração da Provença, Domaine de La Vallongue é um lugar que vale a pena visitar.