Melbourne e Sydney são duas cidades incríveis na Austrália. Deixamos os dois lutarem e ver qual deles reina supremo.
Para a maior parte do mundo, a Austrália é uma terra repleta de animais venenosos, raios ultravioleta que queimam a pele, gírias incompreensíveis e cangurus que levam crianças pequenas para a escola (para não mencionar os ursos). No entanto, quando realmente tiver a chance de ver esta vasta e deslumbrante nação em primeira mão, você rapidamente perceberá que os estereótipos são exagerados e que há muito mais neste país do que os cartões postais e as histórias sugerem.
Duas das principais localidades do país, Melbourne e Sydney, travaram uma longa e feroz batalha para manter o título de cidade mais impressionante do país. Cada um tem seus próprios prós e contras, então vamos colocar as cartas na mesa e deixar você decidir.
Contents
- 1 10/10 Melbourne: A cultura do café
- 2 9/10 Sydney: as praias
- 3 8/10 Melbourne: Footy!
- 4 7/10 Sydney: A proximidade com as Montanhas Azuis
- 5 6/10 Melbourne: A cena artística eclética
- 6 5/10 Sydney: O setor corporativo
- 7 4/10 Melbourne: A Grande Estrada Oceânica
- 8 3/10 Sydney: O clima ensolarado e previsível
- 9 2/10 Melbourne: o dinâmico calendário esportivo
- 10 1/10 Sydney: O pitoresco porto
10/10 Melbourne: A cultura do café
Se a sua ideia de paraíso na Terra é um cheiro de café com leite recém-preparado feito por um barista logo pela manhã, quando chegar a Melbourne, você nunca mais vai querer sair. A cidade funciona essencialmente com o material, com inúmeros cafés independentes espalhados por todos os cantos da cidade, até mesmo aparecendo em cabeleireiros, bares e butiques modernas.
O processo de encomenda é muito mais complicado do que apenas um “café”, no entanto. Há flat whites, cappuccinos, lattes, long blacks e long macs, short blacks e short macs, expressos, expressos duplos e mochas, só para citar os básicos.
9/10 Sydney: as praias
Quando os estrangeiros evocam imagens da Austrália, a primeira coisa que geralmente vem à mente é o calor infinito e absurdo (um tanto exagerado), a variedade de animais assassinos, aqueles coalas fofinhos e sonolentos ou, é claro, as praias deslumbrantes.
Embora as praias de Sydney possam não ser as melhores do país (esses prêmios geralmente caem para Queensland ou Austrália Ocidental), ela certamente sabe como fazer um show. Bondi Beach está lotada, mas ainda assim é impressionante, e considerando que Melbourne fica perto da baía, esta é uma vitória fácil para a capital de New South Wales.
8/10 Melbourne: Footy!
Se você nunca ouviu falar do Australian Rules Football, pare tudo o que estiver fazendo e confira – é diferente de qualquer esporte que você já viu, cheio de grandes sucessos, atletas de primeira linha e sem preenchimento (e não, não é rugby ). Os esportes se originaram em Melbourne como VFL (Victorian Football League) antes de se expandir nacionalmente, e a maioria das equipes ainda reside dentro dos limites da cidade de Melbourne.
A atmosfera em um MCG lotado no dia da Grande Final é diferente de qualquer outro evento esportivo que o país tem a oferecer, com 100.000 fãs gritando entrelaçados.
7/10 Sydney: A proximidade com as Montanhas Azuis
Por mais formidável que seja uma cidade como Sydney, às vezes não há nada melhor do que uma rápida retirada da agitação da civilização caótica. Para uma lufada de ar fresco muito necessária, as belas Montanhas Azuis ficam a apenas algumas horas de carro da cidade, mais para o interior.
Há muitas trilhas espalhadas por toda a área esperando para serem exploradas, com vistas dramáticas esperando para serem fotografadas. A paisagem apresenta uma variedade de falésias íngremes, florestas de eucalipto, cascatas e muita vegetação exuberante. Se você tiver algum tempo de sobra enquanto estiver em Sydney, é uma excelente viagem de um dia.
6/10 Melbourne: A cena artística eclética
Na primeira chegada, não é incomum que os turistas pensem que não há muito o que fazer na capital vitoriana – não há Bondi Beach e nem Harbour Bridge. O que as pessoas descobrem rapidamente, no entanto, é que Melbourne não está lá para exibir marcos icônicos sofisticados, mas para sugá-lo para sua cena artística e cultural próspera e incomparável, dentro de uma infinidade de museus, galerias, eventos e celebrações rotativas, shows , e mais.
Até o grafite é impressionante, com obras de arte coloridas espalhadas por várias vielas de Melburnian, incluindo as famosas linhas de café Degraves St e a Hozier Lane, não muito longe dela.
5/10 Sydney: O setor corporativo
Isso pode parecer um ponto bastante brando, e é, em certo sentido. Não tem a emoção da música underground ou festividades prósperas, no entanto, é uma grande razão pela qual muitas pessoas se mudam para Sydney de todas as partes da Austrália e até mesmo do exterior.
Embora o cenário de negócios de Melbourne não seja pequeno de forma alguma, dependendo do setor, a maioria das empresas maiores geralmente está sediada em Sydney. Isso significa que muitas vezes há mais oportunidades de trabalho para filtrar, o que pode abrir uma série de possibilidades.
4/10 Melbourne: A Grande Estrada Oceânica
Sydney pode ser conhecida por suas ótimas praias, no entanto, isso não significa que Melbourne não possa lutar. Se você tiver acesso a um carro, a uma curta distância de Melbourne CBD, perto de Geelong, fica o início da ilustre Great Ocean Road.
Este caminho sinuoso e pitoresco não apenas oferece algumas das vistas mais intocadas de todo o país, mas também possui várias praias de classe mundial ao longo de sua rota. Torquay, Anglesea e Bells Beach, por exemplo, são muito apreciadas pelos entusiastas do surf
3/10 Sydney: O clima ensolarado e previsível
Não é exatamente um segredo que a Austrália oferece um clima bastante excepcional, e praticamente o ano todo também. Os coelhinhos da neve podem não encontrar consolo em Land Down Under, no entanto, qualquer pessoa com um amor não tão secreto pelos raios do sol certamente se divertirá em Aus.
Normalmente, o clima de Melbourne pode ser bastante inconstante – ‘quatro estações em um dia’, dizem eles. Por outro lado, mais ao norte em Sydney, geralmente é um pouco mais quente e um pouco mais previsível, tornando a oportunidade de relaxar em uma das praias da cidade regularmente.
2/10 Melbourne: o dinâmico calendário esportivo
Mencionamos que Melbourne é a casa do Aussie Rules Football, mas isso é apenas a ponta do iceberg quando se trata do diversificado calendário esportivo. Além do futebol, que centenas de milhares de locais seguem religiosamente, a cidade também é palco de vários eventos de renome mundial.
Multidões se reúnem em janeiro para testemunhar o grand slam de tênis do Aberto da Austrália, os entusiastas do automobilismo se alegram em março, quando o Grande Prêmio chega, e na primeira terça-feira de novembro, a infame corrida de cavalos da Melbourne Cup para o país.
1/10 Sydney: O pitoresco porto
Enquanto Melbourne pode levar o bolo quando se trata de arte, cultura e música (e geralmente comida também), Sydney é a mais pitoresca das duas cidades, sem sombra de dúvida. O famoso porto, com a Sydney Opera House, a Sydney Harbour Bridge e as águas cintilantes abaixo dela, são fotografados mais vezes do que alguém disse ironicamente “jogue um camarão na barbie”.
Se coletar fotos para a mídia social é o objetivo do jogo, então Sydney tem tudo para você. Para algumas das melhores vistas, é grátis caminhar de um lado a outro da ponte.