A saúde bucal é tida por muitas pessoas como um cuidado estético superficial. No entanto, além de interferir na mastigação e autoestima, o cuidado com os dentes e a prevenção de hábitos ruins é capaz de impedir o desenvolvimento de doenças que afetam todo o corpo.
Hábitos ruins que comprometem a saúde dos dentes
Por ser uma estrutura tão essencial nas nossas rotinas, diversos costumes do dia a dia podem interferir na saúde e integridade dos dentes e na beleza de todo o sorriso. E isso inclui os hábitos inconscientes, como a alimentação, e também os maus costumes.
Por isso, se você deseja garantir o fortalecimento das arcadas dentárias e evitar o surgimento de contratempos que ameacem a funcionalidade e a estética bucal, atente-se aos seguintes hábitos.
- Tabagismo
O tabaco é um produto extremamente danoso à saúde geral e é composto por aproximadamente 7 mil substâncias altamente tóxicas. Entre esses elementos, um dos mais notáveis é o alcatrão, que é uma substância betuminosa de cor e odor forte.
Além dos inúmeros impactos no bem estar dos pacientes, esse elemento causa o amarelamento dos dentes, dos lábios, do interior das bochechas e da língua.
Isso faz com que o clareamento a laser valor seja mais alto e as sessões precisam ser mais recorrentes.
O hábito de fumar também aumenta as chances do desenvolvimento do câncer de boca, esôfago, faringe e laringe, especialmente nos homens com mais de 50 anos.
- Consumo de bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas, por serem muito ácidas, podem causar a erosão do esmalte dental deixando os dentes expostos a ação bacteriana e causando a desmineralização das estruturas.
Ao mesmo tempo, como essa bebida é bastante diurética a produção salivar é comprometida.
Assim, os microrganismos bucais têm mais liberdade para agir, não somente nos dentes, mas em todos os tecidos moles. Isso é uma das principais origens para as inflamações gengivais e o:
- Desenvolvimento da doença periodontal;
- Aparecimento de estomatites aftosas;
- Halitose;
- Cáries;
- Formação de lesões cancerígenas.
Deste modo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão desse produto não exceda duas doses por dia, dois dias na semana.
No entanto, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) ressalta que não há dose segura, por isso, a melhor coisa a se fazer é evitar.
- Açúcares e doces
Qualquer visita com um dentista infantil provavelmente irá render o seguinte alerta: cuidado com os alimentos açucarados.
Isso se dá porque, essas guloseimas são a principal causa do aparecimento de placas bacterianas, cáries, gengivite e outras doenças bucais sérias.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 27% das crianças entre 18 e 36 meses apresentam ao menos um dente cariado, enquanto quando essa população atinge os 5 anos, esse número sobe para 60%.
Por mais que não pareça, as consequências da cárie na saúde geral ultrapassam muito o desconforto estético e o incômodo que pode ser causado pelas dores locais.
Quando não cuidada adequadamente, essas infecções podem atacar o sistema circulatório se espalhando pelo organismo e dando origem a doenças sistêmicas graves.
- Higienização inadequada
Tão importante quanto realizar a própria higienização dos dentes e do aparelho lingual com a frequência adequada – no mínimo de três vezes ao dia –, é saber identificar os maus costumes durante esse processo de limpeza e corrigi-los.
Afinal, a aplicação de força excessiva, a efetuação da limpeza com muita rapidez, o uso de acessórios velhos ou inadequados e os cremes dentais que prometem dentes mais brancos, podem acabar causando mais danos do que ajudando na manutenção da saúde.
Por isso, é preciso se atentar a esses costumes, pois além de não efetuarem a limpeza correta das estruturas, eles podem causar lesões na camada protetora do dente fazendo com que eles fiquem sensíveis e expostos à ação bacteriana.
- Morder tampa de canetas
Os altos índices de ansiedade podem fazer com que muitas pessoas desenvolvam o costume de morder a tampa de canetas ou a ponta de lápis, como método para aliviar o estresse.
Esse costume pode danificar o aparelho odontológico transparente e ainda causar danos importantes nos dentes.
Isso porque, a força aplicada na mordida é capaz de danificar o esmalte dentário, causando o desgaste das estruturas, o aparecimento de trincos, forçando excessivamente os ossos que fazem a sustentação do dente e ainda provocando a inflamação gengival.
Como garantir um cuidado adequado das estruturas dentais
A melhor forma de manter um bom cuidado com as estruturas dentais é por meio da realização de consultas frequentes com um dentista qualificado, mesmo quando o paciente não está sentindo dores ou incômodos.
Essas consultas de rotina servem para sanar dúvidas, como quanto custa restauração de dente com porcelana, mas também são importantes para a realização da remoção profissional do tártaro, placas bacterianas e para a avaliação da saúde de toda a cavidade oral.
Assim, é possível identificar doenças em estágios precoces e iniciar o tratamento imediato, impedindo o desenvolvimento de agravantes.
Além disso, o médico pode orientar sobre formas de se livrar dos maus hábitos e ensinar as melhores formas de fazer a higiene oral da forma correta.
Por isso, a recomendação geral é de que todas as pessoas façam uma visita rotineira com um dentista, ao menos, uma vez a cada seis meses.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.