A igreja mais alta pode ser encontrada na cidade de Ulm, na Alemanha, e é uma maravilha moderna ver pessoalmente.
Ulm Minster se eleva acima de todos os outros edifícios ao seu redor e hoje é a igreja mais alta do mundo. É uma Igreja Luterana localizada na cidade de Ulm no importante estado alemão de Baden-Wurttemberg. Antes do século 20, era a quinta estrutura mais alta do mundo. Mas seu alardeado status de igreja mais alta do mundo não deve durar muito mais.
Embora possa parecer que a construção de catedrais é coisa do passado, a Sagrada Família continua em construção (assim como há mais de cem anos) e está destinada a superar esta igreja gigante.
História e Antecedentes da Igreja
Embora esta igreja às vezes seja chamada de catedral por causa de seu tamanho, na verdade é uma igreja. Nunca foi a sede episcopal de um bispo – o requisito para ser designada uma catedral.
Como outras grandes construções como a Sagrada Família (mas ao contrário da Grande Pirâmide), a construção desta igreja levou muito tempo. A construção começou na era da arquitetura gótica no final da Idade Média, mas não foi concluída até o século XIX. A igreja ficou inacabada por séculos. A construção começou em 1377. Foi concluída apenas em 1890.
- Altura: 530 pés ou 161,5 metros até o topo do campanário
Quando o trabalho cessou no século 16, a igreja estava quase completa. A igreja em si estava completa, mas as torres e algumas das decorações externas ainda estavam incompletas.
- Subindo a Torre: Atualmente, não é possível subir na torre
- Capacidade da Igreja: 20.000 pessoas
A intenção original de construir esta enorme igreja é bastante surpreendente. A razão era que, nos anos 1300, quando foi construída, era perigoso sair dos muros da cidade. Nesta época houve frequentes períodos de guerra e a freguesia mais antiga situava-se fora das muralhas defensivas. Assim, muitas vezes era perigoso para os frequentadores da igreja naquela época.
A igreja foi originalmente planejada para ter três naves de igual altura, a torre principal e duas torres acima do coro. O peso das naves e o peso da abóbada causaram danos à estrutura. Isso exigiu reconstrução e reforço.
A igreja mudou do catolicismo para o protestantismo em 1530/31. Isso ocorreu após a eclosão da Reforma Protestante e o referendo local em Ulm para a conversão ao protestantismo. No ano de 1543, os fundos acabaram e a construção foi interrompida. A construção da igreja foi financiada pelos habitantes locais da cidade e não pelo estado ou pela igreja.
- 613 anos: Duração do tempo necessário para concluir a igreja
Bombardeio da Segunda Guerra Mundial
Em uma das tragédias da Segunda Guerra Mundial, os aliados ocidentais se envolveram em um extenso bombardeio de cidades alemãs e atingiram civis deliberadamente. Os Aliados em diferentes pontos do mundo tentaram destruir as melhores cidades medievais da Alemanha. Depois da guerra, muitas dessas cidades não passavam de pilhas de escombros fumegantes.
Ulm também foi o alvo, em um ataque 1.449 toneladas de bombas foram lançadas sobre a cidade e ao final da campanha, apenas 1.763 dos 12.756 edifícios da cidade permaneceram intactos. Enquanto a cidade foi nivelada e destruída ao seu redor, milagrosamente a igreja sobreviveu praticamente ilesa. Cerca de 80% da cidade medieval foi destruída.
Problemas modernos
Um problema bastante estranho com a igreja hoje é um grande número de pessoas esvaziando bexigas ao redor da estrutura da igreja. O problema decorre da Musterplatz adjacente, que atrai grandes multidões de pessoas, mas os eventos geralmente não têm banheiros suficientes. Os ácidos e sais estão degradando a fundação de arenito da igreja e levando a reparos caros.
Acesso público hoje
Hoje a igreja está aberta à visitação. Para os visitantes que se sentem à altura do desafio, eles podem subir os 768 degraus que levam ao topo da torre. Não espere nenhum elevador! Atenção que a terceira e última escada em espiral mal tem espaço para uma pessoa passar. As vistas deste alto oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade de Ulm, bem como da cidade de Neu-Ulm, na Baviera.
Hoje continua sendo uma igreja vibrante e viva, hospedando mais de 1.000 serviços religiosos e outros eventos anualmente.
- Horário de Funcionamento: Seg-Dom: 10h às 17h
- Horário de Funcionamento: Abril a setembro das 9h às 19h
- Custo de Admissão: Adultos: 5 euros (US$ 6)
Para aqueles que viajam pelo sul da Alemanha, o Ulm Münster é realmente imperdível. Tem uma história incrível. Demorou 613 anos para ser construída, é a igreja mais alta do mundo e é uma sobrevivente. É um monumento à persistência e engenharia humana e um tesouro nacional da Alemanha hoje.