O complexo do Mosteiro de Sumela, pendurado em um penhasco, é um dos mosteiros mais extremos do mundo e um dos segredos mais bem guardados da Turquia.
Muito do que hoje é a Turquia já foi grego e o Mosteiro de Sumela já foi um mosteiro grego. Grande parte da região costeira do Mar Negro já foi grega. Esta área foi o lar dos gregos pônticos no que hoje é a província de Trabzon, na Turquia. A região do Mar Negro na Turquia é menos explorada pelos turistas, mas está repleta de história e atrações.
O Mosteiro de Sumela está situado em um penhasco a cerca de 1.200 metros ou 3.900 pés acima do nível do mar, com vista para o Vale Altindere. É realmente um local dramático e lembra um dos outros mosteiros extremamente localizados em todo o mundo – como o mosteiro budista de Fanjingshan, impossivelmente situado na China.
A História Antiga do Mosteiro de Sumela
De acordo com o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia, o Mosteiro de Sumela foi fundado por volta de 386 DC. Isso foi nos primeiros dias do cristianismo sendo legal no Império Romano e durante o reinado do imperador Teodósio I (375 – 395). Isso também o tornaria um dos mais antigos mosteiros cristãos do mundo.
- Fundado: Possivelmente já em 386 DC
Segundo algumas fontes, foi fundada por dois monges atenienses chamados Barnabas e Sophronios.
Ao longo de sua história, o mosteiro caiu em ruínas várias vezes e posteriormente foi restaurado. No século 6, sob o reinado do grande imperador romano oriental Justiniano, foi restaurado e ampliado pelo famoso general Belisarius.
- Expandido: Por General Belisarius Sob o Imperador Justiniano
Após a 4ª Cruzada, os latinos invadiram Constantinopla, o que restava do Império Bizantino dividido em três estados traseiros. Um deles foi o Império de Trebizonda centrado em Trabzon, na costa do Mar Negro. Durante este período no século 13, o mosteiro atingiu sua forma atual.
- Forma presente: Do século 13
Após a conquista pelos otomanos, foi concedida a proteção do sultão pelo sultão otomano Mehmed II em 1461. Nos anos seguintes, permaneceu um destino popular para monges e vários viajantes.
Abandono do Mosteiro de Sumela
Após o colapso do Império Otomano na Primeira Guerra Mundial e a guerra grega e turca que se seguiu na década de 1920, a população grega na Turquia foi expulsa. O acordo entre a Grécia e a Turquia há cem anos era que eles não poderiam mais viver um com o outro e, portanto, suas populações foram “trocadas”. Todos os gregos étnicos (exceto Istambul) tiveram que deixar a Turquia e todos os turcos tiveram que deixar a Grécia.
- Gregos: foram expulsos da Turquia
Foi neste contexto que o imponente Mosteiro de Sumela foi abandonado. Muitas das partes de madeira do mosteiro foram destruídas por um incêndio em 1930, enquanto saqueadores danificaram outras partes do mosteiro.
- Abandonado: Depois de 1923
Os monges fundaram um novo monastério na Grécia chamado Mosteiro Panagia Sumela em 1930. Hoje, o local mais sagrado da Grécia é o Monte Athos – uma península da qual as mulheres foram proibidas por 1.000 anos.
Visitando o Mosteiro de Sumela Hoje
O mosteiro é mais do que visualmente deslumbrante, é também de grande significado histórico e cultural, bem como uma grande atração turística dentro do Parque Nacional Altındere.
Hoje, o antigo Mosteiro de Sumela é um museu aberto aos visitantes e é uma das principais atrações de Trabzon. Há também esforços do governo turco para restaurar o mosteiro. É certamente uma vista deslumbrante e que vale a pena visitar.
A porta de entrada para o Mosteiro Sumelar é a principal cidade turca de Trabzon, no Mar Negro. Pode-se fazer uma visita guiada de Trabzon ao mosteiro, alternativamente, é fácil alugar carros para uma visita autoguiada.
O próprio Mosteiro de Sumela só pode ser alcançado pelos microônibus locais no Parque Nacional.
Passeios ao Mosteiro de Sumela
Há muitas visitas guiadas de Trabzon. Um exemplo de visita guiada é a Excursão ao Mosteiro de Sumela saindo de Trabzon. Neste passeio, pode-se passar um dia deslumbrante de descoberta no Parque Nacional Altindere e visitar não apenas o Mosteiro de Sumela, mas também o Histórico Zigana Pass (2050m), Karaca Cave, Torul SkyWalk Terrace e Hamsiköy Village.
A pessoa pode ser buscada em seu hotel ou em um local de encontro pré-designado. Depois de visitar o Mosteiro de Sumela, o passeio segue para o Histórico Zigana Pass, onde o passeio para para uma pausa para almoço em um restaurante local na estrada.
A passagem de Zigana também tem importância histórica, pois foi uma das passagens mais importantes da histórica Rota da Seda. Era um elo importante que ligava a Anatólia Oriental e o Irã ao Ocidente. Depois disso, o passeio segue para a Caverna Karaca, onde você ficará deslumbrado com sua galeria de estalactites, estalagmites e travertinos.
- Duração: 9 horas (horário de partida 9h30)
- Tipo de passeio: Excursão para grupos pequenos – até 15 pessoas
- Inclui: Taxa de admissão para o Parque Nacional Altındere
- Exclui: Museu e taxas de entrada, almoço e taxa de serviço de transporte no parque
- Custo: Aproximadamente. $ 20,00