Os cenotes do México são algumas das características geológicas mais exclusivas do mundo e vale a pena vê-los pelo menos uma vez.
Às vezes, destinos turísticos populares são superestimados, outras vezes são extremamente populares e ainda assim subestimados. A Península de Yucatán, no México, é talvez um exemplo deste último. A Península de Yucatán é um país das maravilhas tropical com praias tropicais, ricas florestas tropicais, dezenas de antigas ruínas maias (além de muitas cavernas rituais maias igualmente fascinantes que eram suas passagens para o submundo mítico) e os Cenotes. Cenotes são grandes câmaras subterrâneas ou cavernas cheias de água. São sumidouros naturais onde o teto da caverna desabou.
Sobre Cenotes
A palavra “Cenote” é pronunciada “seh-no-tay” e é do espanhol, que por sua vez é da palavra maia Yucatec “Ts’onot” ou “D’zonot”.
Os cenotes têm uma vida em que começam como cavernas subterrâneas cheias de água, depois há o estágio de um telhado desabado expondo a água da caverna e gradualmente preenchendo o Cenote com erosão e material. Os tipos mais comuns são Caverna, Cenotes Semi-Abertos e Abertos.
Um dos atributos especiais da península de Yucatán é que ela é pouco mais que uma extensão gigante de calcário. E o calcário é a rocha perfeita para a formação de cavernas. O Yucatan é o lar de alguns dos maiores sistemas de cavernas do mundo (as cavernas são consideradas a parte menos explorada da Terra). Em seu passado geológico, o Yucatan era um recife maciço, gigantesco e positivamente enorme há muitos milhões de anos. O nível do mar baixou e surgiu a península. Hoje é salpicado de cavernas e sumidouros (também conhecidos como cenotes).
Alguns desses sistemas de cavernas foram explorados por mais de 900 milhas, muitos desses sistemas de cavernas estão cheios de água.
- Número de cenotes: Talvez mais de 7.000, 2.200 dos quais foram documentados até agora
- Cenote Hotspot: O anel de cenotes perto de Mérida tem pelo menos 900 cenotes
- Recorde mundial: Sistema Sac Actun – a caverna mais longa com cerca de 350 km ou 155 milhas de comprimento
Cenotes e o asteróide Dino Killing
Embora isso possa parecer um pouco ridículo. Mas acredita-se que os Cenotes estejam relacionados ao fatídico asteróide que atingiu o planeta há cerca de 66 milhões de anos, encerrando o Período Cretáceo e o longo reinado dos dinossauros, juntamente com três quartos da vida na Terra. Este asteróide gigante tinha cerca de 6,2 milhas de diâmetro e expeliu uma quantidade incrível de material na atmosfera e liberou energia equivalente a cerca de 100 trilhões de toneladas de TNT.
Acredita-se que o asteróide tenha caído bem aqui, perto da costa da Península de Yucatán. Após 66 milhões de anos de sedimentos, a cratera não é mais visível, mas ainda existem sinais reveladores de seu impacto. A cratera é chamada Cratera Chicxulub
A força desse impacto alterou os sedimentos calcários dessa região e os tornou mais suscetíveis à erosão. Consequentemente, o anel cenote hoje segue a borda da Cratera Chicxulub. Assim, embora os turistas não possam mais ver a cratera após 66 milhões de anos de sedimentos, eles podem apreciar os Cenotes se formando em sua borda e marcando a borda da cratera invisível.
Significado Cultural dos Cenotes
Como era de se esperar, os Cenotes são significativos para a vida e a cultura do povo maia. Eles funcionaram para usos práticos como ser uma fonte confiável de água. Além disso, eram consideradas entradas para o submundo mítico e terra dos deuses. O mítico submundo maia é chamado de “Xibalba”. Muitos dos assentamentos maias são construídos em cima de cenotes – incluindo uma das Sete Maravilhas Modernas do Mundo – Chichen Itza.
Hoje, esses cenotes são alguns dos melhores sítios arqueológicos para aprender sobre os maias. Às vezes, novas descobertas são feitas e muitos artefatos são encontrados como; esqueletos humanos (os maias também praticavam sacrifício humano), ouro, incenso, cerâmica, estatuetas e muito mais. Enquanto muitos dos restos humanos nas cavernas podem ser apenas pessoas enterradas esperando a vida após a morte e não mostram sinais de sacrifício, enquanto outros certamente foram sacrificados. Uma descoberta confirmou a lenda local do Culto do Cenote, onde as vítimas eram sacrificadas ao deus da chuva Chaac e depois lançadas ritualisticamente no cenote.
- Sacrifício: Existem alguns sacrifícios humanos encontrados nos Cenotes
Hoje os turistas podem visitar e se banhar em muitas dessas impressionantes formações geológicas ao redor da Península.
- Karst: Karsts são formações semelhantes em outros países como Cuba e Austrália
Mergulhar nos Cenotes
Uma das principais atrações dos viajantes aventureiros é o mergulho nos Cenotes. Existem várias organizações que organizam excursões de mergulho. Estes mergulhos são agora cuidadosamente regulados para garantir a segurança dos mergulhadores e para proteger o frágil ecossistema dentro destas cavernas. O mergulho em Cenotes pode ser dividido em mergulho em caverna cento e mergulho em caverna cenote. O mergulho em caverna Cenote requer equipamento especial e só pode ser feito por mergulhadores treinados.
O Yucatán é muito mais do que ruínas e praias na superfície!