Curioso sobre trabalhar enquanto viaja pelo mundo? Aqui está o que é ser um nômade digital, de um nômade digital.
Muitas pessoas pensam que viajar é caro e difícil. Nada poderia estar mais longe da verdade. Neste artigo, não discutiremos quem se tornar um nômade digital e como encontrar trabalho online. Para ver como se tornar um nômade ao redor do mundo ensinando inglês, veja aqui. Em vez disso, a discussão será como é barato e fácil.
Viajar pode ser surpreendentemente barato – muito mais barato do que viver uma vida normal em um país desenvolvido e caro como os Estados Unidos. Nos Estados Unidos e em outros países como a Austrália, o custo de vida é muito alto e, portanto, é preciso ganhar um salário decente apenas para sobreviver. Na maior parte do mundo, o custo de vida pode ser muito menor.
Custo de vida
Se olharmos para o Índice de Custo de Vida, vemos que os lugares mais caros do mundo para se viver estão na Suíça com um Índice de Custo de Vida em torno de 130. A cara Nova York é a referência com um índice de 100,00 e é a mais cidade cara nos Estados Unidos. À medida que descemos a lista, vemos cidades como Madri em 62, Atenas em 58 e Istambul em 38.
Custo de vida em cidades selecionadas:
- Genebra: 125
- Cidade de Nova York: 100,00
- Londres: 87
- Madri: 62
- Manila: 43
- Istambul: 38
Isso significa que não é preciso ter a mesma renda para manter o mesmo padrão de vida em todo o mundo. Mas, mesmo assim, o custo de vida costuma ser superestimado em índices como o Índice de Custo de Vida. Um exemplo disso é Cingapura com um índice de custo de vida de 82. Mas em Cingapura, não é preciso gastar para possuir e dirigir um carro. O transporte público é perfeitamente suficiente.
- Carro: Em grande parte do mundo, não se precisa de carro
- Exagerado: Freqüentemente, o custo de vida é exagerado com as condições da vida real
- Custo de vida: Por país Veja aqui
Isso significa que, se alguém tiver apenas uma renda modesta como nômade digital, poderá ter a confiança de poder sustentar um bom padrão de vida no exterior. Se alguém planeja viver em países em desenvolvimento, o custo de vida pode ser muito baixo. Em muitas cidades do mundo, uma corrida de táxi não deve custar mais de US$ 5 (e geralmente US$ 2).
Banca Internacional e Aluguel
O banco internacional é praticamente universal nos tempos modernos. Pode-se continuar a ser pago em seu banco doméstico e usá-lo no exterior (basta verificar suas transações estrangeiras e taxas de conversão).
- Observação: MasterCard e Visa podem ser usados em praticamente todos os países (American Express e outros são limitados)
- Exceções: MasterCard e Visa não podem ser usados em locais sancionados como o Irã, e são difíceis na China que tem seu próprio sistema
Ao viajar e procurar se estabelecer em um novo país, é simples. Basta encontrar um lugar para alugar (muitos países têm suas próprias plataformas de aluguel – procure em fóruns ou pergunte uma vez naquele país). Para começar basta alugar um Airbnb por um tempo.
O mundo é sua ostra
Ao viver como um nômade digital, o mundo é sua ostra. Pode-se facilmente alugar um apartamento em uma praia tropical nas Filipinas, morar no centro de uma cidade ou cidade histórica na Europa ou nas grandes e densamente povoadas cidades da Ásia.
Muitos dos apartamentos de aluguel em todo o mundo são, por padrão, totalmente mobiliados. Isso significa que você não tem o incômodo constante e as despesas de configuração todas as vezes. Pode-se ser tão móvel quanto ter um laptop e uma ou duas malas. Pode-se fazer as malas e mover-se em um instante.
- Mobilidade: Alguém pode ser incrivelmente móvel
Para começar, não é preciso se preocupar muito com onde morar. Pode-se sempre mudar. Na Europa, pode-se facilmente reservar um voo para qualquer lugar da Europa por $ 50,00 (há até voos de Portugal para a Escócia por $ 8,00!). E pode-se voar para quase qualquer lugar do mundo por $ 1.000,00 – e a maioria dos lugares por apenas $ 500,00. Veja aqui as melhores companhias aéreas de baixo custo do mundo.
De quase qualquer lugar do mundo, se alguém quiser estar em qualquer outro lugar do mundo (inclusive em casa) em um ou dois dias. Pode-se chegar lá em cerca de 72 horas e $ 1.000,00. No mundo de hoje, viajar é fácil, sem obrigações e, em grande medida, sem riscos.
- Livre de Obrigações: Sempre se pode voltar para casa em um instante próximo
Um dos maiores desafios dos nômades digitais é encontrar um grupo social. Para quem é extrovertido, isso é muito fácil. Existem muitos outros expatriados vivendo em todo o mundo, e eles também estão procurando amigos e interação. As comunidades de expatriados são geralmente muito inclusivas e receptivas – todos estão no mesmo barco. Além disso, em muitos lugares do mundo, alguém é visto como exótico e interessante – os locais desses países também estão ansiosos para conhecê-lo.