Houve alegações de fãs e esses fatos provam que as cenas de Man VS Wild foram falsificadas para melhores visualizações.
Em 10 de março de 2006, foi ao ar o primeiro episódio de Man vs. Wild, também conhecido como Born Survivor: Bear Grylls, Ultimate Survival, Survival Game, Real Survival Hero ou simplesmente Bear Grylls no Reino Unido. O programa durou cinco anos antes de terminar em 29 de novembro de 2011. Ao longo de seu tempo no ar, vimos Bear Grylls tentar sobreviver no deserto, enquanto demonstrava técnicas de como sobreviver aos telespectadores.
Apenas vendo o show, muitos poderiam dizer que algumas das situações em que ele se meteu eram um pouco questionáveis. Se você é um desses espectadores, saiba que não estava sozinho. Houve muitas alegações e até episódios confirmados em que as cenas foram falsificadas para obter melhores visualizações.
Aqui estão 12 fatos desconhecidos sobre Bear Grylls e seu show Man vs. Wild.
Contents
- 1 12 Bear Grylls realmente não construiu a jangada, seus especialistas nos bastidores fizeram
- 2 11 Urso nem sempre dorme do lado de fora durante as filmagens, ele às vezes dorme em hotéis
- 3 10 Nem tudo que eles mostram é realmente possível
- 4 9 A equipe passa uma semana antes das filmagens para estudar a área do urso
- 5 8 Urso tem muito medo de altura
- 6 7 Durante um episódio de 2007 envolvendo um vulcão, a fumaça saindo dele era na verdade de uma máquina de fumaça
- 7 6 A cena envolvendo cavalos selvagens também foi falsificada
- 8 5 Eles usaram um membro da tripulação vestido com um terno de urso no lugar de um urso real
- 9 4 Bear não é realmente um especialista em sobrevivência
- 10 3 Algumas das técnicas que ele usa podem realmente piorar uma situação…
- 11 2 ….. Ou até terminar em morte
- 12 1 urso foi criticado por colocar em perigo seus próprios filhos
12 Bear Grylls realmente não construiu a jangada, seus especialistas nos bastidores fizeram
No início do show, há um aviso que afirma: “Bear Grylls e a equipe recebem apoio quando estão em situações potencialmente fatais”. Tudo bem, nós entendemos. O que não indica, porém, é quanta ajuda ele recebe. Por exemplo, em um dos episódios, Bear constrói uma jangada no estilo polinésio, mas na verdade ele contratou um especialista externo chamado Mark Weinert para construir a coisa toda. Tanto por seu conhecimento especializado e pela fundação da Bear Grylls Survival Academy.
11 Urso nem sempre dorme do lado de fora durante as filmagens, ele às vezes dorme em hotéis
Bear não apenas recebe ajuda de estranhos, mas também não dorme do lado de fora enquanto filma o programa. Em vez disso, ele dorme em hotéis de luxo. Quando a notícia foi divulgada, um porta-voz do programa deu a seguinte resposta: “Bear faz todas as suas próprias acrobacias e se coloca em situações perigosas. Mas o show não é uma série de documentários observacionais, é um guia de “como fazer” para técnicas básicas de sobrevivência.
10 Nem tudo que eles mostram é realmente possível
Durante um episódio de Man vs. Wild, Bear Grylls ensina os espectadores a espremer água do esterco de elefante. Uma técnica útil se alguém se perder perto do território dos elefantes. Parece que esta é apenas uma técnica inventada. De acordo com Les Stroud, estrela de Survivorman, “Não é possível espremer água potável do esterco de elefante. Bem, é quando seu cinegrafista o encharcou com água engarrafada.
9 A equipe passa uma semana antes das filmagens para estudar a área do urso
Cada episódio de Man vs. Wild leva cerca de 7 a 10 dias para ser filmado, dependendo do que Bear está fazendo. Antes de filmar um episódio, porém, a equipe sai e passa pelo menos uma semana pesquisando e explorando o local e preparando tudo para Bear. Então Bear precisa passar pelo menos dois dias fazendo um intenso treinamento de sobrevivência, onde especialistas entrarão e o treinarão para aquela área específica.
8 Urso tem muito medo de altura
Alguém poderia pensar que alguém como Bear, que saltou de paraquedas e até escalou o cume do Monte Everest, não teria medo de altura. É verdade embora. Quando perguntado se ele lutou com alguma coisa durante as filmagens, ele respondeu: “claro, sou humano. Eu fico com muito medo no show, especialmente em grandes alturas. Aprendi ao longo dos anos que, quanto mais pesadelo é para mim, melhor é a visualização.”
7 Durante um episódio de 2007 envolvendo um vulcão, a fumaça saindo dele era na verdade de uma máquina de fumaça
Em 2007, há um episódio que foi filmado no Monte Kilauea, um vulcão no Havaí. A certa altura, uma nuvem de fumaça branca é mostrada saindo do vulcão. É quando Bear diz: “Olhe para isso, você pode realmente ver o dióxido de enxofre saindo dessas aberturas. Em altas concentrações, esse gás é um assassino.” Acontece que essa foi apenas uma cena totalmente falsa e apenas fumaça de uma máquina de fumaça.
6 A cena envolvendo cavalos selvagens também foi falsificada
A fumaça saindo do vulcão não é a única coisa que foi falsificada. Durante outro episódio que envolveu um grupo de cavalos “selvagens”, soube-se que os cavalos não eram selvagens, mas sim cavalos treinados. Em resposta aos fãs que souberam disso, o Discovery divulgou um comunicado dizendo que a partir de agora eles começariam a ser 100% transparentes e explicar antecipadamente aos telespectadores e que todos os episódios anteriores seriam editados adequadamente.
5 Eles usaram um membro da tripulação vestido com um terno de urso no lugar de um urso real
Durante o primeiro episódio de Man vs. Wild em 2006, há uma parte do episódio em que Bear pensa que está sendo perseguido por um urso pardo. Ele está tão assustado que até foge de seu acampamento no meio da noite para escapar do urso. Infelizmente, essa cena foi uma farsa completa e o urso que estava “perseguindo” Bear era na verdade apenas um membro da equipe vestido com uma roupa de urso.
4 Bear não é realmente um especialista em sobrevivência
No início de sua vida, Bear ingressou no exército, onde aprendeu habilidades de sobrevivência em combate. Após o serviço militar, ele ganhou fama por participar de algumas aventuras amplamente divulgadas, incluindo a escalada do Monte Everest. Não há como negar que todas essas façanhas e aventuras foram difíceis, mas não necessariamente o qualificam como um especialista em sobrevivência. Comparando-o com outros especialistas em sobrevivência, como Ray Mears e Les Stroud, fica claro que sua experiência não chega nem perto da deles.
3 Algumas das técnicas que ele usa podem realmente piorar uma situação…
Muitas das técnicas que Bear usa em Man vs. Wild podem realmente piorar a situação ou até mesmo torná-la perigosa. Um exemplo disso seria durante os momentos em que ele corria por terrenos perigosos. O urso adora correr, pular, pular e balançar em penhascos. Ele até saltou com vara várias centenas de metros de terreno rochoso. Sejamos espertos, porém, ninguém faz isso se estiver em um terreno novo e perigoso.
2 ….. Ou até terminar em morte
Outra coisa que Bear tem o hábito de fazer é se molhar em todas as oportunidades nadando em águas geladas, descendo de rapel perto de cachoeiras e descendo rios rápidos em jangadas caseiras. Eles não são apenas perigosos e podem resultar em afogamento ou ferimentos, mas também podem resultar em hipotermia, que, se ocorrer na natureza, pode resultar na morte de uma pessoa.
1 urso foi criticado por colocar em perigo seus próprios filhos
Em 2015, Bear montou um exercício de treinamento para o Royal National Lifeboat Institution, onde as tripulações dos botes salva-vidas tiveram que resgatar seu filho de 11 anos, Jesse, de um afloramento rochoso no oceano durante a maré alta. Posteriormente, o RNLI divulgou um comunicado dizendo que não fazia ideia de que Bear havia usado seu próprio filho para o exercício. Mais tarde, Bear admitiu que também permite que seus três filhos pratiquem parapente sem capacetes.