Galveston é uma ilha deslumbrante para se visitar por suas praias e sua história como uma colônia de piratas.
A Ilha de Galveston, no Texas, é o lar de uma colônia de piratas de curta duração no que hoje é o Texas. Galveston Island é uma ilha barreira a apenas cerca de 80 quilômetros a sudeste de Houston. A ilha está cheia de intrigantes histórias de piratas e também é profundamente importante para os primeiros anos do incipiente país do Texas e depois do estado do Texas.
A Ilha de Galveston está hoje dentro do Condado de Galveston, no Texas, no Golfo do México. Tem cerca de 27 milhas de comprimento e não mais de 3 milhas de largura em seu ponto mais largo. Ele está conectado ao continente pela Interstate Highway 45 Causeway e é uma viagem de um dia fácil saindo de Houston. Considerou adicionar Galveston Island ao seu itinerário essencial para Houston.
A vida pirata de Jean Lafitte
O Parque e Reserva Histórico Nacional Jean Lafitte, na Louisiana, recebeu o nome de um pirata e contrabandista chamado Jean Lafitte. Ele foi um dos primeiros colonos franceses na então colônia francesa da Louisiana. Ele nasceu no início da década de 1780 na França ou na colônia francesa de St. Domingue (o que hoje é o Haiti).
- Profissão: Pirata, Contrabandista, Corsário
- Nascer: França ou São Domingos
Devido ao embargo americano ao comércio com a Grã-Bretanha e a França em 1807, Lafitte trabalhou em um esquema de contrabando. A importação de escravos também se tornou ilegal e, de acordo com o NPS, Lafitte contrabandeava escravos para o sul da Louisiana.
Lafitte se considerava um corsário e não um pirata (afinal, ele era mais baseado em terra do que no mar). Como corsário, ele tinha permissão dos governos em guerra para capturar navios inimigos (para aqueles que o recebiam, ele era um pirata).
Ele tinha permissão de um governo que a América não reconhecia para capturar navios espanhóis. Como os americanos não reconheciam o governo, eles o viam como um pirata.
- Guerra de 1815: Ajudou os americanos a derrotar os britânicos
- Pós Guerra: Voltou ao contrabando na ilha de Galveston
A certa altura, Lafitte pode ter tido até 1.000 pessoas trabalhando para ele (chamados de baratários). Durante a Guerra de 1812, Lafitte ajudou os americanos a derrotar os britânicos – em troca, ele recebeu o perdão total. Mas depois da guerra, Lafitte logo voltou ao contrabando – desta vez na ilha de Galveston, no Texas espanhol. Ele acabou sendo forçado a sair pela Marinha americana em 1820.
História e importância dos piratas da Ilha de Galveston para o Texas
O primeiro assentamento dos europeus em Galveston aconteceu em 1816, alguns anos depois Jean Lafitte trouxe seus homens da Louisiana (que agora fazia parte da América) para Galveston (que era o Texas espanhol). Ele chamou o assentamento de Campeche em homenagem a um assentamento mais antigo na Península de Yucatán.
- 1816: Primeiro Acordo Europeu
- 1820: Jean Lafitte Expulso da Ilha
- 1821: independência mexicana
- 1836: revolução texana
- 1845: Anexação do Texas aos EUA
Por alguns anos, a Ilha de Galveston foi a base da pirataria e do contrabando muito lucrativos de Jean Lafitte. Ele continuou a contrabandear escravos para os Estados Unidos depois que o país proibiu a prática do comércio internacional de escravos em 1808.
Mas depois de atacar um navio americano, ele foi forçado a sair da ilha pela Marinha dos EUA.
Logo em seguida, houve a independência mexicana em 1821 e Galveston passou a fazer parte do México até a revolução texana de 1836. Após a independência, a ilha tornou-se o principal porto e destino da imigração para o Texas. Por um tempo, sua população superou a de San Antonio. Na Guerra Civil, tornou-se até o maior porto de embarque de algodão do mundo.
Não é apenas a sua história, Galveston também é famosa pelas suas fantásticas praias para desfrutar.
Visitando a herança pirata da ilha de Galveston hoje
Marco Histórico Jean Lafitte
Uma atração é um marco histórico na antiga casa Maison Rouge de Jean Lafitte. O marcador foi erguido em 1965 pela Comissão Histórica do Texas.
- Ver: Marcadores Históricos de Jean Lafitte
- Endereço: 1417 Harborside Drive, Galveston, TX
A inscrição no marcador diz:
“Pirata notório. Estabeleceu-se aqui em 1817 com seus bucaneiros e navios; sob a bandeira mexicana, continuou suas incursões contra a navegação espanhola no Golfo”.
“Neste local, ele construiu sua casa, Maison Rouge (Casa Vermelha), que fazia parte de seu forte; e o andar superior foi perfurado por canhões. Foi luxuosamente mobiliado com pilhagem de navios capturados.
Em seguida, continua dizendo que ele queimou sua casa, forte e vila depois que a Marinha dos Estados Unidos o forçou a sair. Em seguida, continua dizendo que a antiga estrutura que se vê hoje foi construída sobre as fundações da Maison Rouge de Lafitte.
Museu do Pirata de Galveston
Outra atração para conhecer Jean Lafitte na ilha é o Galveston Pirate Museum – uma atividade divertida que toda a família pode curtir junta.
- Admissão: $ 15,00 por pessoa mais imposto sobre vendas
- Endereço: 2313 Harborside Drive, Galveston
Horário de Funcionamento:
- Domingo a quinta-feira: 10h00 às 22h00
- Sextas e Sábados: 10h00 às 23h00
Além dessas atrações, não há muito o que ver da efêmera colônia de piratas de Jean Lafitte em Galveston.