Tanto da história de Roma existe abaixo do solo quanto acima, e vale a pena adicionar essas catacumbas ao itinerário.
As catacumbas assumiram uma natureza mística e assustadora. Hoje existem catacumbas sob muitas das cidades antigas do mundo, como em Paris e em Odesa, na Ucrânia. Mas as catacumbas originais são as Catacumbas de Roma. Eles são antigos e foram usados para enterros subterrâneos e em torno de Roma.
Essas catacumbas são famosas por sua importância para o cristianismo primitivo e tiveram grande influência no desenvolvimento da igreja primitiva em Roma. Centenas de milhares de primeiros cristãos foram enterrados nessas passagens sob a cidade eterna. Alguns deles são enormes e apenas alguns deles estão abertos ao público hoje.
Sobre as Catacumbas Romanas
Existem várias catacumbas em Roma – atualmente, pelo menos quarenta são conhecidas. Surpreendentemente, alguns só foram redescobertos nas últimas décadas.
As catacumbas de Roma são principalmente de cristãos, mas também há sepulturas judaicas e uma variedade de sepulturas romanas pagãs daqueles pagãos que não cremaram seus mortos. Os enterros nessas catacumbas foram uma resposta à superlotação da cidade no século II dC e aos enterros proibidos na cidade devido à disponibilidade limitada de terras. Curiosamente, a superlotação e a escassez de terras também foram o que motivou os enterros nas catacumbas de Paris.
Uma das mais famosas das várias catacumbas romanas é a Catacumba de Callixtus. É uma catacumba cristã e está localizada perto do moderno Parque da Cafferalla.
As catacumbas romanas são muito importantes para a arte cristã primitiva. Eles também foram refugiados em tempos de perseguição cristã em Roma.
As catacumbas romanas são tão antigas que muitas delas são anteriores aos romanos. Muitos foram escavados pela primeira vez pelos etruscos que viveram nesta área antes dos romanos. Como as pedreiras (agora chamadas de catacumbas) de Paris, elas foram escavadas para extrair várias rochas como arenito e calcário para construir a cidade. Essas pedreiras foram aprimoradas posteriormente pelos romanos para obter mais recursos rochosos e depois por cristãos e judeus para enterrar seus mortos.
- Declínio: Começou a declinar depois de 380 DC
- saqueado: Parece que vândalos, ostrogodos e lombardos saquearam as catacumbas em busca de objetos de valor
- Amplamente abandonados: Eles foram amplamente abandonados após o século 10 e as relíquias neles foram transferidas para as basílicas
Depois que o cristianismo se tornou a religião do estado em 380 dC, a prática de sepultar seus mortos nas catacumbas começou a declinar. Em vez disso, com o passar do tempo, tornou-se mais popular enterrar os mortos nos cemitérios da igreja e, no século VI, a prática cessou e eles eram usados apenas para os serviços memoriais dos mártires.
Hoje é a Santa Sé da Igreja Católica a responsável pelas catacumbas cristãs. Eles são administrados pela Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra da Santa Sé.
Catacumbas abertas ao público
Hoje, das 40-60 catacumbas de Roma, apenas cinco estão abertas ao público e podem ser visitadas. Esses são:
- Catacumbas de San Callisto: mais de 20 quilômetros ou 14 milhas de comprimento. Eles contêm 16 pontífices e muitos importantes mártires cristãos. Aberto de quinta a terça. Horário das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
- Catacumbas De San Sebastiano: 12 Quilômetros De Comprimento Ou Cerca De 8 Milhas. Um dos dois melhores a serem visitados (com as catacumbas de San Callisto). Aberto de segunda a sábado. Horário das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
- Catacumbas de Domitila: têm cerca de 15 quilômetros ou 10 milhas de comprimento. Eles foram redescobertos em 1593, aberto de quarta a segunda. Horário das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
- Catacumbas de Sant’Angese: nomeado para uma mulher Sant’Agnese que foi martirizada por sua fé. Aberto todos os dias, mas fechado nas manhãs de domingo e nas tardes de segunda-feira. Horário das 9h00 às 12h00 e das 16h00 às 18h00
- Catacumbas de Priscila: Têm afrescos interessantes que são importantes para a história da arte cristã. Acredita-se que sejam as primeiras representações da Virgem Maria. Aberto de terça a domingo. Horário das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Visitando as Catacumbas
Fazer uma visita guiada às catacumbas é fácil, acessível e direto. Um exemplo de visita guiada à Basílica de São Sebastião e suas Catacumbas.
- Duração do Passeio: 3 horas
- Custo: $ 47,30
- Hora do encontro: 10h00
- Incluído: Guia turístico
Os turistas podem reservar visitas guiadas às catacumbas romanas aqui.
Visitar as catacumbas de Roman é uma das coisas mais gratificantes e interessantes que se pode fazer. Muitas vezes, os turistas estão tão preocupados em ver o que está acima do solo que não param para pensar no que poderia estar no subsolo. Grande parte da história mais importante da cidade de Roma está no subsolo, apenas esperando para ser vista e é uma parte importante do itinerário de um fim de semana em Roma.