Muitas pessoas não sabem sobre a Islândia, incluindo a melhor época do ano para visitar.
A Islândia saiu direto de um livro de contos de fadas. Suas paisagens agrestes e deslumbrantes fiordes, vulcões, costas e aurora boreal atraem pessoas de longe. Juntamente com a Nova Zelândia, a Islândia é uma das duas últimas grandes paisagens a serem descobertas e povoadas pela humanidade.
Hoje, a Islândia é um paraíso ao ar livre que todos deveriam ver e experimentar. Mas também é importante ir na época certa do ano para a atividade certa. Não faz sentido ir nos longos verões diurnos se você quiser ver a aurora boreal ou no inverno se quiser explorar o interior da ilha.
Antecedentes e história da Islândia
- Capital e maior cidade: Reiquiavique
- População: 370.000
- Moeda: coroa islandesa
- Independência: 1944 (da Dinamarca)
- Área de pouso: 102.775 km2 ou 39.682 milhas quadradas (cerca do tamanho de Kentucky ou Tennessee)
A Islândia tem uma das histórias mais jovens que remonta ao assentamento viking norueguês há mais de mil anos. A maior cidade é Reykjavik e é o lar de cerca de dois terços da população, então quando você sai e começa a explorar a ilha, não há muito em termos de cidades maiores. A Islândia é dominada por seu planalto central, cheio de campos de lava e areia, geleiras e montanhas (tem até um dos vulcões mais ativos do mundo sob a geleira). A rodovia principal faz um circuito ao redor da ilha.
- Fato engraçado: O único mamífero terrestre nativo da Islândia foi a raposa do Ártico que caminhou sobre as camadas de gelo da era do gelo
Acredita-se que o assentamento tenha começado em 874 DC. Posteriormente, passou grande parte de sua história sob controle norueguês e dinamarquês. Sempre foi um clima muito difícil de se viver e a população era muito vulnerável a mudanças climáticas e fomes severas, durante grande parte de sua história a população não poderia crescer acima de 40.000 ou mais pessoas. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi invadido pelos britânicos para negá-lo aos alemães e depois pelos americanos para liberar as tropas britânicas.
A Islândia é uma terra de geleiras junto com muitos dos vulcões mais ativos do mundo. Cerca de 30 vulcões entraram em erupção na história recente. Isso tudo faz da Islândia a verdadeira terra do Gelo e do Fogo (mas eles não têm nenhum zumbi ou dragão de gelo)!
O Círculo Polar Ártico
Existem várias definições do que é o Círculo Polar Ártico, se você usar a definição de que é o ponto mais ao sul em que o centro do sol da meia-noite é visível no solstício de junho e o mais ao norte, onde o centro do sol do meio-dia é visível apenas no o solstício de dezembro, então o Círculo Polar Ártico é 66°33′48.7″. Nesse caso, a maior parte da Islândia fica ao sul do Círculo Ártico, com o Círculo mal cortando a parte mais ao norte da ilha. Se a definição for a temperatura de 10° Celsius em julho, então a maior parte do país está dentro da zona.
- Curiosidades: A palavra inglesa “Geyser” é do gêiser chamado “Geysir” na Islândia
- Fato engraçado: A Islândia afirma ter o parlamento mais antigo e mais antigo da Terra
Hoje a Islândia é um país muito rico e não faz parte da União Europeia, embora tenha muitos acordos e tratados fortes com eles.
Quando ir e como fazer o tour
Se você está planejando explorar este país das maravilhas, não deixe de visitar no verão. Os dias serão longos e o clima será o mais quente, os invernos serão longos, amargos e escuros. Embora seja possível organizar passeios nesta ilha (e há muitos deles), talvez o mais comum sejam os passeios autônomos. É muito fácil dirigir sozinho pela ilha, e o custo de contratar guias aqui é considerável. Nos últimos 20 anos, o número de turistas que afluem a esta ilha explodiu e agora cerca de 2 milhões de turistas visitam-na anualmente.
Principais atrações
Algumas das principais atrações turísticas da Islândia incluem:
- Praia de Reynisfjara: Famosa por suas colunas de areia preta e basalto áspero
- Lagoa Jokulsarlon: Uma Lagoa Glacial Inesquecível
- Cavernas de gelo de Vatnajokull: Cavernas de gelo nas profundezas da geleira Vatnajokull
- Lagoa Azul: País das maravilhas geotérmicas com água termal
- Gullfoss: As maiores cachoeiras da Europa
- Laugavegur: Possui a trilha de caminhada mais longa da Islândia, medindo 49 milhas
- Parque Nacional Thingvellir: Historicamente importante para a ilha e o local do antigo parlamento
- Askja: Uma enorme caldeira – você precisa de 11 a 14 horas para concluir esta viagem
- Gêiseres em Haukadalur: Cheio de gêiseres, fontes termais e piscinas de lama borbulhante
A principal atração da Islândia é o ecoturismo, então venha e dirija por este país das maravilhas do deserto e contemple as paisagens dramáticas. Venha apenas no verão (a menos que você queira ver a aurora boreal).