Belfast é uma cidade rica em história da Irlanda do Norte e é um ótimo lugar para se visitar. Aqui está a melhor maneira de ser um turista nesta cidade.
Há 20 anos, Belfast atraiu pouco mais de meio milhão de turistas, que injetaram cerca de £ 63 milhões na economia. Então veio a assinatura do Acordo de Belfast, também conhecido como o Acordo da Sexta-Feira Santa, que pôs fim ao período dos problemas que dominaram a vida da Irlanda do Norte por tantos anos e levou a nação a um rápido período de transformação. Em 2017, pouco menos de 5 milhões de pessoas visitaram a Irlanda do Norte, trazendo consigo quase £ 1 bilhão de libras. Agora, Belfast está absolutamente transbordando de coisas para os turistas verem e fazerem, então abaixo estão algumas das melhores coisas que a cidade tem a oferecer.
Localizado no Cathedral Quarter de Belfast, na antiga sede do National Bank, o National Grand Café é de fácil acesso para quem visita Belfast. Arquitetonicamente, o edifício é muito interessante, pois o exterior tem uma bela fachada histórica, que contrasta dramaticamente com o interior moderno. Plantas penduradas nas vigas de metal que sustentam o telhado de vidro, em um cenário de metal, tijolo e paredes pintadas, formam um belo cenário para um bom almoço. Em termos de comida, o restaurante não tenta ser muito chamativo ou inovador, em vez disso, a qualidade do serviço assume clássicos como croque monsieurs, ovos benedict ou panquecas. Embora o National Grand Café possa não ser o lugar para quem procura uma refeição aventureira, é o lugar perfeito para ir se você quiser apenas algo bem feito. O melhor de tudo é que você não encontrará um único item no menu que custe mais de £ 8.
Pode parecer uma escolha óbvia para alguns, mas se você for a Belfast sem visitar o museu do Titanic, isso não conta como uma viagem a Belfast. Inaugurado em 2012, 2 semanas antes do 100º aniversário do naufrágio, este museu de 130.000 pés quadrados é extremamente high-tech e interativo, com design ultramoderno. A fachada é feita de alumínio revestido de prata, a forma foi projetada para ser uma reminiscência do casco do Titanic e atinge o pico de 126 pés, a mesma altura do casco do navio original.
No interior, os visitantes encontrarão reconstruções em tamanho real de várias salas, incluindo a famosa escadaria (que pode até ser alugada para eventos privados); projeções interativas que exibirão as plantas do navio e ilustrarão os danos sofridos; uma lista completa e pesquisável de informações sobre passageiros e tripulantes, permitindo que você encontre quaisquer parentes que possa ter tido e saiba seu destino; artefatos recuperados do Titanic, incluindo um pedaço do casco que você pode tocar; e o meu favorito, o passeio do estaleiro, um passeio curto, semelhante a um parque de diversões, que o leva por vários estágios da construção do navio. Os ingressos geralmente custam £ 18 libras, mas variam dependendo do horário, e há ótimos descontos disponíveis para quem deseja visitar fora dos horários de pico.
Se em algum momento da sua viagem você quiser se sentir ridiculamente chique, vá direto para o Great Room Restaurant no Merchant Hotel. O Merchant é um hotel cinco estrelas localizado na antiga sede do Ulster Bank, e o Great Room é a joia da coroa. As paredes e tetos são primorosamente decorados de cima a baixo com belos trabalhos de gesso da era vitoriana, que atraem os olhos para a grande cúpula de vidro no centro do telhado, pendurada na qual está o maior lustre da Irlanda do Norte e da República. .
Dado o ambiente absolutamente inspirador, os itens do menu disponíveis não serão nenhuma surpresa e incluem peito de codorna grelhado, coelho selvagem e ravióli de lagosta, bem como algumas opções mais tradicionais, como filé de carne irlandesa e carne alimentada com milho. frango. O que pode ser uma surpresa, dada a completa decadência não adulterada do local, é o preço. Embora você possa pagar uma conta considerável no menu À La Carte, o menu fixo tem um valor extremamente bom, custando apenas £ 23,50 para 2 pratos ou £ 28 para 3.
Passeios de táxi preto
Uma das maneiras mais eficientes e divertidas de aproveitar o máximo possível de Belfast é fazer um Black Cab Tour. Esses passeios visam fornecer uma experiência imparcial, informativa e divertida, personalizada para cada grupo individual. Os próprios guias turísticos são todos locais que viveram e trabalharam em Belfast por toda a vida e entendem tanto a vida moderna da cidade quanto a história de ambos os lados do conflito da Irlanda do Norte de uma forma francamente inestimável.
O passeio inclui muitos dos pontos turísticos mais populares da cidade, como o Titanic Quarter, a Queen’s University, o Castelo de Belfast e, o mais famoso, os murais da Irlanda do Norte. Esses cerca de 2.000 murais foram pintados ao longo de décadas e retratam os dois lados do conflito. Essas imagens oferecem uma visão incomparável dos sentimentos dos habitantes locais e são uma das melhores maneiras de entender verdadeiramente a dor e a complexidade dos problemas.
Belfast pode não ser uma das maiores ou mais famosas cidades do Reino Unido ou da Irlanda, mas é definitivamente um dos melhores lugares para turistas. Embora a cidade não fuja de seu passado sombrio, ela também se recusa a ser definida por ele. Uma pessoa sem conhecimento ou interesse em história pode visitar e nunca ficar sem coisas para fazer, então se você quer aprender, se divertir ou ambos, Belfast é o lugar para estar.