Cataratas do Iguaçu: é melhor ver do lado brasileiro ou argentino?

As Cataratas do Iguaçu são uma das Maravilhas Naturais do Mundo, estendendo-se pelos dois países, e a experiência é diferente em cada um deles

Turistas nas Cataratas do Iguaçu Shutterstock

A América do Sul é um paraíso para os amantes da natureza, com cachoeiras, montanhas e florestas. Para muitos viajantes, o continente também abriga as cachoeiras mais icônicas do planeta. As Cataratas do Iguaçu apresentam 275 cascatas que se estendem por quase três quilômetros, o que significa que é mais larga que as Cataratas do Niágara. O local é reconhecido como a maior cachoeira do globo e oferece diversas atividades ao ar livre para os turistas.

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira da Argentina e do Brasil, países com uma rivalidade histórica devido ao futebol, e os turistas podem explorar as cataratas de ambos os lados. Ainda assim, uma das principais dúvidas dos viajantes ao planejar uma visita às Cataratas do Iguaçu (ou Cataratas do Iguaçu para os brasileiros) é qual lado é melhor.

Os viajantes com tempo suficiente devem visitar as Cataratas do Iguaçu em ambos os países, pois cada um oferece experiências inesquecíveis.

Cataratas do Iguaçu – Argentina

Aproximadamente 80 por cento das Cataratas do Iguaçu estão na Argentina. O ponto mais famoso do lado argentino é a Garganta del Diablo (Garganta do Diabo), sua queda mais alta medindo 262 pés. Como esta parte também abriga a parte mais significativa das quedas, há mais trilhas para explorar.

Os viajantes devem saber que não é uma viagem de um dia e precisam de pelo menos dois dias para explorar a região.

Como chegar lá

Os viajantes que visitam Buenos Aires podem pegar um dos muitos voos diários para o Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú (IGR) ou Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU) no Brasil. A viagem dura aproximadamente duas horas, e os dois aeroportos ficam bem próximos às cachoeiras e de fácil navegação.

Outra opção é viajar de ônibus desde Buenos Aires. A viagem leva aproximadamente 18 horas e o preço da passagem começa em $ 32.

O que fazer

O Parque Nacional Iguazu fica do lado argentino, e é possível comprar o ingresso online, que dá acesso ao Circuito Superior e Inferior.

  • Circuito Superior: Os visitantes têm uma visão panorâmica das cachoeiras, inclusive do lado brasileiro. A trilha é fácil, e os viajantes dispostos a caminhar alguns quilômetros são recompensados ​​com uma vista magnífica das cachoeiras Dos Hermanas, Chico, Ramirez, Bosetti, Adan e Eva, Mendez e Mbiguá.
  • Circuito Inferior: Iguaçu é cercado por uma floresta, tornando o lugar ainda mais impressionante. No circuito inferior, o visitante pode percorrer a selva e ter uma experiência imersiva até chegar a uma vista panorâmica. É uma trilha curta, mas íngreme, por isso alguns viajantes podem achá-la cansativa.
  • Garganta do Diabo: É indiscutivelmente a principal atração do Iguaçu, e os visitantes ficam a apenas alguns metros de distância de sua queda mais alta. O que o torna ainda mais impressionante é a névoa permanente criada pela queda. Os visitantes precisam pegar um trem dentro do parque para chegar lá.
  • Trilha do Macuco: É uma trilha com quase nenhuma intervenção humana, e os visitantes podem admirar a mata e os animais ao longo do caminho. No final da trilha, os viajantes podem admirar uma cachoeira de 20 metros.
  • Ingresso para o Parque Nacional Iguazú (Argentina): $ 15 (adultos), $ 5 (crianças entre 6 e 11 anos). A entrada é gratuita para crianças até aos cinco anos.

Cataratas do Iguaçu – Lado Brasileiro

Enquanto o lado argentino abriga a parte mais significativa do Iguaçu, a vista panorâmica do lado brasileiro é inigualável. Também abriga o único hotel dentro do parque para que os viajantes possam ter uma visão panorâmica permanente do parque. Explorar as Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro em poucas horas é possível. Os viajantes podem comprar seus ingressos online.

Como chegar lá

No Brasil, as cataratas estão localizadas em Foz do Iguaçu, que possui um aeroporto internacional. O Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU) fica a apenas 13 quilômetros do centro da cidade, o que o torna a opção mais fácil. Muitos vôos diários diretos saem do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Também é possível viajar de ônibus. Embora seja a opção mais econômica, quem sai de São Paulo tem que passar 16 horas no ônibus, e a passagem custa aproximadamente US$ 40.

O que fazer

Esta parte do passeio tem apenas um circuito, e os visitantes costumam levar duas ou três horas para explorá-lo. O melhor é que essa trilha tem vista permanente para as cataratas, então é uma experiência diferente. Essa trilha é fácil, e pessoas de todas as idades podem fazer. Para chegar ao circuito, o viajante deve pegar um ônibus que faz três paradas estratégicas.

A primeira parada é no Macuco Safari, onde os visitantes podem adquirir um passeio para uma prova dentro da selva e explorar as cachoeiras de barco. Para quem procura algo com mais adrenalina, também é possível fazer seus passeios de rafting.

A segunda parada é na entrada do circuito, onde os viajantes podem chegar às Cataratas do Iguaçu pela trilha. A parada final é no final do circuito, onde os viajantes podem pegar um elevador e ir direto ao mirante.

  • Ingresso para o Parque Nacional Iguaçu (Brasil): $ 18 (adultos), $ 11 (crianças entre 2 e 11 anos). A entrada é gratuita para crianças.
  • Macuco Safári: Os preços começam em $ 35 (crianças e idosos) e $ 68 (adultos)