Chernobyl: 34 anos depois, é realmente seguro visitar?

Você viu as fotos e assistiu aos documentários da HBO: Mas o local de Chernobyl está realmente livre de riscos três décadas após a explosão do reator?

Chernobyl 34 anos depois e realmente seguro visitar

Cerca de 35 anos atrás, durante o final da Guerra Fria, o mundo foi abalado pelo desastre de Chernobyl em 1986. Este catastrófico acidente nuclear mudou para sempre a percepção das pessoas sobre a energia nuclear e até ajudou a quebrar a imagem da poderosa União Soviética. Apesar de a usina ainda estar em construção com as quatro primeiras em operação, ela já tinha um histórico de acidentes. Mas, embora já tivesse sofrido colapsos nucleares moderados, ninguém estava preparado para a explosão do reator nº 4. Seguiram-se evacuações em massa e foi criada uma enorme zona de exclusão.

A cidade vizinha se chama Pripyat e é uma cidade fantasma há mais de 35 anos. Mas a questão é quando Chernobyl será habitável novamente e por quanto tempo Chernobyl será radioativo? Pode surpreender muitas pessoas, mas Chernobyl é considerado seguro para visitar por curtos períodos hoje.

A pergunta mais comum sobre Chernobyl é esta: mais de três décadas depois, a área é segura para visitar? A resposta é um pouco mais complicada do que um simples “sim”.

Atualizado em 8 de janeiro de 2022, por Aaron Spray: Atualizado para refletir mais opções de passeios e para refletir a situação atual.

Quanto tempo levará para a radiação terrestre se decompor?

Em média, a resposta para quando Chernobyl e, por extensão, Pripyat, serão habitáveis ​​novamente é de cerca de 20.000 anos. Isso soa como um número extraordinário até ser decomposto cientificamente: a radioatividade que penetrou no solo – e em todos os lugares em um raio de 1.600 quilômetros – opera de maneira diferente de outros tipos de radiação nuclear.

Quando Chernobyl será habitável: Cerca de 20.000 anos

A bomba que destruiu Hiroshima foi projetada para detonar com o impacto e liberar toda a energia contida de uma só vez, dispersando-se logo em seguida. Chernobyl, por outro lado, caiu no infeliz caso de absorção do solo.

Absorção do Solo: A radiação sugou e foi absorvida pelo solo

Quando pedaços do reator se espalharam e atingiram o solo, a radiação continuou a penetrar na área circundante, junto com todas as partículas espalhadas que chegaram ao ar. A chuva foi responsável por empurrar ainda mais radiação para o solo, tornando quase impossível evitá-la sem evacuar imediatamente.

Quando Chernobyl será segura?

Com isso dito, o lugar mais perigoso para se estar em Chernobyl é qualquer lugar perto do reator – essa área levará pelo menos 20.000 anos para se dispersar até a quebra da radiação. Muitos perguntarão: “então, como é seguro que os passeios aconteçam em Pripyat?”

Seguro: Chernobyl foi considerada segura para visitar em 2011

O local do desastre foi considerado seguro em 2011, o que, na realidade, ainda é apenas na última década. Visitar a área não vem sem riscos, no entanto.

Surpreendentemente, enquanto os humanos eram incapazes de habitar a terra (embora alguns tenham voltado para a periferia), a vida selvagem ao redor da área exposta simplesmente explodiu. A natureza recuperou o que antes era Chernobyl e deu lugar a um aumento de animais selvagens, que poderiam ser vistos em passeios, mas não é provável.

Animais selvagens: A vida selvagem fez um grande retorno aqui

Diz-se que o maior risco associado à visita a Chernobyl são as ruínas que foram deixadas para trás – não devido à radiação, mas devido à sua instabilidade estrutural.

Resumindo, a boa notícia é que agora é possível fazer uma viagem segura e emocionante para Chernobyl e existem várias opções de passeios que facilitam.

Passeios por Chernobyl

Para que os passeios sejam possíveis, certas áreas foram designadas como ‘seguras’ com níveis razoáveis ​​de radiação comparáveis ​​aos de um longo voo de avião. Portanto, os turistas devem continuar com seu guia ou especialista e apenas colocar em risco a própria vida ao se desviar do grupo de turismo.

Guia turístico: Os turistas devem vir com um guia turístico

Certas áreas ainda estão registrando muito alto em termos de radiação e são marcadas como perigosas, incluindo lugares como o porão do hospital, onde as roupas foram descartadas dos socorristas que foram expostos aos níveis mais altos de radiação.

Alta Radiação: Existem alguns lugares com maior radiação para evitar

Como os socorristas – e tudo o que tinham sobre eles – estavam tão perto do reator, levará muito mais tempo para a radiação ligada a esses itens se dispersar e se decompor.

Os visitantes de Chernobyl também estarão sujeitos a verificações de radiação, o que implica avaliar quanta exposição à radiação eles tiveram antes de entrar em Pripyat, bem como uma verificação quando saírem da zona de exclusão.

Verificações de radiação: Os visitantes estão sujeitos a verificações de radiação

Passeios noturnos também estão disponíveis e os turistas podem passar até dois dias na área, mas estão sujeitos a regras estritas, incluindo toque de recolher para limitar a exposição a qualquer radiação remanescente.