Como se manter seguro na internet

Estamos passando mais tempo online do que nunca, graças à pandemia. Desde fazer compras online porque a rua principal está fechada a fazer chamadas de vídeo para amigos e familiares ou até mesmo utilizar a internet para trabalhar em casa, a internet tornou-se uma ferramenta vital para todos neste momento.

Porém, com cada vez mais tempo online, há uma chance maior de você ser vítima de um crime cibernético. Visto que, muitas pessoas passam acidentalmente seus dados para hackers por meio de um e-mail de phishing.

Os golpistas podem ser extremamente inteligentes e usar técnicas sofisticadas para colocar as mãos no seu dinheiro. Muitas vezes se passando por hospitais, instituições de caridade ou instituições financeiras, entrando em contato com você diretamente por telefone, texto e e-mail.

Estar vigilante pode ser complicado e demorado. No entanto, seguir essas regras de ouro pode ajudá-lo a se manter seguro on-line e evitar se tornar vítima de crimes cibernéticos.

Use senhas fortes e seguras

como se manter seguro internet

Caso esteja criando uma senha para um e-commerce, uma rede social ou até para uma rede wi-fi doméstica, siga sempre estas regras de ouro.

Não use seu nome de solteiro, nome do time de futebol favorito, nome de animal de estimação ou outras informações pessoais que possam estar disponíveis nas redes sociais.

Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos em sua senha.

Sempre use uma senha diferente para cada conta, de modo que, se o pior acontecer, os hackers só possam acessar uma, em vez de várias de suas contas

Não publique detalhes pessoais nas redes sociais

Nunca poste informações pessoais, como seu endereço, data de nascimento ou nome de solteiro, online – é fácil para os hackers verem e usarem para tentar acessar suas contas ou, pior ainda, roubar sua identidade .

Verifique regularmente suas configurações de privacidade nas redes sociais para garantir que você não está compartilhando suas postagens, fotos e outras informações com cada um que usa a rede, ao invés de apenas seus amigos e contatos.

Baixe o software de fontes legítimas

Sempre procure na loja de aplicativos do seu smartphone ou no site do fabricante, em vez de procurar um aplicativo ou programa para baixar. 

Isso garantirá que o download seja um software genuíno e não um vírus ou outro programa malicioso.

Seja cauteloso com cartões de crédito

Escolha um cartão de crédito apenas para compras online (evite usar cartões de débito). Defina o limite do cartão de crédito em um nível que, se seu cartão fosse roubado, você ainda seria capaz de sobreviver sem essa quantia de dinheiro. 

Além disso, caso o seu banco ofereça, inscreva-se no sistema Verified by Visa ou MasterCard SecureCode para seus cartões de crédito ou débito também. 

Isso adiciona uma segunda camada de proteção, já que você será solicitado a definir uma senha e a inserir caracteres específicos antes que qualquer compra online possa ser realizada. 

Por fim, certifique-se de que o site seja seguro antes de inserir os detalhes do Cartão Neon. Procure https: // na barra de URL ou um símbolo de cadeado.

Use a verificação em duas etapas

Ative a verificação em duas etapas para qualquer conta online ou dispositivo que o ofereça. Isso significa que, além de inserir sua senha, você deverá inserir um código cada vez que fizer login. 

Algumas contas até enviarão um e-mail sinalizando que sua conta foi conectada a partir de um dispositivo incomum e irão pedir para confirmar que foi você. 

Outlook e Gmail oferecem este serviço, junto com Facebook, Twitter e PayPal.

Mantenha seus dispositivos seguros

Proteja todos os seus dispositivos conectados à Internet, de laptops a smartphones e tablets, com um PIN, senha ou impressão digital ou desbloqueio facial. Se forem perdidos ou roubados, o localizador não poderá acessar as informações pessoais armazenadas neles.

Sempre certifique-se de que os sistemas operacionais, software de segurança e outros programas e aplicativos em seus dispositivos sejam mantidos atualizados. Aplique todas as atualizações assim que aparecerem, pois podem incluir uma solução para uma falha de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *