Conheça Turku: Guia para a cidade mais antiga da Finlândia

O estabelecimento mais antigo da Finlândia é Turku, uma deslumbrante cidade à beira-mar que abriga uma arquitetura histórica e muitas coisas para os viajantes experimentarem.

turku, uma antiga cidade finlandesa na água

A atraente cidade portuária de Turku, que se estende pela costa sudoeste da Finlândia, é um dos locais mais descontraídos do país. Turku, a cidade mais antiga da Finlândia e anteriormente a capital do país, já foi a maior cidade do país. É conhecida por seu porto movimentado, magnífica catedral gótica, castelo medieval, grande população estudantil e passado marítimo histórico.

Turku tem muito a oferecer aos visitantes, e esta cidade esquecida é um ótimo lugar para se visitar em uma viagem de fim de semana. Quer os turistas gostem de arquitetura, visitas a exposições, restaurantes, compras ou simplesmente relaxar nos parques, Turku tem muito a oferecer a todos.

O histórico e renovado Turku

Embora Turku tenha sido originalmente estabelecida em 1300 e já foi o principal centro cultural e comercial da Finlândia. No entanto, pouco dos sete séculos de história da cidade pode ser visto devido a uma série de incêndios, o mais desastroso dos quais foi o Grande Incêndio de Turku em 1827, que destruiu cerca de três quartos da cidade.

Carl Ludvig Engel, que também planejou Helsinque, restaurou Turku com estruturas de pedra e tijolo, um layout de grade e ruas largas. Como resultado, ao contrário da maioria das outras cidades europeias, Turku carece de um centro medieval.

Em uma campanha de renovação pós-Segunda Guerra Mundial, Turku também teve praticamente todas as suas antigas estruturas de madeira demolidas.

Principais atrações para visitar em Turku, Finlândia

Encante-se com o maior castelo medieval do país – Castelo de Turku

O Castelo de Turku está entre os marcos mais proeminentes da Finlândia.

É o maior castelo medieval da Finlândia, tendo sofrido várias alterações e ampliações ao longo da sua longa história. O Castelo de Turku funcionou como um castelo, um magnífico palácio residencial, um centro administrativo e uma guarnição, entre outras coisas.

Ele agora abriga uma notável exposição histórica medieval de Turku, que inclui, entre outras coisas, uma série de modelos em pequena escala que retratam o crescimento dos terrenos do castelo e seus arredores. Vale a pena visitar o Castelo de Turku, especialmente se os visitantes estiverem interessados ​​em história ou castelos. As passagens sinuosas e os salões labirínticos do Castelo de Turku transportam os visitantes de volta à história.

Visite o Museu de Arte de Turku para ver obras de arte

O Museu de Arte de Turku, a melhor galeria de arte da cidade, é imperdível para todos os apreciadores de arte. O museu está localizado em uma linda estrutura de pedra em estilo Art Nouveau que lembra um castelo medieval.

O museu abriga cerca de 7.000 obras de arte, a maioria das quais criadas por pintores finlandeses dos séculos XIX a XX. As exposições do museu de obras-primas finlandesas da Era Dourada e arte contemporânea são excelentes.

Além das pinturas do artista nacional da Finlândia, Akseli Gallen-Kallela, estão expostas outras obras de renomados pintores finlandeses, como Runeberg, Järnefelt e Simberg.

Aprecie a arquitetura da Catedral de Turku

A Catedral de Turku é outro local notável da cidade. Sua magnífica torre ocidental é visível de quase qualquer lugar da cidade.

A catedral é a igreja mãe da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia e o marco medieval mais importante do país. A enorme catedral de tijolos homenageia a Virgem Maria e São Henrique, o primeiro bispo da Finlândia.

A Catedral de Turku foi construída em madeira no final dos anos 1300 e foi amplamente reformada nos anos 14 e 1500. Após grandes danos durante o Grande Incêndio de Turku em 1827, grande parte da estrutura existente é de renovações do século XIX.

Os interiores são esparsos, apesar da presença de requintados vitrais. Para além de vários vestígios e artefactos litúrgicos da Época Medieval, não possui grande riqueza.

Descubra o passado marítimo no Forum Marinum

O Fórum Marinum está entre os melhores lugares para se visitar, considerando o rico e lendário histórico náutico de Turku. O Fórum Marinum é parte de uma instalação de exposição naval, parte de uma frota de museu ancorada no rio Aura, com dois veleiros altos, quatro navios de guerra e muitos navios menores.

Um edifício de celeiro histórico reconstruído abriga as exposições regulares e temporárias. Navios modelo, plantas arquitetônicas, fotos e exibições audiovisuais fornecem uma visão abrangente da história marítima, construção naval, pesca e proezas da marinha da Finlândia.

Explore a Casa Qwensel

A Qwensel House, a primeira estrutura de madeira de lei sobrevivente de Turku, foi construída ao longo das margens do rio Aura. Construídas por volta de 1700, as residências burguesas Gustavian e decoração rococó foram meticulosamente restauradas e merecem uma visita. Ele retrata a vida e a casa da nobreza em Turku de 1800, exibindo uma decoração moderna.

A mansão também abriga o Museu da Farmácia, um museu modesto, mas charmoso, que oferece uma visão perspicaz da história da medicina. O museu exibe o espaço operacional e o depósito de remédios tradicionais e outros produtos farmacêuticos.

Não se esqueça da Igreja de São Miguel para um deleite arquitetônico

A Igreja de São Miguel está entre as estruturas mais pitorescas do centro de Turku, com seu estilo neogótico. Os tijolos vermelhos da igreja brilham à luz do verão, misturando-se lindamente com a alvenaria cinza norueguesa dos telhados, que brilham a 77 metros de altura.

O interior tem uma elegância despojada, reconhecendo que as ideias são mais importantes do que a estética e a convicção sempre conquistará a aparência da superfície.

Quando você deve visitar Turku?

  • Os meses de maio a setembro são certamente os melhores para visitar Turku. Os dias são mais longos, o clima é agradável e o sol brilha intensamente. Outra vantagem de viajar no verão é que todas as atrações de Turku estão abertas aos visitantes.
  • Se os visitantes tiverem muitos planos turísticos, devem evitar visitar Turku no inverno. Os dias são mais curtos e podem ser extremamente frios ou opressivamente úmidos.

Turku foi a capital da Finlândia durante séculos, por isso não surpreende que seja rica em tesouros culturais. É um local fantástico para visitar se os visitantes quiserem ver maravilhas arquitetônicas, estruturas medievais ou locais históricos importantes. É uma cidade de visita obrigatória para qualquer pessoa interessada em aprender sobre a cultura finlandesa.