Escalando o Monte Ararat: Onde a Arca de Noé Descansa Segundo o Mito

O Monte Ararat é famoso como a montanha mais alta da Turquia e o local onde a Arca de Noé deveria descansar. Pode-se escalar o impressionante vulcão.

Vista do Monte Ararat

O Monte Ararat é provavelmente a montanha turca mais famosa do Ocidente devido às histórias de que a Arca de Noé repousa em suas encostas vulcânicas. A montanha é um impressionante vulcão adormecido e coberto de neve. A montanha mais alta do México também é um vulcão chamado Pico De Orizaba e também vale a pena escalar.

O Monte Ararat é composto por dois grandes cones vulcânicos chamados Grande Ararat e Pequeno Ararat. É o pico mais alto da Turquia e do planalto armênio. A Armênia é um país minúsculo e frequentemente esquecido, mas também é um destino surpreendentemente bom para se visitar.

Monte Ararat e sua afiliação com a Arca de Noé

A montanha foi identificada como a “montanha de Ararat” e o local de descanso da Arca de Noé, conforme mencionado no Livro do Gênesis na Bíblia. Muitas vezes, há relatos de que a Arca de Noé foi descoberta em diferentes lugares da montanha, conforme relatado pela National Geographic. Outras tradições têm a Arca de Noé em outras montanhas como Judi Dagh na Turquia perto de Cizre.

A montanha não faz parte do país moderno da Armênia, mas a montanha continua sendo o principal símbolo nacional do estado caucasiano. Há muito tempo é considerada uma montanha sagrada pelos armênios.

  • Nome: Em armênio “Մասիս” – Masis ou Արարատ- “Ararat”, em turco “Ağrı Dağı” em curdo “Çiyayê Agirî”
  • Elevação: 5.137 metros ou 16.854 pés (o pequeno Ararat tem 3.896 metros ou 12.782 pés)

Sobre a Escalada do Monte Ararat

A Expedição ao Monte Ararat tem várias opções de escalada com passeios de duração variada. Se alguém quiser escalá-lo em um curto período de tempo, existe a “Escalada do Monte Ararat Extreme” em apenas 4 dias. Seu padrão de escalada é de 9 dias, enquanto o mais longo “escalando o Monte Suphan, o Monte Nemrut e o Monte Ararat combinados” durante 14 dias. Há uma série de outros passeios no meio.

Escalar o Monte Ararat não requer experiência avançada em montanhismo, mas deve-se estar familiarizado com pelo menos o uso básico de crampons. É uma montanha extenuante e pode ser ventosa e fria.

  • Taxa de sucesso: Quase 95%
  • Tamanho do grupo: Mínimo 5 pessoas, máximo, 16

Qualquer pessoa que esteja em forma, preparada e aclimatada tem uma chance muito boa de conseguir ficar no pico (veja se consegue tirar uma foto da Arca de Noé no caminho).

Os horários da Expedição Monte Ararat são normalmente planejados de forma a ter tempo suficiente para caminhadas de aclimatação – bem como para visitar as aldeias, a cultura e a geografia da região. Seus horários também são planejados de forma que haja flexibilidade para aguardar um tempo melhor em caso de condições climáticas adversas.

O Monte Ararat é o único cume de onde se pode ver quatro países. Será possível ver Turquia, Armênia, Nakhchivan do Azerbaijão e Irã.

Expedição Extrema de Quatro Dias

Com a excursão reduzida de 4 dias da Expedição Extrema ao Monte Ararat, a pessoa partirá da cidade vizinha de Dogubayazit (encontre-se para o café da manhã às 7h e depois saia). Vá por estrada até o Monte Ararat até uma altitude de 2.200 metros. Depois é hora de carregar todo o equipamento nas mulas e levar uma pequena mochila para as necessidades diárias.

  • Subida diária: 1.000 metros por dia

O grupo descansará por 10 minutos a cada hora. Caminhe até o primeiro acampamento no Monte Ararat a 3.200 metros e passe a noite lá – o acampamento é chamado de acampamento verde do Monte Ararat. Lá se poderá desfrutar de uma bebida quente e aperitivos. A caminhada para o primeiro dia é de cerca de 4 horas.

  • Incluído: Permissão, Guia de Profissões, Carregadores, Equipamento de Escalada, Alojamento

No dia seguinte, o café da manhã começa às 8h e o equipamento é carregado de volta nas mulas. O dia é gasto subindo de 3.200 metros até o acampamento de 4.200 metros de altura. Mais uma vez, desfrute de uma bebida quente e comida.

Antes do jantar, o guia instruirá sobre as informações técnicas da subida ao topo. Isso inclui lições sobre como usar crampons, machados de gelo e corda. Descanse cedo para o dia seguinte.

O terceiro dia é o grande dia e começa às 2h00 e um vai empurrar para o cume. É também quando os guias decidem se a subida acontecerá no dia seguinte com a última previsão do tempo.

A 4.950 metros, as geleiras do Monte Ararat começam e os alpinistas precisam usar seus crampons e passar pelo grande planalto branco da geleira. Depois disso, é todo o caminho até o cume.

Depois de enviar, desça a montanha até Dogubayazit até o hotel.

Se o grupo conseguiu chegar ao cume no terceiro dia, então o quarto dia é um dia livre. Em seguida, é usado para um passeio cultural e histórico pela cidade de Dogubayazit.

  • Visita: Palácio Ishak Pasha (e impressionante palácio da montanha)
  • Cratera do Meteoro: Visite a Cratera do Meteoro com 60 metros de profundidade e 35 metros de largura – a segunda maior do mundo