Esta cidade sem carros é o segredo mais bem guardado da Costa Rica

Las Catalinas de Guanacaste oferece uma fuga encantadora para se conectar com a natureza e uns com os outros

Vista aérea de Las Catalinas Beach Town Crédito da foto: Las Catalinas Crédito da foto: Las Catalinas

A Costa Rica é um destino lendário e ecologicamente correto. Atrai aventureiros e amantes da natureza para suas florestas nubladas, fauna diversificada, praias pitorescas, parques nacionais incríveis e experiências épicas ao ar livre. O segredo mais bem guardado deste país da América Central, no entanto, é uma cidade tranquila e livre de carros chamada Las Catalinas. Embora se pareça com a Europa medieval, tudo sobre esta utopia costeira, desde seus princípios orientadores e fontes de energia renovável até seu povo de bom coração, é puramente costa-riquenho.

Empoleirado em uma área montanhosa perto das praias de Playa Danta e Playa Dantita, na província de Guanacaste, no noroeste, Las Catalinas não se insinua no deserto ao redor. Em vez disso, esta cidade com consciência ecológica cresce para economizar espaço, deixando o máximo de floresta possível para a vida selvagem prosperar. O desenvolvimento é construído sobre os princípios do movimento do Novo Urbanismo, que favorece o desenvolvimento ascendente e os espaços íntimos, em oposição a um desenvolvimento amplo e de baixa densidade.

Esteja você procurando uma residência permanente, aluguel de curto prazo ou férias sustentáveis, Las Catalinas aproxima você da natureza e uns dos outros.

O começo de Las Catalinas

Charles Brewer, empresário americano e fundador do provedor de serviços de Internet Mindspring, teve uma visão. Ele imaginou uma vila costeira, inspirada nas cidades montanhosas do Mediterrâneo, e comprou um terreno em Guanacaste em 2006. Las Catalinas começou em 2009 com o desenvolvimento de Beach Town, com foco em design ambientalmente consciente, bairros pedestres, estruturas de uso misto, estúdios e villas com vários quartos, cada edifício com sua própria arquitetura.

A comunidade sem portões de Beach Town ocupa apenas 19 acres (dos 1.200 acres) e oferece aos residentes e turistas 25 milhas de trilhas para caminhadas e ciclismo na floresta tropical seca ao redor. Espaços privados e públicos se misturam para proporcionar interação social. Os espaços ao ar livre são íntimos, sombreados por árvores e centrados em fontes atraentes. O objetivo era criar uma comunidade onde as pessoas estivessem tão inclinadas a apreciar a vista de suas varandas quanto a almoçar com amigos em um dos restaurantes à beira-mar ou a se reunir para surfar, caminhar ou andar de bicicleta.

Vistas panorâmicas e surpresas a cada passo

A Beach Town pode parecer compacta, mas possui dois hotéis, 142 residências, oito restaurantes, lojas, escritórios, clube de praia, mercearia, retiro de bem-estar e praças, instalações recreativas, tudo conectado com um labirinto de ruas de pedestres de paralelepípedos e escadas caminhos, tudo sem a necessidade de quatro rodas.

Não demora muito para se apaixonar pela arquitetura e individualidade de cada estrutura. É fácil se perder admirando as várias vilas, com todas as fachadas e designs diferentes, transportando você para lugares como a Toscana, Nova Orleans ou Valência. A cada esquina, seus olhos captam vistas panorâmicas do cintilante Oceano Pacífico e um elemento de design diferente – sejam fachadas inspiradas em chalés suíços, portas e janelas de cores vivas ou residências de Scottsdale cercadas por cactos.

Forjando um senso de comunidade

Há uma razão para Las Catalinas não ter veículos motorizados. Permite que as pessoas caminhem, conheçam seus vizinhos e aproveitem juntos tudo o que a cidade tem a oferecer. Como tudo está a um passo de distância, é conveniente jantar em restaurantes à beira-mar como La Taqueria ou Limonada, passar um dia no WAKE Day Spa, fazer compras ou simplesmente passear na Plaza Central.

Para quem procura aventura, o fornecedor de atividades ao ar livre, Pura Vida Ride, oferece passeios guiados pela região e aluguel de pranchas de stand-up paddle, mountain bikes, caiaques e outros equipamentos para esportes oceânicos e de montanha. Sem carros atrapalhando as ruas, as crianças estão seguras para correr, jogar futebol e aproveitar o tempo sob o sol. Os entusiastas do fitness podem ficar em forma com uma variedade de aulas e regimes de treinamento no CORE by Chakfitness, uma academia ao ar livre exclusiva com todos os pesos e máquinas feitos quase inteiramente de madeira.

Esteja você de férias ou passando um tempo em sua residência de inverno, um dia no Beach Club é certo para relaxar. Sentado em um penhasco à beira da Beach Town, este ponto de encontro oferece muitas comodidades, incluindo uma piscina infinita apenas para adultos, lounge no terraço, piscina para crianças, jacuzzi, restaurante e bar ao lado da piscina e um moderno centro de fitness de última geração.

Vivendo em Harmonia com a Natureza

Para os residentes e visitantes de Las Catalina, é fundamental ter a menor pegada ambiental possível. As estruturas em Las Catalinas são construídas para durar séculos, usando materiais locais e técnicas de design que respondem bem aos elementos. As fachadas são reforçadas com estuque de cal e pigmentos à base de minerais para evitar a desintegração do ar salgado. Madeiras como Guanacaste, Melina e teca são de origem local e sustentável, suportam o clima e resistem aos cupins. As telhas de barro de terracota que dão à cidade uma sensação mediterrânea estão perfeitamente equipadas para resistir ao fogo, à podridão da chuva e aos danos causados ​​pelo vento.

Os edifícios são projetados para permitir ampla ventilação natural, sem ar condicionado excessivo, para impulsionar a eficiência energética. Las Catalinas obtém energia da rede da Costa Rica, que é alimentada por fontes de energia renováveis. Uma estação de tratamento de água de última geração no local converte águas residuais que podem ser usadas para irrigação e controle de incêndios florestais. Como a água é um recurso valioso na província frequentemente seca, Las Catalinas garante a segurança dos animais selvagens construindo e mantendo poços de pedra nas ravinas para fornecer água potável durante todo o ano. Para se envolver ainda mais positivamente com o meio ambiente, a comunidade plantou mais de 5.000 árvores de espécies sempre verdes nativas desde 2007 e iniciou uma campanha de educação sobre reciclagem para visitantes e membros da comunidade.

A vida com consciência ecológica é fortemente encorajada. Dentro de Beach Town, o parceiro local ConnectOcean promove a administração do oceano por meio de expedições guiadas, programas sociais, aulas de natação, mergulho e atividades práticas. O Las Catalinas Community Outreach Fund conecta doadores com organizações regionais de base que assumem inúmeras iniciativas ambientais e sociais em Guanacaste.

Acomodações

Para estadias de curta duração, os visitantes podem escolher entre hotéis de luxo e vilas bem equipadas. O Santarena Hotel, localizado no coração de Las Catalinas, oferece um elegante oásis com 45 quartos, restaurante Ponciana, padaria Cuatro Calle la Ronda e espaços públicos com temas da natureza, com paredes adornadas com pinturas exuberantes da flora e fauna encontradas nas regiões .

  • Custo: As tarifas dos quartos começam em $ 200 por noite

A poucos passos da Playa Danta está a Posada san Rafael, uma pousada de arquitetura deslumbrante com decoração de inspiração latino-americana, oferecendo quatro suítes (três delas apenas para adultos) com vista para o mar de todos os quartos, terraço na cobertura e piscina. Quem procura uma casa de veraneio pode navegar pelas 113 residências oferecidas pela Aluguel por temporada da coleção Las Catalinas. A nova parceria com a Homes & Villas by Marriott International permitirá que os membros da Marriott reservem as melhores propriedades da coleção Las Catalinas diretamente em seu site e ganhem e resgatem pontos.

  • Custo: As taxas de aluguel por temporada variam de $ 180 a $ 7.000 por noite

Futuro de Las Catalinas

Nos próximos anos, Las Catalinas se expandirá para incluir Beach Town North e El Prado. A vida em Beach Town North girará em torno da Plaza del Mercado, com restaurantes no andar térreo e lojas que atendem a pequenos empresários. Casas urbanas, apartamentos, vilas e um albergue serão construídos em torno do mercado.

A leste de Beach Town estará El Prado, outra cidade montanhosa para complementar a vila existente, espalhada por 60 acres com uma estrada principal, praças, lojas, cafés, calçadas e opções de vida que incluem apartamentos, sobrados, casas e lotes para maiores casas. Seu Parque Central oferecerá quatro quadras de tênis, uma piscina de bairro, campos de jogos e uma infinidade de trilhas para caminhada. Muitas das casas se abrirão diretamente para a rede de trilhas existente.

Chegando la

Com o Aeroporto Internacional da Libéria em Guanacaste a apenas uma hora de carro, Las Catalinas é facilmente acessível a partir dos principais aeroportos da América do Norte.