Esta cidade turca de 9.000 anos pode ser mais velha que as pirâmides

Estima-se que esta cidade na Turquia seja mais antiga que a das pirâmides, o que a coloca na disputa por um dos locais mais antigos do mundo.

Çatalhöyük na Turquia

Alguns dos sítios arqueológicos mais significativos são muitas vezes perdidos para o conhecimento geral. Çatalhöyük pode ser pouco conhecido, mas é um dos locais mais significativos do mundo verdadeiramente antigo. A Turquia tem alguns dos sítios arqueológicos mais importantes e antigos do mundo – incluindo Göbekli Tepe, que faz as Grandes Pirâmides parecerem jovens.

Çatalhöyük era uma grande proto-cidade neolítica e calcolítica no que hoje é a Turquia. Foi habitado por volta de 7.500 aC a cerca de 6.400 aC e floresceu por volta de 7.000 aC.

Sobre Çatalhöyük e sua idade

Çatalhöyük está localizado perto da moderna cidade de Konya (Konya é talvez também o melhor lugar para ver os icônicos dervixes rodopiantes na Turquia). Pode-se chegar facilmente ao local de carro de Konya.

  • Listado: Como um Patrimônio Mundial da UNESCO

Esses assentamentos pré-históricos foram abandonados antes do início da Idade do Bronze. É provável que a argila aluvial sobre a qual foram construídas tenha sido favorável para a agricultura inicial, permitindo-lhes florescer.

Idade dos sites notáveis:

  • Gobekli Tepe: 9.500 a 8.000 aC
  • Çatalhöyük: 7.500 aC a 6.400 aC
  • Stonehedge: 3000 aC a 2000 aC
  • Pirâmides de Gizé: 2.550 a 2.490 aC

Uma das coisas mais notáveis ​​sobre Çatalhöyük é que parece ter sido composta apenas por edifícios domésticos. Não há edifícios públicos óbvios (embora alguns dos edifícios maiores tenham murais ornamentados e o propósito dos quartos ainda não seja conhecido).

Embora a população do assentamento tenha variado significativamente ao longo do tempo, estima-se que a população poderia ter chegado a 10.000 e uma média de 5.000 a 7.000.

  • População: Provável média de 5.000 a 7.000
  • Camadas: Existem cerca de 15 camadas sucessivas de edifícios

Çatalhöyük já foi uma comunidade próspera e densamente povoada. Mas tudo o que é visível hoje na superfície são dois montes. O menor a oeste do sítio é mais recente, enquanto o maior é mais antigo.

A civilização que viveu aqui foi uma das sociedades mais complicadas de sua época e o trabalho está em andamento para reconstruir como a vida deve ter sido.

De acordo com o Dr. Senta German em Smart History,

“Çatalhöyük não tinha ruas ou calçadas; as casas eram construídas umas contra as outras e as pessoas que viviam nelas passavam pelos telhados da cidade e entravam em suas casas por buracos nos telhados, descendo uma escada.”

Çatalhöyük atravessa a história na transição de um modo de vida exclusivamente de caça e coleta para um modo de vida cada vez mais baseado na agricultura com domesticação de plantas e animais. É um site que conta uma história fascinante da transição de nômade para colono.

Escavações de Çatalhöyük

As escavações revelaram cerca de 18 camadas sucessivas de edifícios que mostram as várias épocas da história do local. A parte inferior (e a camada mais antiga de edifícios é datada de 7100 aC, enquanto a parte superior posterior é de cerca de 5600 aC.

O local foi escavado pela primeira vez em 1958 por James Mellaart e os trabalhos que se seguiram revelaram como a parte da Turquia era importante e um centro de cultura avançada no período neolítico.

  • Primeira Escavação: Em 1958
  • Em andamento: As escavações estão em andamento como no momento da escrita

No momento em que escrevo, há escavações em andamento dirigidas por Ali Umut Türkcan, da Universidade de Anadolu. Outro projeto sob a direção de Ian Hodder terminou há alguns anos em 2018, mas a partir de uma atualização em seu site datada de novembro de 2021, as publicações das descobertas ainda estão em preparação.

Portanto, observe este espaço, provavelmente haverá muito mais que virá à tona nos próximos anos.

Pode-se assistir a um vídeo educacional de 50 minutos do site no site Çatalhöyük. O vídeo narra as histórias do passado e do presente de Çatalhöyük e é produzido por Rossella Biscotti, que passou vários meses no local documentando os projetos que estão acontecendo lá.

Visitando Çatalhöyük

De acordo com o site Çatalhöyük, a equipe que trabalha no Projeto de Pesquisa Çatalhöyük está sempre feliz em receber visitantes. Embora o local esteja aberto o ano todo, é melhor visitá-lo durante a temporada de escavações, pois é quando o local é mais ativo.

  • Abrir: 9h00 às 17h00 Diariamente

No local, há um pequeno Centro de Visitantes no local que apresenta exposições e réplicas de artefatos projetados pela equipe de visualização do projeto.

Os visitantes são conduzidos por um guia turístico dedicado ou um guarda do local, que também os levará às áreas de escavação norte e sul e à réplica da casa Çatalhöyük.

  • Entrada: É Estritamente Proibido Acessar O Site Sem Guia
  • Instalações: Banheiros públicos e um café