Excursão DMZ coreana: aprenda sobre esta importante faixa de terra que separa as duas Coreias

Duas Coreias colidem nesta terra de ninguém. Considerada uma das fronteiras mais perigosas do mundo, os visitantes podem percorrer esta área altamente misteriosa.

Soldados sul-coreanos na DMZ (Zona Desmilitarizada) em Panmunjeon, Coreia do Sul Shutterstock

A Zona Desmilitarizada Coreana (abreviada para DMZ) é uma pequena faixa de terra que atravessa a Península Coreana perto do paralelo 38 norte. Um dos lugares mais misteriosos do mundo, a área serve como uma fronteira que divide a península em duas. Localizada a cerca de 30 milhas ao norte de Seul, esta terra de ninguém de 2,5 milhas de largura e 160 milhas de comprimento foi estabelecida sob as disposições do Acordo de Armistício da Guerra da Coréia de 1953 – um tratado designado entre a Coréia do Norte, a China e as Nações Unidas Comando.

Hoje, a zona ainda existe e não é apenas um ponto de encontro político; pode ser uma das fronteiras mais fortificadas do mundo, mas também é um importante ponto turístico, recebendo mais de 1,2 milhão de visitantes anualmente.

Qual é o propósito da zona desmilitarizada na Coréia?

A Zona Desmilitarizada Coreana é o local oficial onde as Coreias do Norte e do Sul colidem, formando a fronteira mais militarizada e perigosa do planeta. Apesar disso, a zona é uma das principais atrações turísticas da Coreia do Sul (e da Coreia do Norte, é claro) e se considera um dos lugares mais fascinantes do mundo para viajantes com tendência ao turismo não convencional – talvez aqueles que preferem o turismo negro acima o sol, a areia e o mar.

Como uma das viagens de um dia mais incríveis saindo de Seul, as pessoas chegam à DMZ de todos os cantos da Coreia – e, além disso, do globo – para obter um vislumbre e uma compreensão mais profunda da Coreia do Norte – a nação mais secreta do mundo.

Você pode visitar a DMZ na Coreia do Sul?

As pessoas podem visitar a DMZ na Coréia, que na verdade é um dos principais passeios do país. Classificada como a atividade turística número um na Coreia do Sul, a DMZ promete uma experiência perspicaz de mergulho na política tensa e na história volátil das Coreias do Norte e do Sul, bem como na turbulenta Guerra da Coreia.

Como visitar a DMZ na Coréia

Os turistas só podem visitar a DMZ participando de um dos passeios oficiais da DMZ conduzidos por um guia licenciado, um dos quais este artigo detalha abaixo. Existem duas opções: a excursão de meio dia e dia inteiro pela Zona Desmilitarizada Coreana – e, dependendo das preferências e circunstâncias dos viajantes, eles precisarão escolher a opção certa.

Como você escolhe a turnê DMZ certa na Coréia do Sul?

Geralmente, a excursão DMZ de meio dia visita todas as áreas principais, como Imjingak Park, The Bridge of Freedom, The Third Infiltration Tunnel, The DMZ Theatre and Exhibition Hall, Dorasan Station e Dora Observatory. Por outro lado, a excursão DMZ de dia inteiro inclui todos esses pontos principais, além da famosa Área de Segurança Conjunta (JSA). No entanto, entrar no JSA tem algumas regras:

  • As crianças devem ter 12 anos de idade ou mais – sem exceções
  • Um número limitado de visitantes pode visitar diariamente, que é controlado pelo Comando da ONU
  • Todas as reservas devem ser feitas com pelo menos 72 horas de antecedência.

Devido a esses regulamentos, os turistas com crianças pequenas, aqueles que desejam agendar sua visita com antecedência e os viajantes com uma agenda já lotada podem se beneficiar da opção de passeio DMZ de meio dia.

Sobre este passeio pela zona desmilitarizada coreana

  • Nome do passeio: Excursão à zona desmilitarizada coreana (DMZ) saindo de Seul – embarque no hotel e sem compras
  • Preço do Passeio: A partir de US$ 69
  • Idiomas disponíveis: inglês e chinês

Reserve este passeio

Uma visão geral desta visita guiada à zona desmilitarizada coreana

Como um dos passeios oficiais da Zona Desmilitarizada Coreana (DMZ), esta experiência vem com um guia especializado que narra a fascinante história das Coreias e mostra os destaques desta infame faixa de terra que separa as Coreias do Norte e do Sul. Os principais locais de interesse visitados no passeio incluem Freedom Bridge, 3rd Infiltration Tunnel, Imjingak Park, DMZ Museum e Dora Observatory.

Os viajantes podem optar por um passeio adequado à sua programação; há uma excursão de meio dia pela manhã ou à tarde saindo de Seul, bem como atualizações opcionais para incluir almoço ou uma excursão de dia inteiro que também leva os turistas a visitar a Insadong Antique Street, repleta de butiques, casas de chá e lojas de antiguidades.

1. Partida de Seul

Primeiro, o guia turístico coleta os hóspedes em seu hotel localizado centralmente em Seul na hora marcada. Depois que todos são apanhados, eles são levados em um veículo com ar-condicionado para a DMZ, que, de Seul, fica a cerca de uma hora ao norte.

2. Visite o Parque Imjingak e a Ponte da Liberdade

Mais tarde, os viajantes seguem para o Parque Imjingak ao longo das margens do rio Imjin para ver artilharia real e artefatos de guerra que foram usados ​​no conflito coreano. Em seguida, o guia leva o grupo até a ponte Freedom, onde quase 13.000 prisioneiros de guerra coreanos foram trocados e cruzados de volta para a Coreia do Sul.

3. Ver The Third Tunnel & DMZ Theatre & Exhibition Hall

Os hóspedes voltam para o ônibus da excursão e seguem para o Terceiro Túnel de Infiltração abaixo da fronteira da Coreia do Norte e do Sul, que se acredita ter sido construído pela Coreia do Norte para uma invasão militar. O túnel foi bloqueado pelos sul-coreanos na demarcação militar da fronteira depois de ser descoberto em 1978. Os visitantes podem ver as barricadas de concreto colocadas para selar o túnel quando observam a área. Depois de ver o túnel, eles podem ver fotografias e artefatos de guerra da Guerra da Coréia no salão de exposições do DMZ Museum.

4. Confira o Observatório Dora

O Observatório Dora vem a seguir, onde os turistas podem usar binóculos para vislumbrar a Coreia do Norte. Aqui, eles ouvem o guia experiente explicar a história e a vida cotidiana das pessoas na vila de Kijongdong, situada do outro lado do rio. Esta vila norte-coreana é na verdade uma vila modelo com uma estranha história de fundo.

5. Visite a Estação Dorasan

A próxima e última parada é a famosa Estação Dorasan, um local histórico que marca a divisão das Coreias do Norte e do Sul e continua sendo uma porta de entrada para o intercâmbio entre as duas nações. Antes servindo como uma estação de trem que ligava as Coreias do Norte e do Sul, hoje ela carrega um significado simbólico, conforme detalhado pelo guia enquanto os visitantes exploram o marco.

Os visitantes também podem passar pela Aldeia da Unificação de Tongilchon-gil – uma pequena e tradicional comunidade agrícola sul-coreana especializada em molho de soja, leite de soja e produtos de milho.

Reserve este passeio

Confira essas dicas de viagem para a Coreia do Norte se estiver visitando o país como turista.

O que saber sobre as opções de excursão DMZ de meio dia e dia inteiro: Dicas de excursão DMZ

  • Os viajantes que selecionam a excursão de meio dia são deixados na Prefeitura de Seul após uma breve parada no centro de ginseng no caminho de volta.
  • Aqueles que optarem pela excursão matinal de meio dia com um upgrade de almoço irão a um restaurante em Seul após a DMZ.
  • A opção de passeio de dia inteiro visita a DMZ pela manhã, volta para Seul para almoçar e, em seguida, leva os hóspedes à Insadong Antique Street, onde eles podem visitar várias butiques, antiquários, casas de chá e galerias de arte – depois disso eles voltam para o hotel à tarde.

Reserve este passeio