Quer conhecer a história do transporte de veículos e ficar por dentro sobre a evolução desse serviço no Brasil?
Conhecer a história do transporte de veículos nos ajuda a compreender como que um automóvel sai da montadora e chega até o consumidor ou como um proprietário pode levar o seu carro ao destino desejado sem necessidade de dirigi-lo.
Segundo o IBGE, em 2021 existiam 111.446.870 veículos no Brasil. Esse total é dividido em 21 categorias e os automóveis somavam 59.242.869 unidades. Número que provavelmente aumentará em 2022.
Todos esses veículos são fabricados em suas montadoras e para que cheguem ao consumidor precisam ser transportados.
Da mesma forma que muitos proprietários vendem, trocam, expõem, participam de eventos esportivos e exposições, ou mudam de cidade, e precisam transportar seus veículos.
Atualmente, o cenário mais comum é visualizá-los em um caminhão-cegonha, mas nem sempre foi assim.
Quer conhecer mais sobre a história do transporte de veículos? Continue a leitura, o assunto é bem interessante.
Origem do transporte de veículos
A história do transporte de veículo começa com Alexander Winton, um escocês nascido em 1860 e que em 1878 emigrou para os Estados Unidos. Ele foi piloto de corrida americano, empresário e pioneiro na construção de automóveis.
Os registros contam que em 1896 Winton construiu o seu primeiro veículo motorizado e iniciou o segundo que era um buggy motorizado de 10 cavalos de potência e dois cilindros.
Em 1897, seis modelos do buggy haviam sido construídos e, no dia 24 de março 1898, ele vendeu dois automóveis ao mesmo tempo.
Ao perceber o aumento nas suas vendas, o escocês também se deu conta que não tinha como entregar as suas unidades em localidades mais longes. Assim, ele criou um modelo de caminhão que passou a ser considerado o primeiro cegonha do mundo.
Tratava-se de uma espécie de carroça em formato de plataforma que era acoplada em um veículo motorizado. Além de uso próprio na sua indústria, em menos de um ano Winton também começou a vender esse modelo de caminhões para outras empresas.
Qual a história do transporte de veículos no Brasil?
A história do transporte de veículos no Brasil começa no ano de 1956 e está associada à indústria automobilística brasileira.
Nessa época, foi lançada no Brasil a caminhoneta DKW F-91 Universal, pela Vemag, uma das empresas pioneiras da indústria automobilística no país.
A empresa foi fundada em 1945 e chamava-se Distribuidora de Automóveis Studbaker Ltda, atuando na montagem de caminhões e tratores americanos.
Em 1956, já atuavam no Brasil a Volkswagen e a Ford, em São Bernardo do Campo, e a General Motors, em São Caetano do Sul.
Desse modo, a produção brasileira aumentou a competitividade e a demanda por transporte de veículos em escala.
Lembrando que até então a entrega dos automóveis às lojas era feita de forma unitária. Os veículos eram dirigidos pelos chamados caravanistas e, muitas vezes, um carro zero km chega nas mãos do proprietário com mais de três mil quilômetros rodados.
Assim, em 1960, começaram a entrar no Brasil os caminhões tocos, iniciando a história do transporte de veículos no Brasil.
Os primeiros caminhões-cegonhas conseguiram carregar entre três a cinco veículos e deram início à transformação do serviço de transporte de carros novos e usados, motocicletas, etc.
Evolução do transporte
Com certeza, você já se deparou com modernas carretas, as cegonhas, transportando inúmeros veículos em sua carroceria, aberta e de dois andares, levando carros novos e usados ao seu devido destino.
Atualmente, o caminhão-cegonha:
- tem uma altura limite de 4,95 metros,
- pode ter até dois pisos,
- sua largura pode ser de 2,60 metros ou 3 metros,
- seu comprimento pode ter entre 14 até 23 metros.
Na história do transporte, o caminhão-cegonha é atualmente o meio mais usado, tanto pelas montadoras quanto pelas transportadoras especializadas, para realizar a locomoção de veículos de um lugar para outro.