Seja por estética ou por buscar uma melhora na saúde, atualmente um dos principais estilos de vida que mais tem se popularizado é o famigerado fitness. Todavia, o xis da questão é como aplicar no seu dia-a-dia, que muitas vezes é extremamente corrido, uma rotina mais saudável? Quais os verdadeiros benefícios de se praticar este estilo de vida?
Em primeiro lugar tenha em mente que uma vida sadia vai muito além do corpo bonito e esbelto.
É de extrema importância cuidar da sua saúde, afinal este é uma das melhores formas de se prevenir de possíveis problemas psicológicos, assim como diminui o risco de piora no caso de doenças crônicas, afinal com o avanço da idade, é comum que músculos e articulações tenham uma diminuição de força física.
Após compreender que não é sobre corpo sarado, comece mudando pequenos hábitos de sua rotina, como por exemplo, como consumir menos gordura e, consequentemente, comer mais alimentos saudáveis.
A prática de exercícios físicos também é importante, não precisa começar pela academia levantando peso, inicie sua jornada fazendo leves alongamentos e caminhadas. O ato de subir escadas por si só já é uma boa atividade física
Exercícios físicos e a saúde bucal
Outro ponto importantíssimo para mudança de hábitos passa justamente pela saúde bucal, que muitas vezes acaba sendo feita de maneira inadequada, seja por desatenção ou por falta de conhecimento.
As complicações geradas pela má saúde bucal são diversas, cárie e tártaro são apenas dois exemplos do que de fato pode acontecer caso não cuide da sua boca.
Doenças gravíssimas podem acabar surgindo com o não cuidado, uma delas é a endocardite bacteriana, que nada mais é que a inflamação da membrana que reveste as paredes internas do nosso coração e suas válvulas. Vale ressaltar que a maneira a qual você se alimenta é totalmente relacionada com sua saúde bucal.
Assim como apenas se exercitar não adianta, fazendo-se necessário a inserção de uma dieta balanceada para a melhora da saúde no geral. Temos o mesmo quadro no que se diz respeito à saúde oral. Por exemplo, ter uma ingestão de doces exagerada durante a semana com certeza irá me trazer como consequência problemas dentários.
Outra maneira de evitar tais problemas e iniciar os cuidados com sua boca é solicitar a seu odontologista uma radiografia panorâmica valor. Após uma avaliação mais cuidadosa, o profissional deve te informar não somente o valor do exame, mas também qual a gravidade do seu caso e se existe necessidade de fazer o mesmo.
Afinal, este é um exame que pode se tornar fundamental para você saber qual a situação da sua higiene bucal, já que através dele é possível que o dentista possa visualizar todos os dentes, independentemente de terem ou não erupcionado.
Sem contar que através dele é possível identificar os seguintes problemas:
- Cárie;
- Fraturas;
- Infecções;
- Tumores;
- Extração de terceiro molar (dente do siso).
As consultas periódicas com o dentista também são ferramentas de prevenção, pois com tratamentos e cuidados frequentes, as chances de se desenvolver problemas odontológicos mais sérios.
Procedimentos bucais
Uma necessidade que pode ser identificada pela radiografia panorâmica e uma das mais comuns, é a correção ortodôntica, em outras palavras, o endireitamento da sua curvatura dentária, formato ou tamanho natural dos seus dentes, que tem como um dos o método utilizado para estas ocasiões o tradicional aparelho ortodôntico, seja ele fixo ou móvel.
Todavia, uma opção muito interessante atualmente é a lente dentária, além de proporcionar uma estética mais agradável, o processo é menos invasivo que o aparelho usual.
Diagnósticos mais simples também podem ser feitos. Um bom exemplo são os canais dentários, que estão entre os procedimentos mais feitos por dentistas.
Popularmente conhecido como canal, a endodontia consiste na correção de problemas que atingem o interior dos dentes. Sendo assim este processo restaura a saúde dental, assim como a funcionalidade das estruturas do dentárias. Apesar de ser um procedimento muito simples e comum, atualmente o custo não é tão barato assim.
Todavia é importante dizer que não existe uma precificação fixa, por conta disto o preço de canal de dente está entre R$500 e R$1.500 reais.
Outro procedimento que também é muito comum, são os implantes dentários, de acordo Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil.
Caso esteja pensando em colocar um implante, comece pesquisando pelas melhores clínicas de implantes dentários sp ou na sua região, procurando por valores que contemplem seu orçamento e possam ser mantidos a longo prazo, pois devem ser periódicos.
Por fim e não menos importante que os anteriores, outro contratempo que pode estar sendo descoberto são doenças que afetem sua gengiva, o que tornaria necessário a procura de um dentista especialista em periodontia, ou seja, um odontologista que seja focado em tratar doenças gengivais, o ligamento periodontal e o osso alveolar.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.