O que fazer e o que não fazer ao dar gorjetas no exterior

Dar gorjeta durante uma viagem é uma prática complicada, mas aqui está um guia para ajudar a torná-la um pouco mais simples.

Dar gorjeta ao garçom em USD Shutterstock

Dar gorjeta é uma prática que para alguns parece bastante comum, mas para muitas outras culturas ao redor do mundo pode ser bem diferente. É algo extremamente importante, pois você pode ofender dando gorjetas muito baixas ou até mesmo por dar gorjeta alguma.

Viajantes para os EUA têm o problema constante de tentar descobrir qual é a quantia apropriada para dar gorjeta e quando dar gorjeta. Viajantes americanos muitas vezes tentam oferecer gorjetas quando absolutamente não deveriam. Ou eles dão gorjeta de uma forma que provavelmente nunca chegará às mãos de seu servidor.

Dar gorjeta durante uma viagem é uma prática complicada, mas aqui está um guia para ajudar a torná-la um pouco mais simples.

Gorjeta nos EUA e Canadá

Para os Estados Unidos e Canadá, a gorjeta é absolutamente obrigatória em restaurantes e altamente sugerida em bares e até mesmo para entregadores. Dar gorjeta em restaurantes é mais ou menos uma ciência simples de adicionar 15 a 20% para ser recompensado pelo serviço. É essencialmente uma avaliação de desempenho no local. Qualquer pessoa que dê gorjeta abaixo de 15% geralmente precisa de uma boa desculpa para fazê-lo.

Alguns viajantes estrangeiros podem ficar boquiabertos com tal aumento na conta, especialmente aqueles que vêm de culturas que não dão gorjeta, mas é absolutamente obrigatório. Alguns restaurantes nos principais pontos turísticos agora aplicarão automaticamente o custo da gratificação para ajudar a proteger seus servidores daqueles que não entendem a prática.

É bom não criar o hábito de dar menos gorjetas. É uma boa prática para garantir um serviço péssimo se você quiser voltar a um estabelecimento. Os servidores se lembrarão de quem valoriza seu trabalho árduo e de quem não.

  • Bom serviço – 15%
  • Serviço excelente – 20%

Gorjetas na Europa

A gorjeta é comum na Europa, mas geralmente assume a forma de uma taxa de serviço que já será adicionada à conta do viajante. Os viajantes podem esperar uma gorjeta de 5 a 10% adicionada à maioria das contas e, se não o fizerem, podem adicionar de 5 a 10% ao final da conta, a seu critério. Além disso, os viajantes não precisarão se preocupar em insultar seu servidor se derem gorjetas demais ou desejarem fornecer um pouco mais. Geralmente, é aconselhável dar gorjeta em dinheiro, pois as gorjetas não são feitas com cartão e muitas vezes nunca chegarão às mãos do indivíduo que o viajante deu gorjeta.

  • Bom serviço – 5%
  • Serviço excelente – 10%

Gorjetas na Ásia

Em quase toda a Ásia, dar gorjeta não é uma prática, e até é considerado um insulto em alguns lugares, como o Japão. Mas há locais onde as gorjetas são mais esperadas do que em outras, principalmente de viajantes estrangeiros.

Camboja

No Camboja, a gorjeta não é costume dos locais, mas é mais esperada dos visitantes estrangeiros. Da mesma forma que os cardápios terão o custo para os locais e o custo para os estrangeiros, para os mesmos itens, listados lado a lado, podem ser esperadas gorjetas e até mesmo solicitação de serviços. As gorjetas no Camboja não precisam ser muito, apenas alguns dólares aqui e ali, e talvez $ 10- $ 20 no final do dia para o seu motorista de tuk-tuk se ele ficar com você o dia inteiro.

  • Dica habitual – $ 1- $ 2
  • Guia de dia inteiro ou Tuk-Tuk – $ 10- $ 20

Indonésia

A Indonésia é outro local onde a gorjeta não é um costume local, mas provavelmente será esperada de viajantes estrangeiros, especialmente aqueles que visitam estabelecimentos locais. Os viajantes podem esperar uma taxa de 10% incluída na conta em restaurantes, ou podem esperar que os viajantes incluam 5-10%, os motoristas de táxi podem esperar 10% e os funcionários do hotel também podem esperar um dólar ou dois. Os guias provavelmente esperarão mais, cerca de 15 a 20% por seus serviços. Novamente, não é o costume usual na Indonésia, e essas dicas geralmente são esperadas apenas em destinos turísticos.

  • Serviço de restaurante – 5-10%
  • Táxi – 10%
  • Guias turísticos – 15-20%

Malásia, Vietnã e Tailândia

Para esses três locais, a prática de gorjeta só é realmente necessária em restaurantes ocidentais e em centros turísticos. Deve-se esperar uma taxa de 10% adicionada em restaurantes da área do resort e outros locais frequentados por turistas. Os viajantes têm a opção de adicionar se quiserem, mas isso não é totalmente esperado. Os carregadores que carregam as malas para os viajantes em hotéis chiques provavelmente esperam o equivalente a uma gorjeta de um dólar por seus serviços. Se forem empregados guias particulares, eles podem esperar um adicional de 10 a 15 dólares por dia.

  • Dica habitual – 10%
  • Dica de porteiro – $ 1
  • Guia turístico – $ 10- $ 15

Singapura, Japão e Coreia

Esses três países são considerados culturas sem gorjeta e até mesmo oferecer uma gorjeta pode ser considerado rude. A crença deles é que, ao não oferecer gorjetas, eles incentivam uma cultura de serviço consistente. A ideia é que nenhum patrono deve ser tratado melhor do que os outros. Isso tem a vantagem de tornar as coisas incrivelmente simples para os viajantes, pois eles não terão que pensar em dar gorjetas. Na verdade, eles devem ser cautelosos ao oferecer gorjetas, pois podem causar insultos.

  • Pontas – Não

Taiwan e China

Taiwan é muito parecido com Cingapura, Japão e Coréia, pois há muito pouca expectativa de gorjetas. No entanto, ocasionalmente há custos de gorjeta adicionados aos menus em restaurantes sofisticados. Os viajantes não precisarão pensar muito sobre isso, pois não há necessidade de fazer as contas.

  • Pontas – Não se preocupe com isso