A tirolesa é, sem dúvida, um dos passatempos mais emocionantes do mundo, mas você faria bem em se preparar com antecedência.
A tirolesa é, sem dúvida, um dos esportes mais emocionantes do mundo. Usada há séculos como meio de transporte na China, a tirolesa permitia que os moradores atravessassem rios. Mencionado como um “forte inclinado” em O homem invisível por HG Wells, publicado em 1897, tornou-se popular no outback australiano entregar comida e suprimentos para aqueles que trabalham do outro lado de um barranco ou rio. Também foi empregado pelas tropas australianas para transportar comida, correspondência e munição para áreas de conflito.
A maior tirolesa do mundo tem 2,8 quilômetros Voo Jebel Jais em Jebel Jais em Ras Al Khaimah, Emirados Árabes Unidos. Em setembro de 2015, a tirolesa mais íngreme do mundo, com inclinação máxima de 58,6%, estreou em Letalnica bratov Gorišek em Planica, Eslovênia.
Como a tirolesa não requer experiência, é adequada para crianças e adultos. Antes de embarcar em sua primeira aventura de tirolesa, no entanto, há algumas coisas a serem lembradas para garantir sua segurança e diversão.
Roupas de ginástica ajustadas são as melhores para tirolesa, pois são mais aerodinâmicas, no entanto, os participantes devem levar em consideração a temperatura, usar roupas mais leves no verão e clima mais quente no inverno. Sapatos de corrida ou esportivos fechados também são altamente recomendados. Saias e vestidos geralmente são proibidos e joias devem ser evitadas.
A maioria dos parques de aventura oferece guias treinados e experientes que o guiarão pela experiência de tirolesa. Depois de chegar ao parque, um guia de tirolesa explicará todas as instruções de segurança e tirolesa. Na dúvida, pergunte. Geralmente há guias estacionados em todo o parque para responder às suas perguntas ou oferecer ajuda.
Depois de colocá-lo em um arnês de corpo inteiro, a equipe irá travar o seu arnês em uma linha de segurança conectada a um em segurança sistema. Dois mosquetões, que estão conectados, impedem que os participantes se desconectem totalmente da linha de segurança, o que significa que eles não poderão vir fora de amarração até que tenham voltado ao solo. Os padrões de construção e manutenção para cursos de tirolesa são estabelecidos pela Association for Challenge Course Technology (ACCT), que exige que os cursos sejam revisados anualmente por um terceiro certificado. Os praticantes de tirolesa devem sempre escolher um parque com a aprovação da ACCT.
Nem todos os cursos são iguais, no entanto, é uma boa ideia usar seu bom senso ao se inscrever para uma experiência de tirolesa. De acordo com Corey Andrésum especialista em esportes e recreação, “Se o equipamento de segurança parecer esfarrapado e gasto, você pode optar por não participar da experiência. Uma regra rígida e rápida que recomendo é que, se o único mecanismo de freio fornecido for uma luva pesada usada para apertar o cabo, não faça isso sem treinamento e prática adequados.”
Além disso, embora os participantes estejam ansiosos para registrar sua aventura para a posteridade, tirar selfies durante a tirolesa não é uma boa ideia, pois os tirolesas precisarão das duas mãos. Se você quiser uma foto para lembrar sua experiência de tirolesa, peça a um amigo ou membro da família para fotografá-lo do chão. A maioria dos cursos também oferece plataformas de árvores para os espectadores tirarem fotos.
Os praticantes de tirolesa não devem deixar que seus nervos os dominem. Um pouco de medo é certamente normal, mas confie que você foi preso com segurança em seu arnês e está simplesmente deslizando pelo ar sem possibilidade de cair. A tirolesa é certamente uma descarga de adrenalina, mas não é motivo para pânico. Simplesmente aproveite a rajada de vento e a chance de voar pelo ar com segurança.
Nada é à prova de idiotas embora. Pesquisadores da Ohio State University descobriram que quase 12 por cento das lesões na tirolesa resultaram em fraturas ou outras lesões que exigiam hospitalização, o que significa que a tirolesa pode ser classificada como perigosa como a escalada.
A tirolesa, no entanto, pode ajudar as pessoas a superar o medo de altura. De acordo com Jon Johnson, o fundador da Zipline Utah, “Realmente tudo se resume às crianças ou adultos que dizem ‘Tenho medo de altura’. Eu estou aterrorizado. Isso realmente me assusta.’ E quando terminam, o sorriso no rosto diz: ? ‘Não tenho mais medo de altura. Isso foi incrível e eu quero fazer de novo.’”
De acordo com Greg Melvilleque escreve a coluna Adventure Adviser do Outside Online, a seguir estão os melhores passeios de tirolesa nos Estados Unidos:
Navitat Canopy Adventures
Uma excursão de três horas e meia pelo Blue Ridge em Barnardsville, Carolina do Norte, apresenta 10 linhas, duas pontes e dois rapeis. Guias estão à disposição para garantir a segurança dos participantes e oferecer informações sobre a história e o habitat local.
Capitão tirolesa
Captain Zipline em Salida, Colorado, possui sete linhas, que se estendem de 200 a 700 pés e ficam acima de um desfiladeiro esculpido pelo rio Arkansas. Os tirolesas atingirão velocidades de até 40 milhas por hora, enquanto vislumbram as ruínas da mineração e os picos de 14.000 pés.
Passeios de arvorismo em sequóias
Este passeio de três horas pela enevoada Arcata Community Forest, na Califórnia, permite que os participantes alcancem alturas de até dez andares acima do solo. Operado pelo North Coast Adventure Centers, este passeio é mais árduo do que a maioria, pois requer uma árvore de 25 pés subindo pelos galhos de uma sequóia.
Arbortrek
O principal passeio de tirolesa no nordeste, Arbortrek, localizado perto do pico mais alto de Vermont, apresenta oito linhas que variam de 150 a 1.000 pés. Os participantes poderão deslizar pelas florestas ao redor da estação de esqui Smuggler’s Notch.
Zip Adventures
Este passeio de tirolesa pelo Alkali Creek Canyon em Wolcott, Colorado, consiste em seis linhas, que variam de 200 a 1.000 pés de comprimento, penduradas no fundo do 4 Eagle Ranch.
No final, a tirolesa deve ser uma aventura divertida e não um obstáculo a ser superado. Confie nos seus instintos. Se você quer enfrentar seus medos, mais poder para você, mas siga seu instinto em termos de segurança. Você deve se sentir confortável com o parque aéreo que visita, os guias, o equipamento e, em seguida, pode mergulhar.