Olá, Haiti! 10 razões para visitar este destino caribenho

Não há ódio, apenas amor puro nas deslumbrantes atrações do Haiti.

Paisagem do Haiti, Caribe Shutterstock

O Haiti é um “paraíso perdido” para o The New York Times, e o país se apresenta como “uma terra com alma”. Não é o primeiro destino que vem à cabeça quando se fala em férias no Caribe, mas o Haiti tem muitas maravilhas para turistas de todos os gostos.

O país foi abalado por crises políticas e terremotos, mas seu setor de turismo está se recuperando lentamente. Afinal, tem mais de 1.600 quilômetros de costa e cinco cadeias de montanhas esperando por adoradores do sol e caminhantes aventureiros. Com praias imaculadas, paisagens montanhosas e uma metrópole movimentada, o Haiti está sempre pronto para dizer oi.

10 A capital é um ponto cultural

Port-au-Prince efetivamente apresenta o Haiti aos viajantes. Além de sua movimentada paisagem urbana, é um lugar de cultura, história e patrimônio. Esta cidade costeira tem uma brisa encantadora que incentiva os turistas a explorar. Para uma rápida aula de história, os viajantes podem visitar o Museu Nacional e o Museu Nacional do Panteão. As almas criativas vão adorar, pois a cidade abriga museus e galerias de arte. Os turistas também podem espiar as ruínas da catedral e fazer compras no icônico Mercado de Ferro. Porto Príncipe é um rei!

9 Há casas de gengibre

Não é a comida, mas o Haiti se orgulha de suas casas de gengibre. Essas maravilhas arquitetônicas podem ser vistas em vários pontos do país, mas as mais belas estão na capital. Essas estruturas empregam o estilo gótico de carpinteiro e são conhecidas por seus acessórios decorativos detalhados. Em Porto Príncipe, os turistas podem visitar a ainda em uso Villa Kalewès, a bem restaurada Maison Dufort e o Hotel Oloffson, que é cercado por um jardim. Também existem casas de gengibre em Jacmel e Cap-Haitien, mas onde quer que os turistas explorem, eles são sempre bem-vindos dentro dessas obras-primas arquitetônicas.

8 É um país das maravilhas da praia

O que mais fazer em uma nação caribenha? Para curtir suas praias, claro. A brisa tropical do Haiti aquecerá os corações dos adoradores do sol que desejam nada além de um dia feliz. A praia de Gelée está entre as mais populares por causa de suas águas cristalinas e areia fofa com um cenário bucólico ao fundo. Em Jacmel, os turistas podem desfrutar da Plage Raymond-Les-Bains, pontilhada de palmeiras, e da Cyvadier Plage, com falésias rochosas. Em Jérémie, há Anse d’Azur para quem quer explorar cavernas e conferir um submarino alemão afundado. Em qualquer lugar do Haiti, a praia é linda.

7 Seu carnaval é maravilhoso

Ao visitar a tempo para o Kanaval, os turistas serão recebidos com aplausos, sorrisos e cores. O carnaval haitiano é tão vibrante que pode igualar o do Brasil. As festividades não se limitam a Porto Príncipe, pois as outras cidades também têm comemorações. A temporada de carnaval começa antes da quaresma e tem temas diferentes a cada ano. O evento é uma enxurrada de cultura, arte, patrimônio, tradição, religião e estilo de vida que só podem ser vivenciados no Haiti. Festejar nunca foi tão bom.

6 Possui um Patrimônio Mundial Simbólico

O Haiti tem um impressionante Patrimônio Mundial da UNESCO, descrito como um símbolo de liberdade. O Palácio Sans-Souci do século XIX serviu como residência de Henrique I, um líder revolucionário que mais tarde se proclamou rei. O palácio, a cidadela e o resto dos edifícios foram construídos pelos escravos após a sua libertação. Os turistas terão uma viagem enriquecedora neste marco ao aprenderem sobre a luta dos haitianos pela liberdade. A BBC descreveu o Palácio Sans-Souci como “uma das atrações mais notáveis ​​do Hemisfério Ocidental”.

5 Existem Piscinas Naturais

A comuna de Jacmel abriga uma montanha onde há piscinas naturais. As três piscinas foram possibilitadas pela imaculada Petite Rivière de Jacmel e uma cachoeira. Suas águas verde-azuladas chamam a atenção nas fotos, ainda mais quando os turistas estão por perto – abraçados pela paisagem exuberante. As piscinas são tão convidativas que até quem não pretende nadar vai dar um mergulho mesmo assim, pois não vai querer deixar de brincar com suas águas. Não há blues em Bassin Bleu.

4 Há uma caverna enorme

A Caverna Marie Jeanne é a maior do Haiti e possui 36 câmaras conhecidas, com três áreas abertas para turistas. Os viajantes explorarão quatro quilômetros abaixo da superfície, verificando galerias, formações rochosas e criaturas da caverna. Uma das áreas é completamente escura, e um guia conduzirá os espeleólogos com uma tocha – como Indiana Jones. Uma excursão regular levará três horas, mas os exploradores partirão com lembranças infindáveis. Para espeleólogos experientes, as passagens mais profundas da Caverna Marie Jeanne são atraentes.

3 Cerimônias Vodu

O vodu ainda está prosperando no Haiti, e os turistas que desejam aprender mais sobre esse sistema espiritual e vivenciar suas tradições terão uma surpresa. Os viajantes podem participar de cerimônias, danças ou rituais como forma de combater o estigma contra o vodu. Os turistas, especialmente os novatos, são recomendados a assistir a uma dança Rada. Eles também podem visitar um templo, ver caveiras e restos humanos, participar de um ritual de oferendas, observar um transe de possessão, ouvir os tambores e apenas ser um com as maravilhas do vodu.

2 parques nacionais exuberantes

Observadores da vida selvagem, observadores de pássaros, botânicos amadores e outros amantes da natureza vão gostar de explorar as áreas montanhosas do Haiti. O Parque Nacional La Visite é um paraíso para observadores de pássaros, enquanto Pic Macaya tem a última floresta primária do país. Os observadores da vida selvagem vão gostar de explorar Grande Colline, pois todas as suas espécies ainda não foram descobertas, enquanto os amantes da botânica podem conferir as árvores raras no isolado Grand Bois. Os mergulhadores, enquanto isso, podem ir para a Área Protegida das Três Baías para estar na presença das maravilhas subaquáticas do Haiti.

1 comida haitiana é celestial

Quer os turistas participem de um tour gastronômico ou experimentem pratos de restaurantes e vendedores ambulantes que encontram, eles viverão uma aventura gastronômica no Haiti. Os gourmets vão se divertir degustando iguarias como macarrão gratinado, tchaka (cozido tradicional), sopa de caldo e tassot (carne de cabra ou vaca), entre outros. Durante o verão, o turista não pode perder a chance de experimentar frutas haitianas como guinep (limão espanhol), kowosòl (graviola) e tamarindo. De petiscos a sobremesas, a culinária haitiana vai deixar os turistas de boca aberta.