Os 10 edifícios mais incríveis da Idade Média que ainda estão de pé

A idade média é um período fascinante da história mundial, e esses 10 edifícios da idade medieval ainda podem ser vistos hoje.

Os 10 edificios mais incriveis da Idade Media que ainda

A Idade Média, ou Era Medieval, ocorreu do quinto ao décimo quinto séculos. Dois estilos arquitetônicos principais dominaram o reinado durante mil anos – o românico e o gótico. Embora surpreendentemente poucos edifícios do dia-a-dia daquela época ainda estejam de pé, a Era Medieval nos deixou belos monumentos duradouros para uma época de profundo fervor religioso.

Infelizmente, um dos marcos religiosos mais famosos da Idade Média, a Notre-Dame de Paris, foi quase destruído em um incêndio na primavera de 2019. Embora ainda esteja de pé, não pode ser acessado por um tempo. Seguem-se 10 edifícios da Idade Média que ainda podem ser visitados.

10/10 Maria Laach Abbey: Andernach, Alemanha

A arquitetura românica é conhecida pelo sentido de maciço que ele incorpora: paredes grossas, pilares robustos, abóbadas de berço, telhados inclinados e arcos redondos. Maria Laach Abbey incorpora tudo isso; na verdade, é considerado um exemplo arquetípico do estilo arquitetônico. Possui várias torres, uma grande galeria com arcadas e os arcos ornamentais rítmicos que tornam o estilo tão distinto. Particularmente bonito é o The Paradise, um alpendre com colunas que circunda um pequeno pátio. É ricamente esculpido com características humanas e míticas

A Abadia foi inicialmente fundada em 1093 como priorado da Abadia de Affligem. Os edifícios cresceram no século XIII. Hoje, ainda está em uso como parte da Confederação Beneditina.

9/10 Catedral de Reims: Reims, França

A apenas uma hora de trem de Paris, não surpreende que a bela Catedral de Reims (pronuncia-se rahnse) é famosa por ser a Catedral onde os reis franceses tradicionalmente realizavam suas coroações. A grande escala da fachada é perfeitamente espetacular para esse tipo de pompa e circunstância. A Galeria dos Reis – estátuas de todos os reis da França – fica no centro da fachada frontal sobre a rosácea.

A Catedral de Reims tem muitas características arquitetônicas góticas clássicas, incluindo enormes rosáceas, três arcos decorativos com estátuas e as duas torres sineiras que se erguem acima do edifício principal da catedral. Recebe mais de um milhão de visitantes por ano.

8/10 Catedral de Colônia: Colônia, Alemanha

Como a sede do Arcebispo de Colônia e um Monumento do Patrimônio Mundial da UNESCO, esta Igreja Católica é um dos locais mais populares da Alemanha. O trabalho na catedral foi iniciado em 1248, mas teve que ser interrompido em 1473. Por quase 400 anos, a torre sul permaneceu apenas pela metade e um enorme guindaste pairava acima dela, esperando para começar o trabalho novamente.

Um ressurgimento do entusiasmo pela Idade Média no século XIX permitiu que o edifício fosse finalmente concluído. Claro, foi danificado durante a Segunda Guerra Mundial, mas por um golpe de sorte nunca foi completamente achatado, como o resto de Colônia. Após as reformas, a fachada permanece basicamente a mesma. Hoje ainda é uma igreja em funcionamento. Milhares de visitantes viajam para lá todos os anos, e é um local popular de peregrinação cristã.

7/10 Krak des Chevaliers: Distrito de Talkalakh, Síria

Os castelos dos cruzados têm uma reputação mista – eles foram estabelecidos e ocupados durante as repetidas invasões do Ocidente no Oriente Médio como parte das Cruzadas nos séculos XII e XV. No entanto, é um dos mais importantes castelos medievais preservados do mundo.

Foi inicialmente construído no século 11, mas a aparência atual do castelo foi desenvolvida no século 13, quando passou de fortaleza militar a castelo concêntrico. Foi danificado nas guerras em curso no Oriente Médio, mas ainda está de pé e abriga cerca de 9.000 pessoas. A reconstrução e a conservação do castelo estão em andamento, mas a capela interna e o pátio foram bem preservados. O rendilhado e a delicada decoração presentes especialmente no Salão dos Cavaleiros são exemplos clássicos e belos da arquitetura gótica inicial. No entanto, a capela, com a sua abóbada de berço, é uma referência à arquitetura românica.

6/10 Catedral de Angoulême: Angoulême, França

Enquanto a França é famosa por suas muitas catedrais góticas, a Catedral de Angoulême é um exemplo da bela arquitetura românica que antecede o estilo gótico. As obras desta igreja começaram em 1110 no mesmo local de um santuário pré-cristão do século IV.

Embora os topos cônicos das torres sejam mais recentes, a fachada de Angoulême permanece fiel ao design medieval original. É decorado com mais de 70 esculturas, a maioria das quais se concentra na Ascensão e no Juízo Final, embora os escultores também retratassem cenas da vida cotidiana, como a caça. Os serviços católicos ainda continuam na igreja hoje.

5/10 Catedral de Salisbury: Salisbury, Inglaterra

Esta catedral é considerada um dos principais exemplos da arquitetura gótica inglesa. Demorou apenas 38 anos para ser construída (1220-1258), o que é uma velocidade impressionante, considerando que muitas catedrais levaram centenas de anos para serem construídas. Desde o colapso da Catedral de Lincoln em 1549, Salisbury tem a torre de igreja mais alta do Reino Unido.

Há tantos motivos para os aficionados por história visitarem a Catedral de Salisbury. Além de simplesmente ter resistido ao teste do tempo (e da guerra), Salisbury é o lar de um dos exemplos de relógio mais antigos do mundo (ele remonta a 1386) e também é o lar da melhor cópia original sobrevivente do relógio. Carta Magna (apenas quatro são conhecidas).

4/10 Igreja de Santa Ana: Vilnius, Lituânia

A Igreja de Santa Ana é um edifício gótico tardio, feito no raro e peculiar estilo gótico de tijolos. Embora esteja faltando alguma da ornamentação estatuária clássica das igrejas góticas, St. Anne’s tem as clássicas torres e pináculos que se curvam para cima em direção ao céu em um tijolo vermelho vívido. Por causa dos desenhos em forma de chama das janelas, alguns até consideram St. Anne’s um exemplo do estilo gótico Flamboyant, que era principalmente uma tendência francesa.

A primeira igreja neste local, construída com madeira, foi destruída em 1419. A versão em tijolo foi construída pelo Rei da Polónia e Grão-Duque da Lituânia Alexandre I Jagiellon de 1495-1500, uma construção impressionantemente rápida. O exterior da igreja permaneceu praticamente o mesmo desde então.

3/10 Torre Inclinada de Pisa: Pisa, Itália

A famosa torre sineira independente da Catedral de Pisa é de design românico. A construção no local começou em 1173 e continuou por quase 200 anos. A torre começou a afundar rapidamente – apenas cinco anos depois, quando o prédio tinha apenas 2 andares. A única razão pela qual a torre ainda está de pé é porque a construção foi adiada por um século enquanto a República de Pisa estava em guerra com Gênova e Florença. A pausa permite que o solo superficial sob a fundação se assente melhor, salvando o futuro da torre (embora ainda afunde). O mesmo solo superficial também conseguiu salvar a torre durante quatro fortes terremotos.

O andar térreo da torre de mármore branco é uma galeria cega e os sete andares são decorados com colunas coríntias clássicas. Costumava haver sete sinos dentro, um para cada nota de uma escala musical, mas eles foram removidos para aliviar um pouco do peso.

2/10 Sainte-Chapelle: Paris, França

A Capela Sagrada faz parte do Palais de la Cité medieval, onde os reis da França permaneceram até o século XIV. (A Conciergerie é o outro edifício sobrevivente.) Foi danificado durante a Revolução Francesa do século XVIII, mas foi totalmente restaurado no século XIX. Possui a mais extensa coleção de vitrais do século XIII do mundo – as quinze enormes janelas preenchem a nave e a abside. As janelas são tão grandes que as paredes da abóbada parecem realmente uma estrutura óssea fina para suportar as janelas pitorescas. Embora a própria igreja seja muito cedo para ser considerada gótica extravagante, a rosácea que foi adicionada posteriormente segue esse estilo arquitetônico.

1/10 Basílica de Saint-Denis: Saint-Denis, Paris, França

A cidade de Saint-Denis foi anexada a Paris em 1860 como parte do crescimento natural da capital francesa. Há muito era importante para Paris, porque a basílica local era (e ainda é) conhecida como Necrópole Real. Todos, exceto três monarcas franceses (e suas famílias), estão enterrados no local. Apropriadamente, Saint-Denis tem alguns bons exemplos de túmulos de cadáveres. Estes permanecem, embora os corpos lá enterrados tenham sido removidos e destruídos principalmente durante a Revolução Francesa.

Saint-Denis é um marco especialmente importante porque é considerada a igreja gótica original do século XII. A nave tornou-se o modelo para o estilo gótico Rayonnant. O edifício completo forneceu o modelo para centenas de catedrais e basílicas em todo o mundo.