Há a ideia de comida chinesa que os americanos têm, e depois há esses pratos autênticos de dar água na boca que são realmente feitos na China.
Existem tantos exemplos de deliciosos pratos chineses. É uma das cozinhas culturais mais amadas do mundo. Restaurantes chineses podem ser encontrados em todo o mundo e muitas culturas deram seu toque a esses pratos tradicionais. A comida chinesa também é uma das cozinhas mais versáteis, usando todos os tipos de ingredientes para fazer pratos deliciosos e fartos. É o favorito de estudantes universitários, vegetarianos e gourmets.
No entanto, muito do que consideramos comida chinesa é muito americanizado. Se você quiser experimentar a comida tradicional chinesa, precisa ir direto à fonte. Aqui está uma lista de pratos tradicionais chineses que você não encontrará no nosso lado do mundo!
Contents
- 1 12/12 Adicione um pouco de cor ao seu prato: macarrão com espinafre
- 2 11/12 Jantar em menos de uma hora: Fried Mashi
- 3 10/12 Comida de rua chinesa: carne de churrasco
- 4 9/12 Twist On A Salad: Prato Frio de Legumes
- 5 8/12 Sobremesa mais desavisada: pudim de tofu
- 6 12/07 Não é exatamente macarrão: ensopado de carneiro
- 7 6/12 O par mais improvável: tofu misto frio e aloe vera de abacaxi
- 8 5/12 Não acredito que não é carne: berinjela agridoce
- 9 4/12 O mais versátil dos pratos: Baozi
- 10 3/12 O Prato Mais Popular do País: Pato à Pequim
- 11 2/12 Não é o seu café da manhã tradicional: Congee
- 12 1/12 Outra reviravolta no churrasco: Char Siu
12/12 Adicione um pouco de cor ao seu prato: macarrão com espinafre
Você já viu massas multicoloridas em pratos italianos. Acontece que a culinária chinesa tem um prato parecido. A cidade de Xi’an é conhecida por seus noodles e eles não decepcionam! Macarrão de espinafre é feito de, você adivinhou, espinafre! O macarrão geralmente é coberto com um bando de ingredientes diferentes, como ovo, batata, cenoura e molho de tomate picante. Você não encontrará este prato na maioria dos restaurantes chineses americanos!
11/12 Jantar em menos de uma hora: Fried Mashi
Embora esse macarrão se pareça com nhoque ou massa de casca, não é nada italiano! Este prato tradicional é encontrado no noroeste da China. O mashi frito tem um sabor mais doce e muito mais forte. A carne é frita ou refogada, dependendo da receita. É a mistura perfeita de gorduroso e crocante, graças aos muitos vegetais jogados por cima. Curiosidade: o nome se traduz aproximadamente como “comida de pardal”. Acho que não é bem preciso…
10/12 Comida de rua chinesa: carne de churrasco
A comida de rua é um alimento básico de muitas culturas, incluindo a China. Uma das refeições que você pode encontrar vagando pelas ruas da China é o Kǎo ròu (ou carne assada). Você pode encontrar esta carne no espeto em restaurantes, bem como em carrinhos de vendedores ambulantes. Eles são conhecidos por serem bastante picantes e cozidos na brasa. Kǎo ròu pode consistir em quase qualquer tipo de carne, incluindo carne de porco assada, frango, carne bovina e até mesmo outros órgãos internos!
9/12 Twist On A Salad: Prato Frio de Legumes
Este prato, chamado liáng cài, pode ser traduzido literalmente como “prato frio”. Portanto, faz sentido que seja uma mistura de ingredientes. Geralmente é uma variedade de vegetais frios, como pepino, feijão verde e repolho. Mas não existe uma receita fixa para isso. Para dar sabor, os vegetais costumam ser cobertos com molho, além de tofu e amendoim. Se você está com disposição para algo saudável, esta é uma ótima escolha!
8/12 Sobremesa mais desavisada: pudim de tofu
O tofu, por si só, é bastante insípido, sem gosto e requer temperos para torná-lo saboroso. No entanto, o tofu é um alimento básico da culinária chinesa e pode até ser encontrado em suas sobremesas! Uma sobremesa popular é o pudim de tofu, que consiste em tofu macio coberto com açúcar ou molho doce de gengibre. Se você quiser algo para o seu pudim ser um pouco mais saboroso, pode cobri-lo com molho de soja, pimenta e amendoim.
12/07 Não é exatamente macarrão: ensopado de carneiro
Este prato, também da cidade de Xi’an, é um ensopado tradicional chamado pào mó. Embora geralmente seja feito com carne de carneiro, você também pode usar carne de porco ou vaca. A qualidade interessante desse ensopado é que, em vez de macarrão, há pedaços de pão sem fermento flutuando no caldo. Ao lado, você geralmente encontrará alho em conserva e molho de pimenta para complementar o ensopado. É um ótimo prato se você quiser algo um pouco mais forte para mantê-lo aquecido.
6/12 O par mais improvável: tofu misto frio e aloe vera de abacaxi
Se você quiser experimentar texturas, experimente este prato! Liáng bàn dòu fu é um bloco de tofu aromatizado com óleos, gergelim e pimenta, além de coberto com vegetais verdes. Para acompanhá-lo, você tem bō luó lú huì, que é doce de abacaxi coberto com pedaços de aloe vera. Os pratos são feitos para se complementarem, em termos de sabor. É também um toque agradável no tofu que, por si só, pode ser bastante insípido.
5/12 Não acredito que não é carne: berinjela agridoce
Se você está com vontade de comer um prato sem carne, está com sorte. Um prato popular na China é a berinjela agridoce. Consiste em fatias de berinjela mergulhadas em molho de pimenta e peixe. Jeremy Scott Foster, da TravelFreak, relatou que “tem mais gosto de carne de porco agridoce do que de vegetal”. Não é apenas uma ótima alternativa à carne, mas também uma ótima maneira de obter sua porção diária de vegetais!
4/12 O mais versátil dos pratos: Baozi
Na hora de escolher entre uma refeição ou uma sobremesa…por que não os dois? Baozi são pãezinhos chineses tradicionais no vapor, conhecidos por serem deliciosamente fofos. Os pãezinhos costumam ser recheados com legumes e carne, geralmente carne de porco assada. No entanto, se você está procurando algo um pouco mais doce, o baozi pode ser recheado com pasta de feijão vermelho ou creme. Se você está indeciso sobre o que comer, esta refeição é versátil e satisfatória.
3/12 O Prato Mais Popular do País: Pato à Pequim
O Pato à Pequim é um dos pratos mais antigos da cultura chinesa. Suas origens remontam ao imperador da dinastia Yuan durante os tempos imperiais. O prato em si é carne de pato, cortada em fatias finas e cozida para que o exterior fique bem crocante. Geralmente é servido com cebolas, pepinos e até panquecas! Se você deseja experimentar um prato que é o epítome do “tradicional”, experimente o Pato à Pequim.
2/12 Não é o seu café da manhã tradicional: Congee
O café da manhã é um ótimo momento para experimentar uma nova comida se você estiver viajando. Na China, um prato de café da manhã popular é o Congee. É uma papa de arroz que costuma ser servida com carne ou peixe. Outro alimento que se come com Congee são os ovos centenários, que são ovos preservados por um século em uma mistura de argila, cinzas e sal. É altamente recomendável que você coma este prato em um dia frio ou se estiver se sentindo mal.
1/12 Outra reviravolta no churrasco: Char Siu
A culinária chinesa certamente conhece o caminho da carne de churrasco! Char siu é um prato popular chinês conhecido por sua cor vermelha brilhante. O prato geralmente consiste em vários cortes de carne de porco, incluindo lombo, barriga e alcatra. É cozido em uma grande variedade de especiarias e condimentos, incluindo mel, coalhada de feijão fermentada e molho de soja. Essas especiarias são responsáveis pela cor da carne. Curiosidade: este prato é comumente usado como recheio de baozi, pãezinhos tradicionais cozidos no vapor.