Por que você deve visitar Malawi, o coração amigo da África

O Malawi é um lugar maravilhoso e amigável que é uma visita obrigatória para todos aqueles que desejam experimentar a verdadeira beleza da África.

Roan Antilope e zebra no planalto de Nyika, Malawi, África Shutterstock

Malawi, um pequeno país sem litoral no sudeste da África, é caracterizado por uma variedade espetacular de vida selvagem, desde zebras majestosas até peixes de cores vibrantes que vivem no enorme Lago Malawi. Sua rica herança cultural e tranquilidade também distinguem o Malawi. O povo amigável do Malawi deu ao país o apelido de “o coração caloroso da África”.

Além da recepção calorosa que recebem dos locais, os visitantes podem desfrutar de diversas atividades recreativas e culturais no país. Esportes aquáticos, incluindo mergulho e passeios de barco, são atividades predominantes em Cape Maclear, conhecida por seus pitorescos resorts de praia e águas cristalinas. Faça do Malawi seu próximo destino de viagem por esses motivos.

Único em beleza, o Lago Malawi é um espetáculo para se ver

O Lago Malawi é o destino mais popular para moradores e visitantes no Malawi. Este grande corpo de água doce cristalina com praias de areia dourada oferece mais do que apenas sol, areia e natação para aqueles que procuram algo mais. O Lago Malawi oferece uma variedade de esportes aquáticos e atividades com uma ampla seleção de barcos e pranchas, permitindo que os hóspedes explorem os canais, ilhas e praias do lago.

As águas cristalinas do Lago Malawi tornam o mergulho com snorkel um excelente método para observar o caleidoscópio de peixes tropicais que habitam o lago e se alimentam das rochas ao longo da costa. Aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de mergulho encontrarão escolas de mergulho credenciadas pela PADI ao longo da margem do lago. Alguns resorts também oferecem esqui aquático, vela ou paddle boarding.

A praia de Chikale, na região de Nkhatabay, oferece uma festa na praia todos os domingos para qualquer pessoa com vontade de festejar. Há sempre uma grande multidão local e estrangeira nesses eventos, além de música, comida e bebida. As noites nesta praia costumam terminar com fogueiras e música que dura até o dia seguinte. No entanto, o evento Lake of Stars é a festa na praia mais famosa do Malawi. Aqui, os hóspedes desfrutam de música ao vivo de vários artistas africanos. Os foliões gostam de glamping, beber e dançar ao longo da margem do lago.

Mount Mulanje oferece as vistas e experiências mais memoráveis

Mulanje, uma pequena cidade no sul do Malawi, abriga o Monte Mulanje, uma grande montanha de granito que se eleva abruptamente acima da planície circundante. O Pico Sapitwa, com pouco mais de 3.000 m (9.840 pés) de altura, é o pico mais alto da montanha e do centro-sul da África. A montanha é um dos maiores inselbergs de granito do mundo e apresenta algumas das melhores escaladas de granito do mundo.

A beleza majestosa do Monte Mulanje atrai alpinistas e não alpinistas, enquanto o cume de Sapitwa oferece vistas espetaculares da Montanha Zomba e do Lago Chirwa. A montanha oferece experiências memoráveis ​​de escalada e trekking graças à sua paisagem pitoresca, fácil acesso, trilhas promissoras e pousadas bem conservadas. É possível passear por vales e bacias passando por cachoeiras ruidosas com um cenário deslumbrante de picos imponentes.

Os bosques de cedro de Mulanje, alguns dos quais com mais de 200 anos, podem ser encontrados nas encostas mais íngremes da montanha. Nadar na água de grande altitude é uma experiência emocionante, e as seções mais baixas do rio são facilmente acessíveis de carro.

Majete Wildlife Reserve é um ótimo lugar para ver os Big Five

Desde que a African Parks assumiu o controle do Parque Nacional Majete em 2003, o parque se recuperou notavelmente, tornando-se a primeira Big Five Wildlife Reserve do país. Em Majete, os visitantes têm uma oportunidade fantástica de ver a população de grandes mamíferos de Majete, que cresceu para mais de 12.000. Majete também conseguiu recuperar seu status de parque Big Five. Com a população de elefantes se desenvolvendo tão rapidamente, a reserva conseguiu mover grupos familiares de Majete para Nkhotakota, na região mais ao norte do país.

O acampamento Mkulumadzi é o local ideal para um safári Big Five em Majete, cercado por uma concessão privada de vida selvagem de 7.000 hectares. Uma ponte de corda atravessa o rio, levando a um cenário pitoresco cercado por imponentes árvores de chumbo. A pousada é composta por oito belos chalés, cada um com banheiro privativo, banheira grande, chuveiro externo privativo e luz natural. Seu terraço privado tem vista para o banho de lama do hipopótamo, e você pode nadar na piscina ou jantar ao ar livre sob as estrelas, se o tempo permitir.

Enquanto estiver hospedado em Mkulumadzi, há inúmeras possibilidades para explorar Majete e se aproximar dos animais e pássaros nativos. Os observadores de pássaros apreciarão os safáris de barco, que oferecem uma excelente oportunidade para observar diferentes espécies de pássaros, hipopótamos e crocodilos.

  • Hospedando-se na beira do lago de Malawi: O Mgoza Lodge está situado no coração de Cape Maclear, nas margens do Lago Malawi. A pousada tem acomodações excepcionais para vários orçamentos, incluindo dormitórios de palha e cabanas privadas. O jardim oferece uma vista deslumbrante do lago e uma espiada na vida da aldeia. Visite Mgoza Lodge aqui.
  • Onde Comer: Banapaya em Cape Maclear, Parque Nacional do Lago Malawi, oferece pratos de peixe locais a preços razoáveis, como o conhecido peixe Chambo. Visite o estabelecimento no Tripadvisor.