Quatro montanhas sagradas do budismo: o que todos deveriam saber

As Quatro Montanhas Sagradas chinesas oferecem um vislumbre da profunda história do budismo na China e de muitos dos melhores templos do país.

Uma das quatro montanhas sagradas do budismo

No budismo chinês, existem as Quatro Montanhas Sagradas do budismo. Este artigo é apenas sobre as montanhas sagradas no budismo chinês e não sobre outros locais sagrados de variedades do budismo – como a pegada de “Adão” ou “Buda” na montanha do Sri Lanka). O budismo é a mais popular e difundida das várias religiões na China e tem uma história de quase 2.000 anos.

Essas Quatro Montanhas Sagradas atraem turistas e devotos do budismo de todo o mundo e são famosas por suas notáveis ​​bibliotecas budistas, arquitetura budista, paisagens deslumbrantes e antiguidades culturais.

Budismo na China e as Quatro Montanhas Sagradas

De acordo com Chinatoday.com, o budismo na China pode ser dividido em três partes. Esses são:

  • Budismo Han (chinês): Predominante entre o dominante grupo étnico Han
  • Budismo tibetano: Encontrado no Tibete, Mongólia Interior, Qinghai, Gansu e com outras comunidades tibetanas
  • Budismo Pali: Encontrado na minoria Dai no sul da província de Yunnan

No budismo Han ou chinês, as Quatro Montanhas Sagradas são:

  • Monte Wutai: Na província de Shanxi
  • Monte Emei: Na província de Sichuan
  • Monte Putuo: Na província de Zhejiang
  • Monte Jiuhua: Na província de Anhui

Da próxima vez que for à China, entre na lista de desejos e veja uma parte espiritual da China que muitas pessoas ignoram.

“De acordo com as lendas, essas quatro grandes montanhas são os locais de iluminação dos Bodhisattvas Wenshu, Puxian, Guanyin e Dizang.”

-Chinatoday.com

Monte Wutai

O Monte Wutai é a montanha mais alta do norte da China e significa a “montanha dos cinco terraços”. No cume da montanha estão cinco picos abertos despidos de cobertura de árvores que são cobertas de neve durante a maior parte do ano.

Peregrinação: É um dos cinco locais de peregrinação budista do mundo

Abaixo da cobertura de neve estão florestas exuberantes de árvores perenes com muitos templos e mosteiros. Algumas delas são muito antigas e de grande valor cultural. O Salão Principal Leste do Templo Foguang foi construído na Dinastia Tang. Locais religiosos nesta montanha foram visitados por diferentes imperadores chineses e hoje a montanha permanece centralmente importante para o budismo na China.

  • Mosteiros: Cerca de 53 mosteiros estão nesta montanha

“Os templos e mosteiros no Monte Wutai refletem como a antiga arte e arquitetura budista influenciaram os estilos de construção de palácios na China por mais de um milênio.”

– Worldaltas.com

Monte Emei

O Monte Emei está localizado na província de Sichuan, a cerca de 160 quilômetros da principal cidade de Chengdu. Desde 1996, o Monte Emei e o vizinho Leshan Giant Buddha (o segundo maior Buda esculpido em pedra do mundo) foram listados pela UNESCO.

  • Designados: Patrimônio Mundial da UNESCO

Alguns desses templos budistas começaram no século II, com seu apogeu chegando no século XV. Hoje existem cerca de 30 templos na montanha sagrada (alguns dos mais notáveis ​​são Baoguo, Qingyinge e Wannian).

  • Templos: Existem cerca de 30 templos no Monte Emei

O Templo de Baoguo é particularmente notável por ser o templo mais antigo e mais bem preservado da montanha. Dois de seus tesouros são uma estátua budista de porcelana de 2,4 metros de altura e um sino de bronze de 25 toneladas de 2,3 metros de altura.

  • Elevação: O Monte Emei está a 3.079 metros acima do nível do mar

Monte Putuo

Na verdade, esta montanha nem fica no continente, mas faz parte das ilhas Zhoushan, 100 milhas náuticas a leste da baía de Hangzhou, província de Zhejiang, no mar da China Oriental. Durante séculos, a montanha da ilha provou ser um ímã para milhões de visitantes (peregrinos e turistas) que foram atraídos pela espiritualidade e pela beleza natural desta ilha.

Os mosteiros aqui servem como residências temporárias ou permanentes para um grande número de monges e monjas budistas. Alguns dos templos mais notáveis ​​aqui incluem o Templo Puji, o Templo Huiji e o Templo Fayu.

  • Ilhas Zhoushan: Monte Putuo está localizado em ilhas ao largo da costa
  • Jardim: A Ilha do Monte Putuo é frequentemente descrita como um Jardim Botânico da Ilha

Além disso, o Monte Putuo é frequentemente descrito como um jardim botânico da ilha por causa de suas diversas plantas e florestas exuberantes.

Monte Jiuhua

O Monte Jiuhua é conhecido por sua beleza cênica e está localizado no condado de Qingyang, na província de Anhui, na margem sul do rio Yangtze. Nos tempos antigos, abrigava até 360 templos e mosteiros budistas. Foi também a residência de cerca de 4.000 a 5.000 monges e monjas.

  • Auge: Em seu apogeu, tinha 360 templos e mosteiros budistas

Alguns dos templos mais notáveis ​​aqui incluem o Templo Huacheng (o templo mais antigo e proeminente aqui), o Templo Dabeilou, o Templo Tianchi.

  • Flor de Lotus: Diz-se que a montanha tem a forma de uma flor de lótus

A montanha tem mais de 70 picos notáveis, juntamente com muitos belos vales, riachos e cachoeiras. A montanha é considerada a montanha mais famosa do sudeste da China e tem a forma de uma flor de lótus.