A verdade é que a Colômbia é um destino maravilhoso para os viajantes e pode ser tão seguro quanto outras viagens sul-americanas (e globais).
Embora a Colômbia tenha uma reputação historicamente ruim, hoje em dia ela é reconhecida mais por suas paisagens incríveis e vibrações culturais do que por seu passado sombrio. E a verdade é que a Colômbia é um destino maravilhoso para os viajantes e pode ser tão seguro quanto outras viagens sul-americanas (e globais).
Há tanto para ver e fazer na Colômbia que você precisa de um guia completo para navegar por tudo. Aqui estão 11 coisas para planejar sua viagem quando estiver indo para a Colômbia.
Contents
- 1 Aprecie a natureza (e cultura) em toda a Colômbia
- 2 Visite a qualquer momento depois de dezembro para o melhor clima
- 3 Escolha sua base para cultura ou praias
- 4 Hospede-se no Grand Hyatt Bogota ou no Casa Pizarro Hotel Boutique em Cartagena
- 5 Não perca a Bandeja Paisa enquanto estiver na Colômbia (ou o café)
- 6 Descobrir como navegar de carro ou ônibus
- 7 Confira pontos e marcos imperdíveis na Colômbia
- 8 Preste atenção à sua moeda e fluxo de caixa
- 9 Procure ofertas de voos em novembro, fevereiro e março
- 10 Não ignore a história da região
- 11 Visite as praias ao redor de Cartagena
Aprecie a natureza (e cultura) em toda a Colômbia
Um dos grandes atrativos da Colômbia é que ela abriga uma geografia, cultura e vida selvagem tão diversificadas. Você encontrará uma floresta tropical com biodiversidade, ruínas antigas, sítios arqueológicos, esportes aquáticos e mergulho com snorkel, praias bioluminescentes épicas, golfinhos cor-de-rosa, mais de 1.900 espécies de pássaros tropicais e lindos recifes subaquáticos e naufrágios.
Um destaque notável para os viciados em cafeína é o comércio de café. Você pode visitar plantações de café (e provar, obviamente) enquanto estiver no país, e pode até assistir a todo o processo, até a preparação de uma xícara de café fresco, explica a CNN Travel. Claramente, você não terá problemas para encontrar um café de qualidade na Colômbia!
Visite a qualquer momento depois de dezembro para o melhor clima
O clima da Colômbia é tropical, o que significa que o potencial para tempestades dura o ano todo. Mas a estação mais seca é a melhor época para viajar, pois você pode explorar (e ver) mais. Como explica o Culture Trip, dezembro e janeiro tendem a ser os melhores em termos de clima seco. Ao mesmo tempo, esta é a alta temporada turística, o que pode deixá-lo em apuros quando se trata de encontrar ótimas ofertas em acomodações e excursões.
A boa notícia é que viajar para o litoral é ideal praticamente o ano todo, já que as temperaturas não variam tanto quanto na região andina da Colômbia.
Escolha sua base para cultura ou praias
Bogotá é a capital da Colômbia e também a maior cidade, de longe. O World Atlas o atribui a uma população de mais de 7,5 milhões de pessoas – tão claramente que você terá a experiência cultural completa. Bogotá fica em uma altitude elevada e tem vibrações coloniais, e abriga museus de arte e história, jardins, toneladas de restaurantes, mercados e dança de salsa.
Se você gosta de praias, Cartagena – uma cidade menor com menos de um milhão de habitantes – pode ser a base ideal. Cartagena tem seu próprio apelo de estilo colonial, especialmente na Cidade Velha (que é murada), com ruas de paralelepípedos e edifícios coloridos perfeitos para seus cenários Insta.
Hospede-se no Grand Hyatt Bogota ou no Casa Pizarro Hotel Boutique em Cartagena
Em Cartagena, Claudia do My Adventures Across the World recomenda ficar no Casa Pizarro Hotel Boutique. É um ótimo custo-benefício, fica em um bairro badalado, tem piscina e oferece um excelente café da manhã.
Claudia também destaca o Grand Hyatt Bogota como um dos melhores disponíveis – e tem piscina. Então, se você não planeja se aventurar no litoral durante sua estadia em Bogotá, este lugar pode lhe interessar. Além disso, a recomendação vem com acesso a restaurantes, bares e muito mais – todos abertos até tarde para acomodar os turistas.
Não perca a Bandeja Paisa enquanto estiver na Colômbia (ou o café)
O prato tradicional da Colômbia é a Bandeja Paisa, que é um prato que contém arroz branco, feijão vermelho, carne, torresmo, chouriço, morcela, ovo frito, abacate, arepa e banana, diz Medellín Colômbia. As arepas também são um item de menu digno de nota por conta própria; são pães achatados feitos de fubá e acompanhamentos tradicionais de muitos pratos colombianos.
Você também encontrará deliciosas empanadas (como pequenas tortas) e buñuelos (bolinhos fritos de massa) para a sobremesa – ideais para harmonizar com seu épico café colombiano. Falando nisso, se você não conseguir ir a uma plantação de café para obter sua dose, experimente o Azahar Café 93 em Bogotá (e pule o Starbucks, aqui é a Colômbia!). Em Cartagena, o Ábaco Cafe y Libros é um local popular com toneladas de ótimas críticas (e boas leituras).
Embora você possa pegar um “carro Willy” (a CNN Travel explica que esses são carros americanos usados durante a Segunda Guerra Mundial) para pegar uma carona até as plantações de café locais, circular pelo resto da Colômbia pode ser um pouco desconfortável. Você encontrará coletivos (microônibus/táxis lotados), mas também ônibus em quase todas as cidades. Uma das vantagens de se hospedar em Bogotá é o fácil acesso ao transporte (embora o trânsito seja frequentemente congestionado).
Não há metrô em Bogotá, então ônibus e táxis são praticamente suas únicas opções. Ou você pode planejar sua estadia para visitar os destinos mais acessíveis a pé (e alugar uma carona para ver os pontos turísticos).
Confira pontos e marcos imperdíveis na Colômbia
Uma das excursões imperdíveis é visitar a Isla Múcura, onde o plâncton bioluminescente proporcionará a experiência noturna mais épica de todos os tempos. O hotel Punta Faro, nas proximidades, opera balsas ecológicas para os manguezais, para que você não se divirta na ilha, mas vale a pena a viagem.
Você também pode visitar o Calanoa Jungle Lodge (fica literalmente na Floresta Amazônica) para ver se consegue ver os botos cor-de-rosa no rio. E se tiver tempo, vá até a Cidade Perdida; é mais antigo que Machu Picchu e uma aventura muito mais profunda. A CNN Travel diz que é melhor selecionar um pacote de caminhada de quatro dias, onde você pode desfrutar da história e das vistas épicas do local antigo.
Preste atenção à sua moeda e fluxo de caixa
A taxa de câmbio é favorável para a maioria dos viajantes e a Colômbia é um destino acessível para a maioria das pessoas. Na verdade, alguns albergues custam menos de US$ 10 por noite. Dito isso, dependendo de onde você ficar, talvez precise de mais dinheiro para gastar. As áreas mais turísticas costumam ter preços mais altos.
Certifique-se de trocar seus dólares por pesos colombianos e verifique todas as suas contas com cuidado. A maioria inclui uma propina voluntária de 10% (uma gorjeta recomendada) que a maioria das pessoas aceita sem problemas, diz Who to Tip. Você pode adicionar mais, é claro, mas esse é um valor básico perfeitamente razoável.
Procure ofertas de voos em novembro, fevereiro e março
Como observa o Culture Trip, os meses mais secos tendem a ser os meses mais movimentados na Colômbia tropical. Mas as “estações intermediárias” – aquelas que antecedem e depois dos horários de pico – também proporcionam um clima decente. O destaque, porém, são os preços mais baratos que você encontrará.
Não ignore a história da região
Muitos viajantes se perguntam se a Colômbia é segura. E enquanto o país finalmente se tornou independente da influência externa em 1905, explica o World Atlas, ele experimentou uma tonelada de agitação política, guerras de guerrilha e problemas com drogas. Afinal, Pablo Escobar se tornou famoso internacionalmente por um motivo…
Dito isso, a Colômbia abraçou mais recentemente suas ofertas turísticas e pode ser tão segura quanto qualquer outro destino mundial. Você deve ter cuidado, não importa para onde viaje, é claro, mas a Colômbia pode ser apreciada sem preocupação.
Visite as praias ao redor de Cartagena
A cidade costeira de Cartagena tem muitas praias para explorar e relaxar. Há Punta Arena, Playa Blanca, Castillogrande, La Boquilla e Manzanillo del Mar, além de muitos outros! Então, novamente, você pode estar interessado apenas nas águas bioluminescentes da Isla Múcura – e não o culparíamos.