Um guia de viagem para a Colômbia: os turistas devem planejar sua viagem com base nessas 11 coisas

A verdade é que a Colômbia é um destino maravilhoso para os viajantes e pode ser tão seguro quanto outras viagens sul-americanas (e globais).

Um guia de viagem para a Colombia os turistas devem

Embora a Colômbia tenha uma reputação historicamente ruim, hoje em dia ela é reconhecida mais por suas paisagens incríveis e vibrações culturais do que por seu passado sombrio. E a verdade é que a Colômbia é um destino maravilhoso para os viajantes e pode ser tão seguro quanto outras viagens sul-americanas (e globais).

Há tanto para ver e fazer na Colômbia que você precisa de um guia completo para navegar por tudo. Aqui estão 11 coisas para planejar sua viagem quando estiver indo para a Colômbia.

Aprecie a natureza (e cultura) em toda a Colômbia

Um dos grandes atrativos da Colômbia é que ela abriga uma geografia, cultura e vida selvagem tão diversificadas. Você encontrará uma floresta tropical com biodiversidade, ruínas antigas, sítios arqueológicos, esportes aquáticos e mergulho com snorkel, praias bioluminescentes épicas, golfinhos cor-de-rosa, mais de 1.900 espécies de pássaros tropicais e lindos recifes subaquáticos e naufrágios.

Um destaque notável para os viciados em cafeína é o comércio de café. Você pode visitar plantações de café (e provar, obviamente) enquanto estiver no país, e pode até assistir a todo o processo, até a preparação de uma xícara de café fresco, explica a CNN Travel. Claramente, você não terá problemas para encontrar um café de qualidade na Colômbia!

Visite a qualquer momento depois de dezembro para o melhor clima

O clima da Colômbia é tropical, o que significa que o potencial para tempestades dura o ano todo. Mas a estação mais seca é a melhor época para viajar, pois você pode explorar (e ver) mais. Como explica o Culture Trip, dezembro e janeiro tendem a ser os melhores em termos de clima seco. Ao mesmo tempo, esta é a alta temporada turística, o que pode deixá-lo em apuros quando se trata de encontrar ótimas ofertas em acomodações e excursões.

A boa notícia é que viajar para o litoral é ideal praticamente o ano todo, já que as temperaturas não variam tanto quanto na região andina da Colômbia.

Escolha sua base para cultura ou praias

Bogotá é a capital da Colômbia e também a maior cidade, de longe. O World Atlas o atribui a uma população de mais de 7,5 milhões de pessoas – tão claramente que você terá a experiência cultural completa. Bogotá fica em uma altitude elevada e tem vibrações coloniais, e abriga museus de arte e história, jardins, toneladas de restaurantes, mercados e dança de salsa.

Se você gosta de praias, Cartagena – uma cidade menor com menos de um milhão de habitantes – pode ser a base ideal. Cartagena tem seu próprio apelo de estilo colonial, especialmente na Cidade Velha (que é murada), com ruas de paralelepípedos e edifícios coloridos perfeitos para seus cenários Insta.

Hospede-se no Grand Hyatt Bogota ou no Casa Pizarro Hotel Boutique em Cartagena

Em Cartagena, Claudia do My Adventures Across the World recomenda ficar no Casa Pizarro Hotel Boutique. É um ótimo custo-benefício, fica em um bairro badalado, tem piscina e oferece um excelente café da manhã.

Claudia também destaca o Grand Hyatt Bogota como um dos melhores disponíveis – e tem piscina. Então, se você não planeja se aventurar no litoral durante sua estadia em Bogotá, este lugar pode lhe interessar. Além disso, a recomendação vem com acesso a restaurantes, bares e muito mais – todos abertos até tarde para acomodar os turistas.

Não perca a Bandeja Paisa enquanto estiver na Colômbia (ou o café)

O prato tradicional da Colômbia é a Bandeja Paisa, que é um prato que contém arroz branco, feijão vermelho, carne, torresmo, chouriço, morcela, ovo frito, abacate, arepa e banana, diz Medellín Colômbia. As arepas também são um item de menu digno de nota por conta própria; são pães achatados feitos de fubá e acompanhamentos tradicionais de muitos pratos colombianos.

Você também encontrará deliciosas empanadas (como pequenas tortas) e buñuelos (bolinhos fritos de massa) para a sobremesa – ideais para harmonizar com seu épico café colombiano. Falando nisso, se você não conseguir ir a uma plantação de café para obter sua dose, experimente o Azahar Café 93 em Bogotá (e pule o Starbucks, aqui é a Colômbia!). Em Cartagena, o Ábaco Cafe y Libros é um local popular com toneladas de ótimas críticas (e boas leituras).

Descobrir como navegar de carro ou ônibus

Embora você possa pegar um “carro Willy” (a CNN Travel explica que esses são carros americanos usados ​​durante a Segunda Guerra Mundial) para pegar uma carona até as plantações de café locais, circular pelo resto da Colômbia pode ser um pouco desconfortável. Você encontrará coletivos (microônibus/táxis lotados), mas também ônibus em quase todas as cidades. Uma das vantagens de se hospedar em Bogotá é o fácil acesso ao transporte (embora o trânsito seja frequentemente congestionado).

Não há metrô em Bogotá, então ônibus e táxis são praticamente suas únicas opções. Ou você pode planejar sua estadia para visitar os destinos mais acessíveis a pé (e alugar uma carona para ver os pontos turísticos).

Confira pontos e marcos imperdíveis na Colômbia

Uma das excursões imperdíveis é visitar a Isla Múcura, onde o plâncton bioluminescente proporcionará a experiência noturna mais épica de todos os tempos. O hotel Punta Faro, nas proximidades, opera balsas ecológicas para os manguezais, para que você não se divirta na ilha, mas vale a pena a viagem.

Você também pode visitar o Calanoa Jungle Lodge (fica literalmente na Floresta Amazônica) para ver se consegue ver os botos cor-de-rosa no rio. E se tiver tempo, vá até a Cidade Perdida; é mais antigo que Machu Picchu e uma aventura muito mais profunda. A CNN Travel diz que é melhor selecionar um pacote de caminhada de quatro dias, onde você pode desfrutar da história e das vistas épicas do local antigo.

Preste atenção à sua moeda e fluxo de caixa

A taxa de câmbio é favorável para a maioria dos viajantes e a Colômbia é um destino acessível para a maioria das pessoas. Na verdade, alguns albergues custam menos de US$ 10 por noite. Dito isso, dependendo de onde você ficar, talvez precise de mais dinheiro para gastar. As áreas mais turísticas costumam ter preços mais altos.

Certifique-se de trocar seus dólares por pesos colombianos e verifique todas as suas contas com cuidado. A maioria inclui uma propina voluntária de 10% (uma gorjeta recomendada) que a maioria das pessoas aceita sem problemas, diz Who to Tip. Você pode adicionar mais, é claro, mas esse é um valor básico perfeitamente razoável.

Procure ofertas de voos em novembro, fevereiro e março

Como observa o Culture Trip, os meses mais secos tendem a ser os meses mais movimentados na Colômbia tropical. Mas as “estações intermediárias” – aquelas que antecedem e depois dos horários de pico – também proporcionam um clima decente. O destaque, porém, são os preços mais baratos que você encontrará.

Não ignore a história da região

Muitos viajantes se perguntam se a Colômbia é segura. E enquanto o país finalmente se tornou independente da influência externa em 1905, explica o World Atlas, ele experimentou uma tonelada de agitação política, guerras de guerrilha e problemas com drogas. Afinal, Pablo Escobar se tornou famoso internacionalmente por um motivo…

Dito isso, a Colômbia abraçou mais recentemente suas ofertas turísticas e pode ser tão segura quanto qualquer outro destino mundial. Você deve ter cuidado, não importa para onde viaje, é claro, mas a Colômbia pode ser apreciada sem preocupação.

Visite as praias ao redor de Cartagena

A cidade costeira de Cartagena tem muitas praias para explorar e relaxar. Há Punta Arena, Playa Blanca, Castillogrande, La Boquilla e Manzanillo del Mar, além de muitos outros! Então, novamente, você pode estar interessado apenas nas águas bioluminescentes da Isla Múcura – e não o culparíamos.