Ushuaia, Argentina: Por que você deve visitar a cidade no fim do mundo

Existem inúmeras razões para visitar Ushuaia. O fim do mundo é o destino perfeito para os amantes da natureza, oferecendo dezenas de atrações.

Porto do porto de Ushuaia, Argentina Shutterstock

Existem várias razões para visitar a Argentina, mas para os fãs da natureza, Ushuaia provavelmente estaria no topo da lista. Conhecido como o fim do mundo, este local remoto na América do Sul tem muitas atrações, incluindo uma antiga prisão, passeios em um trem panorâmico, paisagens fantásticas, geleiras e vida selvagem excepcional.

Ushuaia é um lugar único onde os viajantes podem caminhar entre pinguins durante o dia e provar alguns dos melhores vinhos argentinos mais tarde. Sem surpresa, visitar Ushuaia exige algum planejamento, e os turistas muitas vezes ficam confusos ao planejar sua primeira viagem a Ushuaia.

Por que Ushuaia é chamado de Fim do Mundo?

Ushuaia é conhecida como o fim do mundo devido à sua localização. A capital da Terra do Fogo é o ponto mais ao sul da Argentina e é uma porta de entrada para a Antártida, tornando-se um centro estratégico para muitos cruzeiros na Antártida.

A Terra do Fogo é um arquipélago que se estende pela Argentina e Chile e é conhecido por suas paisagens. O nome significa Terra do Fogo, e recebeu esse nome porque quando os exploradores europeus se aproximaram do arquipélago, viram colunas de fumaça.

Como Chegar a Ushuaia?

Apesar de sua localização remota, Ushuaia é acessível por avião, carro ou ônibus. No entanto, planejar como chegar lá depende de quanto tempo o viajante tem na Argentina e do roteiro.

Avião

A maneira mais rápida de chegar a Ushuaia é de avião, e há vôos diretos de algumas cidades da Argentina. Buenos Aires tem o maior número de opções, mas também depende da estação, e a viagem dura aproximadamente 3,5 horas. Aerolíneas Argentinas e Latam operam os voos.

Os viajantes que exploram outros pontos do país também podem pegar voos em Córdoba, El Calafate ou Rio Gallegos, a maioria deles operados pela Aerolineas Argentinas. Não há transporte público no aeroporto de Ushuaia, mas os viajantes pegam um táxi ou reservam um transfer com antecedência.

Carro

É possível começar a viagem no Alasca e seguir pela rodovia Pan-Americana até Ushuaia, enquanto quem já está na Argentina deve percorrer 1.864 milhas entre Buenos Aires e Ushuaia. Ainda assim, a viagem de carro é repleta de vistas panorâmicas ao longo do caminho, passando por Mendoza, os pampas e a Patagônia.

Os viajantes precisam pegar uma balsa do território chileno para atravessar o Estreito de Magalhães, que leva aproximadamente 390 minutos. Depois disso, há uma pequena viagem até Ushuaia.

Ônibus

Este é o caminho mais longo para chegar a Ushuaia, e os viajantes podem criar um itinerário para conhecer outras cidades da Argentina. Como não há ônibus direto de Buenos Aires para Ushuaia, os turistas devem pegar um ônibus até Rio Gallegos, que leva aproximadamente 36 horas. Lá, eles pegam um segundo ônibus para Ushuaia, e a viagem dura oito horas.

A melhor época para visitar Ushuaia

A melhor época para visitar Ushuaia depende do que os viajantes esperam ver. Os guias de livros costumam recomendar a visita durante o verão argentino, entre dezembro e fevereiro, mas isso não significa que os visitantes podem esperar dias quentes. O clima em Ushuaia costuma ser nublado e ventoso, e o mês mais quente é janeiro, quando as temperaturas chegam a 50°F (10°C).

Os viajantes que desejam ver os famosos pinguins de Ushuaia devem planejar sua viagem entre novembro e fevereiro. O inverno é entre junho e agosto, e também é o melhor período para quem planeja visitar as estações de esqui.

O que fazer em Ushuaia

Chegar a Ushuaia exige algum planejamento, mas vale a pena a viagem, pois os viajantes podem encontrar diversas atividades o ano todo. Para explorar a região, recomenda-se ficar pelo menos três dias em Ushuaia, mas quem decidir ficar uma semana não ficará entediado.

Passeio de barco pelo Canal de Beagle

O Canal de Beagle separa o território chileno e argentino, e existem vários passeios de barco em Ushuaia para explorá-lo. Os passeios sempre incluirão o farol Les Eclaireurs e duas famosas ilhas da região, mas existem diferentes tipos de passeios. O mais curto é um passeio de barco de duas horas que percorre as principais atrações.

No entanto, os viajantes podem escolher outros passeios, incluindo ver os pinguins na Ilha Martillo e explorar a área rural.

ver os pinguins

A melhor época para ver os pinguins em Ushuaia é entre novembro e fevereiro, quando eles viajam para a região para se reproduzir. A melhor maneira de observá-los é fazer um passeio de um dia à Ilha Martillo, onde os visitantes podem caminhar na ilha por quase uma hora, e esse é o ponto alto de viajar para Ushuaia. O que o torna mais notável é que existem diferentes espécies de pinguins na ilha. O guia explicará mais sobre os animais e a região.

Parque Nacional Terra do Fogo

Os viajantes podem explorar a paisagem da Patagônia no Parque Nacional Tierra del Fuego, uma grande área com rios, lagos, montanhas, florestas, geleiras e uma vida selvagem única. O local abriga guanacos (animais semelhantes a lhamas), pinguins e leões-marinhos. É o lugar perfeito para fazer caminhadas ou reservar uma barraca em seus acampamentos.

Trem até o Fim do Mundo

O Trem de Ushuaia foi originalmente construído para levar madeira para a prisão da cidade, mas agora se tornou uma das atrações turísticas mais populares. O trem sai cinco vezes ao dia, e há um guia bilíngüe que explica mais sobre a história e a paisagem de Ushuai. É um passeio emocionante para fazer com crianças.

Hospede-se em uma estação de esqui

Entre junho e outubro, Ushuaia se torna popular entre os esquiadores que vêm de todo o mundo. Eles costumam ficar no Cerro Castor, uma estação de esqui com 33 trilhas de mercado. As trilhas têm diferentes níveis de dificuldade, e também há a opção de fazer uma visita guiada. A Argentina também tem outros destinos famosos entre os esquiadores, como Bariloche.

Lagoa Esmeralda

O Ushuaia está repleto de lagoas incríveis, incluindo o Lago Escondido e o Lago Fagnano. No entanto, a Lagoa Esmeralda é provavelmente a mais bonita delas. As águas cor de esmeralda desta lagoa vêm de geleiras, e uma floresta e montanhas a cercam, criando o local mais tranquilo da região. Quem quiser ver por outro ângulo pode reservar um passeio de helicóptero.