Vamos viajar para Graz: a cidade mediterrânea da Áustria

A cidade de Graz, na Áustria, é popular entre os viajantes devido às suas características arquitetônicas únicas e história cultural, e este é o seu melhor guia.

os jardins em graz, áustria

Graz é um centro de artes e cultura atual que abrange nove séculos de história, desde a Era Medieval até o século XXI, e é tão sofisticado e inventivo quanto histórico e clássico. Tem uma vibração distintamente mediterrânea, fazendo com que os visitantes se sintam no sul da Áustria.

Pode ser observado nas atrações do velho mundo e no legado profundamente enraizado do patrimônio cultural mundial da UNESCO, que inclui estruturas arquitetônicas barrocas, góticas e renascentistas. No entanto, isso é apenas parte de sua história cultural. A personalidade contemporânea de Graz, que lhe valeu as designações de Cidade do Design da UNESCO, Capital Europeia da Cultura e Capital Austríaca da Culinária, merece igualmente a atenção dos visitantes para a compreender como um todo.

O que explorar em Graz?

Graz pode não ser tão divinamente bela quanto Viena ou tão pitoresca quanto Salzburgo, mas tem seu próprio fascínio. A metrópole da província da Estíria é uma cidade urbana dinâmica com uma grande diversidade de cultura e arte.

Comece com a praça principal

A Hauptplatz, ou praça principal, é o coração pulsante da cidade. A Prefeitura é a estrutura mais marcante e elegante da praça principal. No entanto, as outras residências barrocas e Biedermeier na praça principal são igualmente atraentes. O conjunto de edifícios aqui parece ser altamente elegante e bem integrado. Os visitantes podem caminhar pela Herrengasse, a principal área comercial de Graz, começando na praça principal. Ao longo deste calçadão, existem inúmeros edifícios impressionantes.

Em seguida, explore a Montanha do Castelo de Schlossberg. Schlossberg se traduz em ‘castelo-montanha’. Está entre as atrações turísticas mais famosas de Graz, localizada perto da Cidade Velha, no centro da cidade. Originalmente uma fortificação, praticamente toda a construção antiga foi nivelada e a área foi transformada em um tranquilo parque público.

Vale a pena ver a Torre do Relógio, a Torre do Sino, o Anfiteatro Chinês, a Cisterna Turca e o Anfiteatro ao Ar Livre, que utiliza as caves originais da fortaleza. Ao longo das passarelas do parque, há uma variedade de cafés e restaurantes fantásticos, com belas paisagens da Cidade Velha a partir do topo das torres.

Não é uma nave espacial, apenas um museu de arte

Os residentes locais descrevem o Kunsthaus Graz como “o estrangeiro amável”, uma obra de arquitetura inovadora construída para comemorar o tempo da cidade como a “Capital da Cultura” europeia. O Kunsthaus é sem dúvida a estrutura mais revolucionária da cidade. É conhecido como um monumento urbano moderno e parece uma nave espacial para os espectadores.

O arquiteto pretendia que o projeto do Kunsthaus se destacasse do horizonte do telhado vermelho de Graz.

Muitas exposições globais são realizadas no Graz Kunsthaus. Como não há exposições constantes, a ida ao Kunsthaus é gratificante ou não, depende do tipo de arte que estão exibindo no momento e das preferências individuais dos visitantes.

Faltando um charme real? Visite Schloss Eggenberg. A maravilha arquitetônica do Eggenberg Palace fica nos arredores do centro da cidade. O príncipe Hans Ulrich von Eggenberg ordenou que o palácio principal em 1625 representasse o recém-estabelecido calendário gregoriano. Um simbolismo numérico foi usado para construir o projeto do castelo. O castelo tem exatamente 365 janelas na fachada, o que corresponde aos 365 dias do ano.

Ele corre ao lado do castelo medieval do século XIII, cercado por belos jardins com pavões andando livremente.

Existem várias galerias para visitar, incluindo um Lapidarium com uma das melhores coleções de pedras romanas da Áustria, uma coleção de moedas e a Alte Galleria, que exibe obras de arte do período medieval ao barroco tardio dentro do museu.

Uma torre do relógio que tem uma conexão com a cerveja

O Glockenspiel, originalmente erguido como uma promoção de cerveja, é um relógio que exibe diariamente as 11h, 15h e 18h. Quando o relógio atinge esses intervalos, um casal dançante faz piruetas de madeira. Três melodias distintas se alternam entre canções natalinas, canções folclóricas alpinas e sucessos atuais.

É uma bela vista para passear pela cidade, especialmente durante as férias. Vale a pena notar que a figura feminina está segurando uma toalha em vez de uma bebida; já foi proibido às mulheres beber em público.

Acomodações na cidade

O Hotel Wiesler

O lobby apresenta uma peça de madeira esfarrapada de Clemens Hollerer, um artista austríaco, uma peça de arte de quebra-cabeça de painel.

Os quartos são claros e arejados, com foco em uma decoração simples e inteligente, e alguns têm vista para o rio.

The Lend Hotel

O Lend Hotel é um hotel de arte de bom gosto no coração do bairro, perto da praça principal. Os quartos são elegantes e minimalistas, e cada parede do corredor é coberta por obras de arte que vão desde telas a estátuas e móveis.

O café da manhã é abundante e vai além do bufê normal, e o café e a área de jantar são mais do que apenas uma continuação do saguão.

Quando visitar?

Graz tem um clima que é uma mistura de alpino e mediterrâneo. A localização da cidade resulta em um clima com significativas flutuações sazonais de temperatura.

Os meses de abril a setembro são ideais para visitar Graz, pois têm temperaturas mais quentes, embora também sejam os mais chuvosos.

Graz é sem dúvida uma das cidades mais interessantes da Áustria. Turistas de todo o mundo são inspirados e maravilhados com a excepcionalmente adorável cidade antiga. A cidade é um vibrante centro cultural urbano que se assemelha a uma festa colorida de diversas influências e estilos arquitetônicos impressionantes. É um destino que deve estar no roteiro de viagem de fim de semana de todo mundo.