10 coisas incríveis para saber sobre Rainbow Mountain, Peru

Rainbow Mountain é uma maravilha natural incrível no Peru, e aqui estão algumas coisas que você pode não saber sobre isso.

caminhada na montanha do arco-íris, peru Shutterstock

Rainbow Mountain, localizada no Peru, é indiscutivelmente uma das atrações mais populares do país depois de Machu Picchu. É fácil entender por que essa montanha recebeu esse nome, mas isso não diminui a experiência incrível que é ver pessoalmente. Caminhadas desafiadoras até esta montanha aproximarão os turistas, e muitos têm dúvidas quando se trata de sua natureza incrivelmente colorida.

A montanha é colorida por minerais que podem ser encontrados nos sedimentos que compõem suas camadas rochosas, conferindo-lhe múltiplas tonalidades. Dependendo da hora do dia e da estação, essas cores podem parecer ligeiramente diferentes, dando a esta montanha uma aparência única e em constante mudança durante todo o ano. Aqui estão mais alguns fatos que os viajantes devem saber antes de visitar este incrível marco natural.

10/10 O que exatamente dá à Rainbow Mountain suas inúmeras cores?

Existem cinco cores principais que os visitantes percebem ao visitar a Rainbow Mountain: rosa, amarelo, turquesa, vermelho e marrom. Estes são contabilizados pelos vários minerais que refletem os mesmos matizes, incluindo argila vermelha, lama, areia, ferro, quartzo, arenito, compostos de filito, magnésio, enxofre e calcário. Juntos, esses minerais criam uma variedade de cores que podem ser vistas em camadas na montanha.

9/10 Rainbow Mountain realmente tem vários nomes

Embora Rainbow Mountain seja como essa montanha é mais conhecida, na verdade ela tem vários nomes. Como o Peru é um país multicultural com falantes de espanhol, quíchua e aimará, ele recebe nomes diferentes dependendo do idioma e da região. Alguns de seus nomes peruanos mais conhecidos são: la montaña de colors, la montaña arco, cerro colorado, la montaña de los 7 colores, Vinicunca e Winikunka.

8/10 Definitivamente não é quente no topo

Quando as pessoas pensam na América do Sul, normalmente associam seu clima a ser mais quente do que o da América do Norte ou de qualquer lugar ao norte do equador. No entanto, a Rainbow Mountain provou que isso certamente não é verdade para todas as regiões e, definitivamente, não em seu cume. Aqueles que caminham na Montanha Arco-Íris ficam frequentemente surpresos ao saber que é realmente muito frio no topo – caindo a temperaturas tão baixas quanto 30 graus (Fahrenheit).

7/10 O aquecimento global desempenhou um papel na descoberta das cores desta montanha

Embora a própria montanha faça parte da paisagem há séculos e séculos, suas cores do arco-íris não eram vistas até recentemente. Em 2012, neve e gelo derretidos desceram da montanha, revelando suas cores incríveis para a região ao redor. Isso a levou a se tornar a primeira montanha verdadeiramente ‘arco-íris’ do mundo, já que as cores em seu cume foram expostas depois de ficarem escondidas por tanto tempo.

6/10 Há uma quantidade surpreendente de vida selvagem no topo desta montanha

Quem percorre as trilhas para chegar ao cume desta montanha pode se surpreender ao ver sinais de vida selvagem no topo, além das típicas alpacas e lhamas. Junto com esses amigos peludos, os viajantes também podem encontrar gambás, raposas, huallatas, veados, perdizes, vizcachas, osqollos e condores.

5/10 O clima afetará as cores que aparecem

Assim como qualquer outra paisagem, o clima costuma afetar as cores que aparecem no topo da Rainbow Mountain. Certos minerais podem mudar de tonalidade dependendo se está chovendo ou nevando, ou se a luz é brilhante em um dia ou opaca devido às nuvens no dia seguinte. É por isso que a montanha sempre parece mudar de cor, mesmo que geralmente seja apenas uma ilusão criada pelo clima ou pela luz.

4/10 Falando sobre o clima, ele pode mudar com frequência e de repente

Sabe-se que o clima em altitudes tão altas como esta muda com frequência e muitas vezes sem aviso prévio. Isso significa que os caminhantes podem partir no que parece ser um dia perfeitamente ensolarado, enquanto uma tempestade pode ocorrer horas depois e vice-versa. Embora os viajantes possam ter uma ideia do clima ao visitar Rainbow Mountain, eles também devem estar sempre preparados para qualquer coisa.

3/10 A altitude pode causar alguns efeitos colaterais

Muitas pessoas não percebem que a altitude da Rainbow Mountain – 17.060 pés – pode causar sintomas de mal de altitude. Isso significa que aqueles que caminham até o topo, e mesmo aqueles que estão apenas visitando as comunidades ao redor, podem estar sujeitos a tonturas, náuseas e outros sintomas do mal da altitude. A melhor maneira de evitar isso é se aclimatar à altitude de forma adequada.

2/10 Andar a cavalo é uma opção na Rainbow Mountain

Para aqueles que estão preocupados em subir até o topo, ou fazer caminhadas, em tal altitude, há outra opção: cavalgar. Os visitantes têm a opção de pagar passeios a cavalo até o topo, o que pode valer a pena para quem prefere não ir a pé. Esta é uma opção popular para iniciantes e para aqueles que não estão acostumados com o terreno.

1/10 Rainbow Mountain é o lar de outras coisas

Embora seu cume colorido seja a principal razão pela qual a maioria das pessoas visita a Rainbow Mountain, ela abriga outras características naturais. Isso inclui fontes termais próximas, vilas locais que valem a pena conhecer e a geleira Ausangate. Tudo isso é digno de ser visto em uma viagem à Rainbow Mountain e pode facilmente se encaixar no itinerário de qualquer pessoa.