Pulando no metrô? Aqui estão 10 coisas que você deve saber antes de ir para o subsolo em Nova York.
Aqueles que não são da cidade de Nova York, sem dúvida, ficarão um pouco confusos com o metrô. Com um sistema aparentemente caótico de linhas que percorrem os túneis subterrâneos da cidade, é fácil se confundir ou não saber por onde entrar e sair do metrô. Jogue cartões de metrô e atrasos ferroviários e, de repente, o sistema de metrô de Nova York se torna completamente indutor de pânico.
A boa notícia é que existem maneiras fáceis de navegar no metrô, mas este não é o artigo. Esta é uma lista de coisas que os viajantes devem saber antes de navegar no metrô, a fim de orientá-los na tentativa de realmente usá-lo. Pronto, pronto, passe o MetroCard!
Contents
- 1 10/10 Familiarize-se com o mapa do metrô
- 2 9/10 Baixe todos os aplicativos do Subway
- 3 8/10 Coma antes de pular no metrô
- 4 7/10 Conheça seus MetroCards de antemão
- 5 6/10 Esteja preparado para ser ensanduichado
- 6 5/10 Não se deixe enganar por paradas locais e expressas
- 7 4/10 As plataformas ditam norte e sul
- 8 3/10 Certifique-se de que não há duplos ou triplos
- 9 2/10 Esteja preparado para fazer perguntas
- 10 1/10 Sério, cuidado com a lacuna
10/10 Familiarize-se com o mapa do metrô
O primeiro passo para entender o metrô é conhecer o metrô. Embora esses mapas estejam espalhados por todas as estações do metrô, ainda é importante se acostumar com eles antes de realmente usá-los. Para aqueles que sabem onde estão suas paradas e para onde vão, é fácil seguir as linhas individuais e determinar onde entrar e sair de antemão.
9/10 Baixe todos os aplicativos do Subway
E não, não queremos dizer metrô como na cadeia alimentar. O MTA tem um aplicativo feito sob medida especificamente para os usuários do metrô, que pode ser muito útil em qualquer lugar. Esta é uma ótima maneira de verificar horários e linhas e estar totalmente ciente se há um atraso inevitável ou mudança de faixa em uma delas.
8/10 Coma antes de pular no metrô
Embora muitas pessoas optem por comer no vagão do metrô, geralmente são nova-iorquinos experientes que (espero) não estão comendo nada muito bagunçado ou fedorento. Para os novatos, comer antes tira um pouco da pressão de encontrar comida enquanto anda nos trilhos, e não terá outros moradores olhando com nojo para a única pessoa que está comendo um bagel de cebola e pingando cream cheese no – provavelmente já sujo – assentos.
7/10 Conheça seus MetroCards de antemão
Existem várias opções para quem compra MetroCards, dependendo da frequência com que usará o metrô. As duas principais opções são os MetroCards que duram 30 dias e os que duram sete dias. Além disso, os viajantes podem optar pelos cartões pay-per-ride, que cobram uma taxa de $ 2,75 toda vez que são usados. A maioria das pessoas que visitam a cidade por uma semana opta pela opção de 7 dias, que permite viagens ilimitadas (o que é bom em caso de erro na parada do metrô).
6/10 Esteja preparado para ser ensanduichado
Existem alguns metrôs suburbanos notoriamente lotados, especialmente no início da manhã ou na hora do rush, quando todos estão saindo do trabalho. Durante a semana, os turistas devem aceitar que serão um com a multidão durante esses horários ou encontrar maneiras de se locomover (como pegar um metrô mais tarde, um táxi ou caminhar).
5/10 Não se deixe enganar por paradas locais e expressas
Uma coisa que muitas vezes engana os turistas são as paradas expressas e locais que os metrôs fazem. Embora estejam claramente marcados no mapa com símbolos em preto e branco, eles ainda conseguem enganar os novatos no metrô. Os pontos pretos representam estações ‘locais’, enquanto os pontos brancos representam estações ‘expressas’. Para quem precisa fazer uma parada específica, é importante saber quais linhas vão até lá.
4/10 As plataformas ditam norte e sul
Antes mesmo de entrar no metrô, os viajantes saberão se estão indo para o centro ou para o centro. Geralmente, as estações informam abaixo da placa se estão indo ou não para o centro ou para a parte alta da cidade. Assim, o passageiro terá uma noção se está indo para o norte ou para o sul (duas coisas bem diferentes quando se trata de se locomover pela cidade), o que ajuda na hora de saber onde se está, direcionalmente falando. Para encontrar o trem indo na direção oposta, normalmente, atravessar a rua até a entrada oposta do metrô funcionará.
3/10 Certifique-se de que não há duplos ou triplos
Não é incomum uma rua ter várias entradas ou saídas de metrô, especialmente se as linhas chegam e vão para o centro ou para a parte alta da cidade. É importante definir para qual estação de metrô você quer ir antes de ir para lá, porque isso pode significar a diferença entre terminar na linha certa ou ter que fazer baldeação várias vezes para voltar à linha certa.
2/10 Esteja preparado para fazer perguntas
É totalmente normal – e aceitável – fazer perguntas ao embarcar no metrô. Os locais conhecerão este sistema como a palma da mão e não é provável que seja a primeira vez que lhes perguntam. Não deveria haver vergonha em perguntar a alguém com experiência se um determinado metrô está indo para o local X, e pode ser super útil a longo prazo.
1/10 Sério, cuidado com a lacuna
Houve momentos em que as pessoas correram em pânico para o trem e caíram, ou ficaram presas no vão do metrô. Essas lacunas são necessárias, mas cair nelas não é. Mesmo que haja uma correria louca para entrar no metrô, é melhor perder a primeira do que correr para a plataforma sem perceber que há um perigo bem na frente da porta do metrô. Cuidado com o vão!