Chichen Itza surpreende os visitantes que viajam ao México para vê-lo, e aqui estão alguns fatos e curiosidades que você talvez não saiba sobre essa maravilha.
Um dos marcos mais conhecidos do mundo, Chichen Itza é um destino turístico altamente movimentado pela simples razão de ser verdadeiramente surpreendente. Os aficionados por história encontrarão uma alegria infinita em dissecar o passado histórico da notável cidade maia antiga, aqueles em busca de inspiração a encontrarão dentro das impressionantes estruturas de pedra, e todos os demais sairão com uma sensação de admiração que nunca terá paralelo.
Dada a sua presença no cenário mundial, grande parte da história de Chichen Itza é difundida, mas ainda há muito para os visitantes descobrirem sozinhos ou com um guia local. É improvável que algum dia conheçamos todos os segredos escondidos aqui, mas aqui estão dez fatos interessantes que você pode não ter ouvido.
Contents
- 1 10 É uma nova maravilha do mundo
- 2 9 A pirâmide que todos reconhecem se chama El Castillo
- 3 8 O Sol Cria Uma Serpente Na Escada El Castillo
- 4 7 Existe uma plataforma dedicada a Vênus
- 5 6 Uma das pirâmides menores se abre em uma caverna natural
- 6 5 Chichen Itza parece incrível
- 7 4 Chichen Itza foi descoberto em 514 DC
- 8 3 Existe uma Área para Esportes com Bola
- 9 2 A cidade contém um cenote deslumbrante
- 10 1 A estrutura mais antiga remonta ao século II
10 É uma nova maravilha do mundo
A partir de 2000, uma campanha de sete anos foi realizada para encontrar as mais novas Maravilhas do Mundo. A pesquisa de popularidade ofereceu 200 monumentos existentes para os eleitores escolherem e os vencedores foram anunciados em 7 de julho em Lisboa, Portugal. Chichen Itza fez a lista com facilidade.
Mais de 100 milhões de votos foram dados, mas o resultado não tem nenhuma posição oficial, embora muitos viajantes adiram à lista uma vez que seu desejo de viajar os levou a todas as Maravilhas do Mundo oficiais. Além de seu lugar nesta lista, Chichen Itza também foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988.
9 A pirâmide que todos reconhecem se chama El Castillo
A pirâmide de degraus que domina o centro de Chichen Itza é conhecida em espanhol como El Castillo, ou ‘O Castelo’ em inglês. Construído por volta do século 10, serviu como templo ao deus Kulkulkan; uma serpente emplumada intimamente relacionada aos deuses astecas.
Com impressionantes 30 metros de altura, cada lado da pirâmide contém 91 degraus, que quando somados à plataforma do templo criam 365 degraus, igual ao número de dias em um ano médio. Um fato adicional sobre essa estrutura, apenas para provar o quanto os arqueólogos são divertidos, é que sua designação oficial para El Castillo é ‘Estrutura Chichen Itza 5B18’.
8 O Sol Cria Uma Serpente Na Escada El Castillo
Ocorrendo duas vezes por ano, uma semana antes e depois dos equinócios de primavera e outono, o sol poente prega uma peça elaborada nos olhos dos visitantes treinados em El Castillo. A luz e a sombra lúdicas criam a aparência de uma cobra que desce lentamente a escada, contorcendo-se de forma realista até chegar à terra.
Milhares se reúnem para testemunhar esse fenômeno todos os anos e, embora seja impossível dizer se isso foi um efeito pretendido pelos criadores da pirâmide ou simplesmente um feliz acidente, realmente não importa quando você vê a alegria nos olhos de todos os presentes.
7 Existe uma plataforma dedicada a Vênus
Também conhecida como a Tumba de Chac Mool devido à descoberta de uma das famosas esculturas durante a escavação, a Grande Plataforma de Vênus é uma plataforma quadrada de 25 metros com criaturas míticas esculpidas exibindo as formas de águia, serpente, jaguar e combinações humanas.
Astrônomos devotos, os maias estudaram e rastrearam Vênus extensivamente aqui e consideraram o planeta um corpo celeste e um ponto de medição astronômico ideal. Grande parte do Calendário Maia foi elaborado aqui e o planejamento dos rituais foi feito sob a supervisão de Vênus.
6 Uma das pirâmides menores se abre em uma caverna natural
O Ossuário, também conhecido como Casa dos Ossos ou Túmulo do Sumo Sacerdote, é uma pirâmide em ruínas a sudoeste de El Castillo. Uma primeira olhada na estrutura revelará várias belas cabeças de serpente na base das escadas, mas uma investigação mais inquisitiva levantará a cortina para muito mais.
Colocada no topo da estrutura está a entrada para um poço quadrado que desce para uma caverna que já foi usada como câmara funerária. Sete túmulos descansam aqui, todos os quais viram restos humanos descobertos dentro. Um dos locais mais incríveis de Chichen Itza, é muito menos conhecido do que deveria ser.
5 Chichen Itza parece incrível
Existe uma teoria de que os antigos maias construíram suas pirâmides para atuar como enormes ressonadores em um esforço para produzir ecos evocativos e a teoria é apoiada pela ciência. Muitos dos locais em Chichen Itza são bem conhecidos pelos sons que podem ser criados lá dentro. Por exemplo, um único aplauso nas bordas da quadra pode produzir nove ecos no centro da quadra, enquanto um aplauso no ponto certo de El Castillo cria um eco que lembra o chilrear de uma serpente.
Tal como acontece com muitos dos incríveis efeitos colaterais dos desenhos das pirâmides, é impossível saber se essas ocorrências foram meticulosamente planejadas e projetadas ou apenas resultados coincidentes, mas de qualquer forma, as maravilhas sonoras de Chichen Itza são tão maravilhosas quanto as visuais.
4 Chichen Itza foi descoberto em 514 DC
Acredita-se que Chichen Itza foi descoberto em 514 DC pelo padre Lakin Chan. A história histórica da área afirma que serviu como centro cerimonial da civilização maia até aproximadamente 1000 dC, quando foi invadida pelo norte.
A partir daí, eclodiu uma guerra civil por volta de 1221 e evidências arqueológicas sugerem que muitas das estruturas sofreram danos de fogo ao longo deste período. Em 1531, os conquistadores espanhóis tentaram sem sucesso controlar Chichen Itza e na década de 1830 um explorador americano comprou as ruínas que hoje são propriedade federal.
3 Existe uma Área para Esportes com Bola
O Grande Ballcourt de Chichen Itza mede uns enormes 146 metros por 36 e é o maior de seu tipo na Mesoamérica. Foi construído em um estilo diferente da maioria das quadras da época, tornando-o interessante para historiadores e viajantes.
As paredes que marcam os limites do espaço apresentam entalhes que dão uma ideia dos jogos que aconteceram aqui. Uma imagem particularmente espetacular é uma cena que mostra duas equipes lutando, com um membro decapitando alguém da oposição.
2 A cidade contém um cenote deslumbrante
Cenotes são belos espaços subterrâneos contendo água cristalina, notáveis formações naturais e, na maioria das vezes, uma atmosfera de magia e maravilha. Chichen Itza, além das incríveis estruturas em sua superfície, abriga seu próprio cenote glorioso.
Perto da sinistra Plataforma das Caveiras, o Cenote Sagrado corta 35 metros na terra e é atado com trepadeiras emaranhadas e vegetação vibrante. Ruínas de um antigo banho de vapor ficam ao lado do cenote, um local que deve ser visitado enquanto explora esta delícia subterrânea.
1 A estrutura mais antiga remonta ao século II
Dada a ampla e complexa história de Chichen Itza, não é surpresa que muitas das estruturas sejam datadas de diferentes períodos do passado. Acredita-se que o mais antigo deles seja Akab-Dzib, que se acredita ter sido criado no século II.
O nome se traduz em ‘Escrita Obscura’ e refere-se à entrada no lado sul, onde um lintel representa um padre segurando um vaso gravado com hieróglifos que ainda não foram traduzidos com sucesso.