10 das pontes mais exclusivas do mundo que você precisa ver para acreditar

As pontes nem sempre são destinos turísticos, mas vale a pena visitar esses designs incrivelmente incomuns

10 das pontes mais exclusivas do mundo que voce precisa

As pontes conectam dois terrenos, mas com o projeto certo elas também podem conectar pessoas e culturas. Eles podem fornecer informações sobre os valores de uma comunidade e a criatividade de seus designers. As pontes não precisam apenas ser práticas; eles também podem ser artísticos. Eles podem ser estáticos ou móveis, mas seus projetos, se bem feitos, podem fluir de uma geração para a próxima e para a história da arquitetura.

Aqui estão dez das pontes mais exclusivas do mundo que você precisa ver para acreditar.

10/10 10. Ponte de Moisés, Holanda

A Ponte de Moisés faz jus ao seu nome, pois separa um pequeno fosso, assim como Moisés dividiu o Mar Vermelho. A ponte foi construída com este desenho particular para não perturbar a aparência do fosso com uma ponte volumosa. Em vez disso, a ponte foi construída abaixo da linha d’água com madeira impermeável. A ponte só é visível se você estiver olhando para ela – veja o fosso de longe e você nunca saberá que está lá.

Não se preocupe, este fosso em particular é controlado por uma represa, o que significa que inundações nunca são um problema.

9/10 9. Ponte Juscelino Kubitschek, Brasil

A Ponte Juscelino Kubitschek cruza o Lago Paranoá com seus três arcos de aço de 60 metros de altura. Parecendo um triplex de pernas de metal fluindo sobre a ponte e entrando e saindo da água, a ponte é uma estrutura que impressiona a todos que a atravessam. A ponte também é acessível para pedestres, pois é completa com uma passarela adequada para quem viaja a pé ou de bicicleta.

8/10 8. Ponte Banpo, Coreia do Sul

Mais do que apenas uma ponte, a Ponte Banpo em Seul também funciona como uma fonte incrivelmente bela de abril a outubro.

Com bombas de ambos os lados que movimentam mais de 200 toneladas de água por minuto, o espetáculo aquático criado pela ponte a transformou em um destino turístico. Além de ser simplesmente linda, a Ponte Banpo também é a fonte de ponte mais longa do mundo.

7/10 7. The Slauerhoffbrug, Holanda

A Slauerhoffbrug, também conhecida como “Ponte Levadiça Voadora”, não parece única quando tudo está no lugar, mas é fácil perceber que não é como qualquer outra ponte quando um barco se aproxima. A ponte, construída em estilo de dobradiça, literalmente levanta um pedaço da estrada no ar para permitir a passagem de pequenos barcos, completando uma façanha que parece desafiar qualquer explicação física.

Levantar o pedaço de estrada e colocá-lo de volta no lugar leva um total de três minutos, um processo que é feito dez vezes ao dia.

6/10 6. Ponte Chengyang, China

A Ponte Chengyang é tão prática quanto bonita. Construída como uma “ponte de vento e chuva”, a Chengyang Bridge incorpora cinco pavilhões conectados por passarelas cobertas para proteger os visitantes enquanto eles passam pelo rio Linxi abaixo. A ponte foi construída em 1912 e não usava pregos, incorporando apenas madeira conectada por encaixe que surpreendentemente resistiu aos elementos por mais de 100 anos.

Esta ponte é um exemplo de como as estruturas conectam não apenas a terra, mas também as pessoas ao passar entre duas aldeias do povo Dong.

5/10 5. Langkawi Sky Bridge, Malásia

A Langkawi Sky Bridge, suspensa sobre uma extensa floresta, foi construída pensando nos corajosos. Curvando-se em torno da montanha Machinchang, a ponte é a mais longa ponte curvada do mundo e se destaca como um fascinante empreendimento de engenharia. Com seu caminho curvo de 125 metros, serpenteando sobre as árvores abaixo, os pedestres que usam a ponte são recebidos por vistas constantemente variadas dos sublimes penhascos e vales ao redor e sob eles.

4/10 4. Khaju Bridge, Irã

Existem vários fatores que tornam a Khaju Bridge uma estrutura fascinante. Além de servir de ponte, é também açude (espécie de represa baixa) e local de reuniões públicas, reunindo pessoas sob a proteção de seus deslumbrantes azulejos e pinturas.

A ponte é também uma das mais antigas desta lista, tendo sido construída em 1650 sob o reinado do rei persa Shah Abbas II. Com mais de 350 anos, é realmente notável que a ponte ainda permaneça forte e bonita, conectando as pessoas umas às outras e sua história.

3/10 3. Gateshead Millennium Bridge, Inglaterra

A Gateshead Millennium Bridge, que se estende sobre o rio Tyne, é a primeira ponte basculante do mundo. A ponte foi projetada considerando que os barcos precisariam passar por baixo, mas os projetistas também queriam tornar a ponte facilmente acessível para pedestres e ciclistas que a usariam sem declives ou escadas íngremes. Essas considerações resultaram na Gateshead Millennium Bridge. Para abrir e fechar a ponte leva apenas quatro minutos e meio, o que significa que o fluxo de tráfego de pedestres é apenas um pouco prejudicado.

Com um design tão inacreditável, não é surpresa que a Inglaterra tenha incluído a ponte em um selo e uma moeda de uma libra para mostrar seu orgulho pela estrutura.

2/10 2. Ponte Henderson Waves, Cingapura

A ponte de pedestres mais alta de Cingapura, a Henderson Waves Bridge ondula bem acima da selva ao conectar o Telok Blangah Hill Park e o Mount Faber Park. Faz parte de uma trilha de caminhada mais longa que passa por três parques exuberantes, destacando-se como um elemento moderno na natureza verdejante que o cerca.

A ponte não é apenas um destino turístico comum, mas um local favorito dos habitantes locais devido aos seus muitos nichos relaxantes e belo design. À noite, os visitantes podem ver a ponte iluminada sob luzes LED, apresentando a estrutura em toda a sua glória.

1/10 1. Rolling Bridge do Heatherwick Studio, Inglaterra

Embora não seja necessariamente a ponte mais longa ou mais bonita desta lista, a Rolling Bridge do Heatherwick Studio é certamente a mais original. Quando esticada pela pequena entrada do Grand Union Canal, a ponte parece completamente normal. No entanto, quando precisa se mover, a ponte rola sobre si mesma até criar uma forma de octógono simétrico em um dos lados da entrada.

A ponte pode ser parada em qualquer ponto de sua ondulação, mas na maioria das vezes é deixada para completar sua espiral, dobrando-se como um rolo de metal na calçada.