10 fatos sobre a ponte de São Francisco que você definitivamente não sabia

Aqui estão fatos sobre a Golden Gate Bridge que a maioria das pessoas não conhece.

Ponte Golden Gate em San Francisco, Califórnia Shutterstock

Aninhado em uma península entre o Oceano Pacífico e a Baía de São Francisco, este centro comercial e cultural na região norte dos Estados Unidos é famoso por sua ponte Golden Gate. É uma ponte pênsil que se estende por toda a Golden Gate. Uma visita a San Francisco é incompleta sem caminhar por San Francisco e pela estrutura artificial internacionalmente reconhecida da Califórnia. Construída em 1917 pelo engenheiro Joseph Strauss, a Golden Gate Bridge se autopromoveu como uma das Maravilhas do Mundo contemporâneo. Aqui estão fatos sobre a ponte que a maioria das pessoas não conhece.

10/10 A construção da ponte foi proposta pela primeira vez em 1872

A Golden Gate Bridge foi projetada em 1917. No entanto, esta não foi a primeira vez que a ideia de construí-la foi proposta. Sua ideia de construção foi concebida em 1872 por Charles Crocker, três anos após a conclusão da Ferrovia Transcontinental, que pretendia ligar a rede ferroviária existente do leste dos Estados Unidos à costa. A ideia de Charles era projetar uma ponte que estendesse o Estreito de Golden Gate na entrada da Baía de São Francisco. Infelizmente, a maioria das pessoas ignorou sua ideia, e foi somente em 1919 que a maioria das pessoas começou a considerar sua visão.

9/10 A ponte substituiu um serviço de balsa

Antes da construção desta excelente ponte, a única maneira de as pessoas se conectarem entre São Francisco e o Condado de Marin era por barco ou balsa. O serviço de balsa começou no início da década de 1820, transportando passageiros, carros e muito mais por mais de dez décadas, até a construção da Ponte Dourada.

8/10 É uma ponte suspensa

A Golden Gate Bridge, com 2,7 quilômetros de extensão, é uma ponte suspensa que liga São Francisco ao Condado de Marin, na Califórnia. O engenheiro Strauss, o pioneiro desta majestosa ponte, tinha um conhecimento mínimo de pontes suspensas por cabo. Portanto, ele deixou a responsabilidade para os arquitetos profissionais. O trabalho excepcional conhecido hoje é o trabalho de Leon Moussaieff, que também é famoso por projetar a ponte de Manhattan em Nova York.

7/10 O primeiro projeto da ponte era diferente

O desenho atual desta majestosa ponte não é o desenho original. Isso se deve à rejeição do projeto inicial que o engenheiro-chefe Joseph Strauss havia apresentado em 1921. O projeto foi rotulado como “uma ratoeira de cabeça para baixo” por alguns dos que o rejeitaram. Embora o considerassem funcional, não exibia nenhuma elegância. Finalmente, Strauss trabalhou com outros engenheiros no projeto que desenhou o design final.

6/10 A ponte Golden Gate quebrou recordes

Golden Gate Bridge foi famosa como a ponte mais longa já construída. A ponte de 4.200 pés manteve esse recorde por mais de 25 anos. No entanto, o recorde foi quebrado pela Ponte Verrazzano, na cidade de Nova York. Hoje, a ponte Akashi Kaikyo detém o título, pois tem 3.911 metros (12.831 pés) de comprimento.

5/10 Uma rede de segurança instalada abaixo da ponte ajudou a salvar a vida dos trabalhadores durante sua construção

Em 1935, um grande terremoto causou um impacto desastroso no topo da torre sul inacabada da ponte. A torre se moveu 16 pés em cada direção. Havia trabalhadores no local que não tinham como acessar o lado negativo. Felizmente, a rede de segurança suspensa abaixo do fluxo da ponte salvou a vida desses trabalhadores. No entanto, apesar dessas medidas de segurança, mais onze trabalhadores morreram como resultado dessa tragédia.

4/10 A cor laranja era inicialmente um primer

Laranja não era a cor pretendida para esta magnífica ponte. A proposta de cor inicial da Marinha dos EUA era de faixas pretas e amarelas para aumentar a visibilidade dos navios que se aproximavam. No entanto, o aço que chegou em São Francisco foi pintado de vermelho queimado como primer, e o arquiteto responsável concluiu que a cor complementava o entorno natural da ponte. A cor também garantiu visibilidade e hoje é chamada de laranja internacional.

3/10 A ponte foi fechada três vezes

A Ponte Golden Gate não tem funcionado de forma consistente desde a sua inauguração em 1937. Por três vezes a ponte não funcionou. Uma das principais razões para o seu fechamento é o mau tempo. A outra vez foi uma construção em andamento. A ponte também foi fechada durante seu 50º aniversário. Em 1983, ventos de 75 mph sopraram contra o vento, fazendo com que a ponte ficasse fechada por três horas e 27 minutos. Além disso, personalidades de renome contribuíram para o fechamento da ponte. Um deles era o presidente Franklin D. Roosevelt.

2/10 O 50º aniversário da ponte foi desastroso

A Golden Gate Bridge celebrou seu 50º aniversário no domingo, maio de 1987. Nesse dia específico, as autoridades previram receber aproximadamente 50.000 pessoas. Surpreendentemente, cerca de 800.000 pessoas apareceram na ponte. O peso daquelas pessoas sobrecarregou a ponte fazendo com que o arco achatasse. Felizmente, a ponte foi construída para se mover 15 pés verticalmente e balançar 27 pés lateralmente.

1/10 Mais de um bilhão de pessoas usaram a ponte Golden Gate

Esta bela ponte é usada ativamente. E não é de surpreender que mais de um bilhão de pessoas tenham usado a ponte. Na verdade, o bilionésimo usuário o usou em fevereiro de 1985. O usuário foi gravado e até premiado com um capacete e uma caixa inteira de champanhe para comemorar a ocasião. Hoje, mais de 112.000 veículos usam a ponte todos os dias.